terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Árvore de Natal com 100 anos está a caminho de Moscou: Voz da Rússia

18.12.2012, 15:13, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Ano Novo, Festa, Moscou, Kremlin
RIA Novosti

A principal árvore de Natal da Rússia, oriunda de uma floresta dos arredores da capital russa, está a caminho de Moscou. O abeto tem 110 anos e uma altura superior a 30 metros. Hoje, o mais importante símbolo de Ano Novo foi embalado para uma viagem complicada, embora não muito longa. Na noite de 24 de dezembro, o abeto gigantesco irá decorar a Praça das Catedrais do Kremlin de Moscou.

Ainda este verão, era um abeto comum destinado ao corte. Mas depois foi decidido que seria a principal árvore de Natal do país, tradicionalmente instalada na praça do Kremlin. O corte da árvore foi acompanhado de canções e danças, conta o dirigente do serviço de imprensa da Agência Federal de Recursos Florestais, Vladimir Dmitriev:
"A administração distrital e regional organizou uma grande festa com a participação do Papai Noel e da sua neta Snegurotchka (uma personagem tradicional da cultura russa). O governador interino da região de Moscou, Andrei Vorobiov, falou da importância de proteger as florestas e a natureza em geral. Os inspetores florestais contaram sobre o cuidado com que este abeto foi criado e protegido durante muitos anos".
A árvore será transportada num comboio automóvel para Moscou, acompanhada de uma comitiva especial, diz o secretário de imprensa da Intendência Presidencial, Viktor Khrekov:
"Aproximadamente, às 10 horas de noite - tudo dependerá do trânsito - o cortejo entrará no Kremlin através da porta da Torre Spassakaia. O abeto será revistado - alguns ramos podem quebrar-se durante a viagem e devem ser fixados. A Praça das Catedrais (Sobornaia Plochad) é um local bastante ventoso e, por isso, a árvore será instalada num cilindro especial de concreto de muitas toneladas, de 1,5 metros de altura. Um grupo de 15 montadores irá enfeitá-la durante vários dias".
Em Moscou há uma boa tradição - crianças de internatos para órfãos participam sempre na ornamentação da árvore de Natal, que desta vez será muito especial, diz Viktor Khrekov:
"A particularidade deste ano consiste em que, pela primeira vez nos dirigimos a estilistas profissionais que levaram em consideração as tendências da chamada moda de Ano Novo. O abeto refletirá tonalidades da bandeira tricolor russa. Ao todo, terá 1,5 km de grinaldas, 4,5 mil lâmpadas e cerca de 3 mil bolas de Natal".
A tradição de enfeitar os abetos chegou à Rússia do Ocidente. As primeiras árvores de Natal apareceram nos tempos de Pedro, o Grande e eram enfeitadas com maçãs, nozes, flores de papel e, mais tarde, com velas substituídas por grinaldas com a chegada da eletricidade.
Em 26 de dezembro, terá lugar um espetáculo de Ano Novo nacional e presidencial, em que o papel principal será reservado a este abeto. Até ao fim deste ano e o início do próximo, o símbolo dos festejos irá decorar a principal e uma das mais antigas praças do país.

Sem comentários: