domingo, 16 de dezembro de 2012

A HISTÓRIA DA SENAMA - 10 December

Madrugada Amiga


Um abraço a todos e em especial a equipe da rádio que conduz este interessante programa. Chamo-me Bento Macuacua. Vivo na Matola e tenho 32 anos, casado e pai de 2 rapazes.
Tinha eu 19 anos quando esta história aconteceu. Na altura eu fui convidado a uma festa de aniversário em Maputo de um colega de turma do Instituto Industrial. Já que não tinha namorada na altura, acabei...
indo sozinho. Ao decorrer da festa acabei fixando a vista numa moca alta, elegante, dona de uma beleza que me deixou atordoado e com o coração a bater mais rápido. Dirigi-me a ela e pedi-lhe uma dança.

Durante a dança trocamos palavras de apresentação, nomes e etc. Veio outra música e continuamos a dançar. Ao fim da sexta música já nos sentíamos a vontade, de modo que fomos juntos a mesa, servimo-nos e acabamos sentados num sofá colocado na varanda da sala.
A partir dai, tive a sensação de que algo estava para acontecer entre nos. "Quimicamente" estávamos conectados. Para mim era amor a primeira vista. Com ela acontecida uma sensação semelhante, dai ao primeiro beijo, bastou uma balada romântica de Leandro.

Ao longo da festa a troca de beijos, os sorrisos e risos, olhares apaixonados, a dança e a conversa foram sucessivamente acontecendo ate k chegou a hora de nos irmos embora. Acompanhei a moca a casa, no Chamanculo e marcamos novo encontro para dias depois. O namoro ia de vento em popa.

Lembro-me que os meus pais acharam-me mais alegre e os meus colegas diziam-me k andava na lua (era tão evidente o meu deslumbramento) que eu não conseguia conter-me. Numa tarde de sábado, estávamos de novo na casa onde nos conhecemos. De repente, comecei a sentir uma dor estranha de cabeça, acompanhada de arrepios por todo o corpo. Abruptamente despedimo-nos do meu amigo e colega de escola e fomos embora. Meia hora depois já me sentia bem mas não achava explicação para o sucedido. Nesse mesmo dia contei a minha mãe o que tinha acontecido. No dia seguinte ela pediu-me para que convidasse a moça para um lanche em casa. E assim foi. Houve momentos em que ficaram só elas a conversar. Aí a minha mãe foi levando a conversa no sentido que lhe convinha: Investigar mais e melhor as origens familiares da moça. Não e que ao perguntar-lhe quem era o seu pai ela disse-lhe o mesmo nome do meu pai e que vivia com um padrasto. Indo mais a fundo ela acabou confessando que não conhecia o seu pai, pois a mãe evitava falar dele e disse-lhe que desconhecia o paradeiro dele.

A noite, a minha conversar, seriamente, com o meu pai. E ele acabou confessando k de facto teve um caso pouco antes de se envolver com a minha mãe. Na altura não lhe falou com medo de perde-la. No dia seguinte a minha mãe foi a casa da moca (indicada por mim) onde teve também uma conversa franca e aberta com a mãe dela.

Ao fim de uma hora acabou chegando a conclusão de que de facto a minha namorada era minha irmã. O meu pai era o pai dela. Foi um tremendo choque para todos. Cheguei a ter vontade de desaparecer de casa pois não conseguia encarar o meu pai e ele nunca mais voltou a ser o mesmo para mim.

A relação com a moça sofreu um abalo tremendo difícil de superar. Nos amamos como namorados e ate ao momento em que ficamos a saber que somos irmãos, muita coisa aconteceu. Felizmente não tivemos relações sexuais, embora tenha havido algumas ocasiões para tal, mas na hora H, até parece que algo acontecia a contrariar.

Agora eu quero conviver com ela como minha irmã e sinto k ela também quer, mas este caso abalou as duas famílias de tal forma k ninguém quer dar o primeiro passo para a aproximação. Haverá alguma solução?
See more
See translation
26Like · ·
  • 40 people like this.
  • Sämü Cössä É uma historia estremamente triste.
    A unica soluçao pra isso é tentar esquecer com muita calma e pense que deus é que colocou a sua irmã no teu caminho apesar de que foi duma maneira dificil amigo tenha muita calma e fé que isso um dia passa e poderás conviver bem cm a sua irmã__de Moamba
    See Translation
  • Édel Munguambe Bom dia, caso xtranho para comentar ainda ha tempo falamux! See Translation
  • Eduardo Jorge Fernando Esta historia e triste para todos e tambem dela pode-se concluir que segredos em excessos trazem consequencias graves,agora o importante e perdoar o teu pai tal como fez a tua mãe,sei que não é facil mas tenta superar e comece uma bela amizade com tua irmã e conviva com ela,peça ao teu pai para fazer a apresentação da sua irmã a familia e aos demais.See Translation
  • Eusebio Março A isso o q m parece n eh Historia mas apenas estoria.
    Contudo, meu qrido nem vc, ela agora tua irma, vossos pais sao culpados porq a forma d resolver 1 assunto n eh uniforme mas sim o resultado o eh.
    O q agora dev entender eh q tev soluxao a vossa relaxao.
    See Translation
  • Samito Casimiro Mucavel Que conscidencia!!!????
    Nao ha outra solucao a nao ser parar com o namoro...mas o amor de irmaos deve continuar e peca a ela para ser tua madrinha de casamento.
    Nao deves odear teu pai por isso porque sao historias que acontecem na vida.
    See Translation
  • Mario Sidonio Sidonio Bento o mal ja aconteceu mesmo guardando magoas nada vai alterar a moca é sua irmã. e irma é irmã, mesmo se fosse filha da sua madrasta teria obrigacao moral de esquecer a relacao. amorosa e comecar a nova de irmandade. neste instante existem mtos homens que tem filhos fora das suas relacoes conjugais e que tem medo de enfrentar as suas esposas sem imaginarem as provaveis consequencias que poderao advir. Homem é preferivel tua mulher zangar consigo ou mesmo divorciar se de si do k criar condicoes para um dia seus filhos. partilharem a mesma cama, vamos mudar de atitude " ANDAR FORA É MTO ARRISCADO "See Translation
  • Amisse Abdula Cassamo Ha sim uma soluxao,nem voce nem ele tem culpa,axo q a familia devia xkecer a xtoria e unir-vosSee Translation
  • Maldy Nhalure O seu pai é culpado por ixo,assim como a mae dela. eles é k poderao vos unir pk essa é uma realidad, sao ir
    maos e p sempre serao. parece me k ja casou com outra,tenta aproximmar a sua irma da cunhada.
    See Translation
  • Oscar Andre Nhatchigule Afinal qd comecaram a namorar nao se fizeram as perguntas de costume? Do tipo: qual e' o teu apelido e por ai em diante? Assim terias descoberto mais uma filha do teu pai na " DIASPORA" e nao esse enredo todo......See Translation
  • Frederico Amisse Vicente Mualimo bm dia meu irmao, solucao pra o teu caso enxiste. Tu cnkistat ela pra ser tua namorada apaixonaram s e foi na paixao k dscobriram k sao irmaos, nao t xkexa k cnvidast ela pra danxar e dest o primeiro psso pra cnhecer ela. Mano pk do msmo geito nao pdes voltar a cnkista la Cmo irma? Kem deve dar o sgundo psso es tu nao e seu pai, a solucao xta cntigo. Boa sort See Translation
  • Larckeiz Malacanha oi, cmu vai ?

    Realmente eh uma situacao extremamente delicada, sempre k ha casos do tipo se descobri o parentesco antes do envolvimento sexual, isso deve ser pk deus k eh sabedor de tudo nao permite k isso acontessa......
    Nao se pode fugir a realidade pois dela dependemos p viver em paz, se a vontade vossa eh levar uma vida de irmaos k o fassam mas, uma coisa digo, muito cuidado cm ela pois eh por tds sabido k a mulher eh mais censivel, logo, todo cuidado eh poco....

    ''forca e vos desejo mt felicidade''
    See Translation
  • Telma Eernesto Coelho Malua Bom dia,claro que a uma soluxao,sejas tu a dar o primeiro paxo,vai ter cm ela convercen veras k tudo isso é xo um medo bobo,k nao vos leva a lado nenhum so vos afasta,,,compre uma capulana oferexa-a diz que quem ta ai ñ é aquele cara da festa mas sim um irmao que sente falta da irmã da compania do convivio entre irmaos,e faxa ela entender k a culpa nao é voxa e nem dox voxox pais as coizas akontexerao.bjs e forxa aiSee Translation
  • Jane Junior ora viva gente boa, renovados votos d uma linda manha.
    No k tange a saida que e o dsejo d uma vida d irmaos dou bue muita força. E mais um cnselho pa os pais assm k verem k os filhs ja tao numa fase igual e muito important eles serem mais amigos k outra coisa pa evitar casos do genero.
    Lamento certos cmentarios, sao absurdos. Akel abraço: wa gaya nhembane.
    See Translation
  • Dembo Sampanha Micha Oi Bento Macuacua, tu nao es culpado, nem a tua irma...esquece...tudo foi feito para acontecer connosco...perdoe o teu pai por nao ter informado a familia que antes se envolvera ocasionalmente com alguem. procure se conformar com esta realidade e ainda bem que nao foram ate a uma relacao incestuosa...fique bem atento que a verdadeira amada aparecera logo...Recorde-se que existe amor e fascinio...See Translation
  • Baltazar Sangoma Bom dia,tarde ou noi te. Obrigado por mais uma exprexao d coraxao. Sendo directo e curto, no final da sua xtoria tu ja expoe uma soluxao (vcs os 2 querem tal aproximaxao) entao vei enfrente deixe o orgulho de lado, ela é mulher é natureza dela que lhe faz ficar a espera da sua iniciativa. Meu irmao "familía em primeiro lugar".See Translation
  • Josefo Poruro Kero enaltcer as qualdads do jovem.a coragem k teve em abrir o jogo a xua mae,no moment em k conheceu a xua namorada..Axo k deve existir dialog nas familiax.A Mae é sem duvidax 5 xtrelax. para este caso é so perdoar o pai e ox dois separam se. See Translation
  • Stelio Guambe Oi, bom dia a todos amigos da M.A. em xpecial pa o Bento.
    Olha, a sua historia e mto delicada, + ja aconteceu e o k tens a fzer e levantar a cabexa e reconkistar a moxa desta vez cmo sua irma e n pa relexoes amorosas. N xperes dos teus pais. Boa sorte...
    See Translation
  • Joao Bosco H. Luis Oi Bento, eu não vejo algo triste quanto à sua história, apenas há pingos de vergonha entre vocês e vossos ascendentes e, ainda entre vocês em particular, cada um sente um peso anormal da sua lingua para soltar o novo vocábulo que exprime o parentesco-"minha/eu irmã/o", uma vez que tinham alimentado o termo "meu amor". Na minha opinião os dois não têm culpa, mesmo se rolasse a cena e ainda seria melhor porque a riqueza cairia na mesma casa, o que se verifica na sociedade Idiana.
    Bom, uma vez que já estás com outra e ainda é mãe dos seus filhos, em relação à sua irmã, seja como Camaleão que adapta facilmente com as cores. A chance de como se aproximar é através do diálogo entre vocês e vossos parentes. Esquece o passado e não condene teu pai, ao andar do tempo vais perceber o erro do teu pai e, por que não divulgara a existência duma herdeira.
    Boa sorte ai.
  • Simao Chauque Eu acho k deus já queria a muito unir as duas familias e viu como sendo uma e unica forma de o irmao se apaixonar com a irmã dái k nao permitiu o envolvimento sexual .dou força ao jovem reconquistar a como irmã eles servirao d liçao pra o pais.See Translation
  • Herminio Raul Raul Oy pessoal!!
    Para mim axo k nunca é tarde para reaver uma familiaridade melhor axim k descobriram tão cedo, imaginem se ixo tivesse acontecido longe dos voxos pais d tipo comessarem a namorar e até envolverem-se sexualment e por lapso uma gravidez cmo haviam d encarar os pais? Max axim k nada acnteceu dext tipo, trokem do relacionamento d namorados para irmaos. Lamento tanto akel nosso amigo k comentou dzendo "cntinue cm ela como namorados" ha k respeitar a familiaridade. AKEL ABRAÇO
    See Translation
  • Pedro Domingo Manuel Se nao se envolveram rexualmente, nada d mal. Encare ela como irma e siga em frente pois o passado, nada resolve. Sou d opniao k arrume otra, conte lhe a sit. E ela te apoiara bxtante.See Translation
  • Tomas Chongo Chongo Bom dia MA,kuando conhecemos alguem temos k primeiro perguntar o nome completo de ambos.mas digo e' muito triste.Boa sorte e muita forxa.See Translation
  • Eugenio Alberto Muianga Meu mano tem razão si existe algo estranho numa nao si descobre por dia só.See Translation
  • Eugenio Alberto Muianga Meu mano tem razão si existe algo estranho numa nao si descobre por dia só. Muita força vai dar certoSee Translation
  • Fabiao Sitoe O q mais admiro e q o hmen pssui uma capacidade racional mais a vancad em relacao as mulheres. cnvida a ela p sua, e pessa a sua mulhere pra ser mais cortex e radiante e ser mais amga dela e voce tmbem faca o mesmo de mdo q ela sinta-se a vntade e entnd-seSee Translation
  • Lourenco Joao Ndugo Meu irmao, isso aconteceu tambem cmigo, mas pa mim foi minha prima, acabei namorando ela, qndo os kotas nos falaram qu eramos primos, nao tivemos outra saida s ñ nos separarmos cmo namorado. Mas, agora nos tratamos cmo primo e ta tdo bm, somos optimos primos. Forca ai meu mano que tdo vai dar certo!See Translation
  • Raahju Rage Eish!!! parece cena de filme!
    Solução sempre existe,por mais que pareça impossivel.
    Nada melhor que uma conversa franca e aberta para dar o primeiro passo.
    Segundo os meus calculos já passam cerca de 13 anos que esta historia aconteceu,tempo mais do que suficiente para se poder virar a pagina.
    Boa sorte e sucessos!
    See Translation
  • Raahju Rage Hey mas DEUS escreve certo por linhas tortas mesmo.Nunca duvidem dele,ele é o MAIOR.See Translation
  • João Manuel Poxa mano é muito complicado mais voce nao é o culpado.da o 1 passo e conversa com ela. See Translation
  • Amadeu Chico Dificil mais nao impossivel quando repetimos muitas vezes uma coisa ganhamos o habito se for boa.se for ma ganhamos o vicio.tbem é verdad k du passadu buska se o conhecimento du presente a realidad.u futuro simples desejo.cda faz a sua part esforxando uk aknteceu é passadu td adi dar certo n ha nenhum blema é tua irma k lindo .See Translation
  • Paulino Tholle Ora viva comparsas. Bom, essa historia xta entre a comedia e a tragedia. Pelos k eu li deu pra preceber e consentir oqexe casal de "NAMORADOS" paxou e oki hoje exe casal de "IRMAOS" sta trilhar. Claro q qualquer 1 seria propenso a 1 trauma psicologica e se calhar sem audácia de abrir exta pagina pra o outrem. No caso deste amigo, pela coragem e paciencia que teve de se abrir, ja é 1 passo pra a solucao. See Translation
  • Juliao Salomao Matavel meu irmao pra mi e um choke mais si neste caso dessa amplizade primero pergunta o nome e apelido si acontece qui o apelido mesmo entao pergunta ela da familia.
  • Elvino Pascoal Meu irmao apartir d hoje vives c a moca como tua irma, o deus vos juntou desta fomal vais ficar feliz com forca joven coisas da vida
  • Benio Tramo Chume Bom dia jovem foste heroi pork nao quis fazer relacoes sexuais no mesmo dia ate k apresentou aos seus pais a miudo mas os voces pais devem chamar vos conselhar para a vossa familiaridade nao acabe devem se proximar um aos outros nao ter medo da sua irma pork lhe conkistou ja passou diga a ela vir em casa.See Translation
  • Dexy Rodgie Forxa ai mano tax superando pouco aox poucoxSee Translation
  • Elvino Pascoal Benio tramo chume estou d acordo c sigo
  • Nelson Eugenio Suriar Bonde Saudaxoes! Eu penso que ah soluxao sim, e oo protagonista da soluxao deve ser teu pai com o seu forte apoio. Conversa com ele acerca disso k voce xta interexado em unir as ambas parte da familia, de certeza k ele nau vai negar. Se calhar ele nao disse na maior inocencia! A minha xamada de atencao vai para akeles que gostam de manter relaxoes sexuais com pessoas sem saber kem a pessoa eh e se ah grau de familiaridade. Penso com essa historia as pessoas que sofrem de concupiscencia (apitite sexual) descontrocado, possa tirar uma lixaO.See Translation
  • Hilário Do Rosário Trinta É provavel k tambm teu pai ñ xaib. Exixtem akelex pai k andou c alkem e foi xem ter em cont. K lá deixo algo. Vao pedr exame de xangue. Ou fale cm teu pai xe ñ tr boas rexpoxtax dixa.See Translation
  • Paulo Marcelino Melembe B.dia. A minha ínfema analise qer sustentar o seu contributo apoiando se na genetica. Ta evident q genes d mesmos progenitores nao podem cruzar ou se ao contrario os descendentes serao fenotipicamente e genotipicamente defeituoso. Na obstante,singindo ao pertinent tema,opino em um dialogo d ambos primeiro e posterior intervencao dos outrem. Tal como nos chamou a partilhar a mesma ideia(q foi o mas dificil),pd muito bem faze lo com ela. Sucessos mano e forca.See Translation
  • Abel Zandamela Estamx abituadox a ver xtas Historias nax novelas.

    Bento axo eu k existe soluxäo.tenha fé e coragem e vai ter cm a moxa tua irmä converxem e väo se entendr.
    Goxtaria d saber comu xta a relaxäo entre tu bento e teu pai?
    Ele teve culpa por ter traido tua mäe,+ele ñ teve a coragem d contar por medo d perdr a ela pk lhe amava.
    Bento tenx k entendr teu pai,ele é homem teve um dislize e merece 2' chance.
    Forxa irmäo.
    See Translation
  • Amisse Abdula Cassamo Frederico este caso nao é tao leve axim,envolve um conjunto d familiares,por mim nem ele nem ela ninguem tem culpa,muit menx o pai
    nem a mae,pk ninguem contava k ixo,entao se ninguem tem culpa logo
    todox dvem e podem resolver o caso sem grandx dificuldadx
    See Translation
  • Amisse Abdula Cassamo Satar seja educado e e mas idoneo ya.pork falas d palavras xkandalosa sem receio nao fika bem ya.dxculp se te ofendiSee Translation
  • Domingos Dickson Branco Júnior São coisas da vida,deus xkreve certo por linhas tortas e cabe a nós fazr algumas emendas, akocelho a kebrarem a barreira imposta pelo dxtinu k ta entre vós,convida ela pa um almoço o rxto so tmpo pra dcidr,força aý man See Translation
  • Mirole Leocadia Isabel Abraao ainda bem k o pior nao aconteceu aproxime se dela aos poucos e veras que tudo vai ficar bem. See Translation
  • Etelvina Isabel Pontavida xiii... Nunca ouvi uma storia igual. Mas forxa ai.See Translation
  • Fitó Jorge realmente uma historia muito triste,acho que oque podes fazr meu irmao melhor tentar exquecer a moca veja ela com irma muita forca ai.See Translation
  • Castro Alves boa tarde pessoal de facto essa situacao é dificil mas tem solucao, sendo ela tua irma nao tens como se fugir dela de uma forma ou de outra vao se encontrar o melhor é encarrar ela agora, conversarem mto bem e xkecerem o k houve em vos pois vcs nao tem culpa.See Translation
  • Aguinaldo Matsinhe Pois é! a vida é uma sequencia de consequências e experiencia em toda sua vivencia.See Translation
  • Douglas Iglesio Tivane Mas isso é uma História ou uma Estória,
    Bento Macuacua esse caso é muito complicado para mim, só me põe à rir dpois de tudo que acnteceu...
    See Translation
  • Cremildo A. Zunguze Olha Bento, sempre k fores ter com tua irma vais com uma namorada, isso deixarä t forte.
    Dzer k nao dves em vez alguma pensar em desistr da vida.
    A biblia explca k vivems em "temps criticos, dificeis d manejar". 2Timoteo 3:1; Eclesiastes 7:7 podem consolar-t.
    See Translation
  • Rabuquene Júlio Ámino Bem, companheiro a tua historia embora seja peculiar, eu aconselho-te a dares o 1passo em frente procure a tua irmã, esqueça as rivalidadx familiares, pois vo6s não são culpados o amor do teu pai pela tua mãe é k tirou a força dele em falar a verdade.See Translation
  • Amisse Abdula Cassamo Jorge xkecer kmu amiga ou dama é poxivel e kmu irmã kmu xkecer?See Translation
  • Antonio Pululo Olha Bento � Dificil Desistir De Um Sonho Mas Tu Pods Decidir O Melhor Pa T�. Ixo Foi Obra D Dstino So Pa Pder Se Encntrar Km Sua Irma. Entao precisa D Kebrar Ext Sentimento D Namrados Entao Da A Ela Um Carinho Cmo Irmao Nao Dsita Dela. Forca.See Translation
  • Eufrasio Macajo Coisas do mundo, ha pais k fazem sexo cm a sua propria filha, flzmente irmao nao usaste tua irma. Nao cndene teu pai e eskeca o sucedido e ela tambem, aceitem se como irmaos e nao tenha medo d perder uma mulher, nste caso mulher "tua irma".See Translation
  • Artur Augusto acidente acontece. O certo é ox mais velhox devem fazer o poxivel d se aproximar como irmaox See Translation
  • Secinio Fernando seja forte meu irmao nao desista vai atras da sua irma e seja feliz com ela isso so foi destino e sorteSee Translation
  • José Vilas Bento Macuacua, é um assunto triste.
    mas nao adianta estar em panico com vc.
    ergue a cabexa e toca a andar.
    perdeste uma paixao, mas ganhaste uma irma.
    tdo foi obra divina e nao xkexa do ditado k diz "HA UM BEM K VEM DO MAL".
    De a sua irma o carinho k ela merece, verás k tdo dará certo.
    TENHA FÉ K NA HORA IDEAL A FELICIDADE XEGA PAH AMBOS OS DOIS.
    TENHA ATETUDE HOMEM. . . .
    See Translation
  • Ali Ernesto Manuel ALGO SIMILAR, QUANDO ME ACONTECEU, FIQUEI IRRITADO COM MEU PAI POR ELE TER OCULTADO A VERDADE. UM ANCIÃO DA ZONA ACONSELHOU-ME A NÃO CONTER O ÓDIO E DISSE: O PROBLEMA NÃO SE DESENVOLVE, MAS RESOLVE-SE. O QUE ACONTECEU, TINHA QUE ACONTECER. PORTANTO, DOLOROSO QUE SEJA, DURADOURO QUE FOR, CONFORME-SE QUE SÃO DO MESMO SANGUE PATERNO E CONVIVA O MOMENTO DA REVELAÇÃO.See Translation
  • Abacar Franca Franca Olha como homem tu tens ter coragem, proure conversar com a tua irma e esclareca tudo , tnho a crteza que ela vai entender...See Translation
  • Kiki Rungo ya e uma historia delicada nem mas como home ergue a cabeca e convive com a ela.See Translation
  • Lopes Mavuque Esta historia e' realmente muito delicada: eu gostaria de saber em primeiro lugar se o padrasto dela a tem como ENTEADA ou como FILHA... se a tem como FILHA tenha muito, muito, muito cuidado para não criar mais problemas, se a tem como ENTEADA haverá solução, sim, (1) já e' bom que você QUEIRA conviver com ela como IRMÃOS isso mostra o conformismo. (2) Mahatma Gandhi disse uma vez, ''Você tem que ser a paz que deseja ver no mundo'' você não tem culpa de nada que aconteceu, nem ela; entao, se as famílias nao dão o ponta pé de saída, seja o protagonista deste ponta pé de saída, apela pela ajuda da tua mãe, teu pai... e joga para frente. Força.See Translation
  • Manuelito Nhazilo opha! fazer o ke mano infelismente essas coisas ainda acontecem na nossa sociedade. eu penso ainda bem que nao xegarm a ter relacoes sexuais eu penso k eh dificil mas tem k encarar afinal d contas sao irmaoSee Translation
  • Ilda Lourenço k storia complicada ,ate dá um arrepio ,mas é próprio das familias africanas , muitas mulheres nao gostam de contar a verdade para os filhos e acabam prejudicando-osSee Translation
  • Odete Zuvane Voces nao sao culpados pela negligencia dos vossos pais que preferiram deixar em sigilo!eu acho que voces nao devem se envergonhar por isso mesmo que tivessem se relacionado sexualmente!convrsem,tornem aquela situacao uma diversao e tudo ficara bem!tiveste a iniciativa d deixar ficar a historia podes mto bem procura-la e cnversarem!See Translation
  • Ribeiro Torres isso acontece em todo mundo nao so africa,eu pessoalmente ja ouvi o mesmo no Brasil...See Translation
  • Gabriel Gacol essas historias acontecem em todo mundo, bem que descobriram tudo muito cedo e ninguem teve culpaSee Translation
  • Paulino Amilcar Valoi Sim há solução para esse problema.é so deixarem atras o que aconteceu com convosco,e tenterem olharem para frente para se poder se ultrapassar esse problema.See Translation
  • Casimiro L. Purira A solução ter com ela, comverssar comessando sobre a vida depois d vosso pai ter saido, e ai em diante. Acredito que os 1os minutx serão difíceis, mas dpx seguir-se-ao momentos soridntos e k tudo cairá em brincadeiras. E conidar p passar dia com a sua mae.See Translation
  • Flory Malay voxex nao xao culpadox do sucedido, mas sim o voxo pai k escndeu exa verdade. Meu irmao seja tu a darx o primeiro paxo diante da tua irma e ela vai aceitar te cmo irmao. O paxado eh algo d penxamento e o presente algo d coraxao. Abre x cm ela e vivam flzx cmo irmaox. Abraxo. See Translation
  • Francisco Manafo Nhabomba A sua historia faz nos refletir melhor nos passos a darmos antes de conquistarmo-nos. Atualmente os jovens nao procuram conhecer a moça:nome completo, um breve historial dela porque se o Bento tivesse o feito acredito que o teria descoberto antes d se envolverem. Gostaria d saber se têm se comunicado telefonicamente ou nao?See Translation
  • Francisco Manafo Nhabomba A sua historia faz nos refletir melhor nos passos a darmos antes de conquistarmo-nos. Atualmente os jovens nao procuram conhecer a moça:nome completo, um breve historial dela porque se o Bento tivesse o feito acredito que o teria descoberto antes d se envolverem. Gostaria d saber se têm se comunicado telefonicamente ou nao?See Translation
  • Jeremias Dirizane Ohphaaa...mas ñ se desanime bradas.pork ñ es culpado por isso....
  • Ernesto Venâncio Por mim, melhor se aproximarem pra fortificar os laços de familiardade deixando pra trás o k sucedeu.
  • Ernesto Venâncio Por mim, melhor se aproximarem pra fortificar os laços de familiardade deixando pra trás o k sucedeu.
  • Ernesto Venâncio Por mim, melhor se aproximarem pra fortificar os laços de familiardade deixando pra trás o k sucedeu.
  • Stenio Semente Bom, é so uma kextao de tempo, num futuro breve ou longo vao ter uma relaxao familiar normal. E xpero k haja iniciativa da tua parte como homem. ForxaSee Translation
  • Jaime Changule A historia e' interesante esta a servir d exemplo para toda sociedade, sobretudo aos pais cm filhos fora d relacao enao revelam a ninguem. Sobre o caso gostaria d saber se o vosso pai ainda ta vivo pk e' grande xave p uniao.See Translation
  • Julio Eucarestia a sua historia tem acontecido muito e na maioria com fins mais dificies, Bento tome coragem e seja o pioneiro a dar o passo d aproximacao com a sua irma. eu tu e ela somos filhos nao podemos viver em lamentacoes por causa dos erros dos nossos pais mas, devemos no maximo procurar usar o mesmo espelho do nosso pai e nunca ser o reflexo dele. abrace a sua irma e leve-a consigo como a sua melhor amiga-madrinha. sociedad mudemos a nossa consciencia, stop andar foraSee Translation
  • Macringa Carvalho Olha mano o pior nao aconteceu assim cmo km sabe o vces sentia nao era um sentimento de irmao pr isso depende muito de vces sao maiores de 18anos e cada um com a sua vida pr isso eskeçam o k aconteceu a vida e pra frente o amor k vces sentiam um por outroSee Translation
  • Macringa Carvalho Pode continuar mas se amando cmo irmaos k nao é nada ruim alguem amar sua irma nao deixem k isso separe a vça amizadeSee Translation
  • Chanalde Andrade pronto,aconteceu + foi bom a sua mae ter a conversa com a moca,razao pelo kual os mais velho antes d terem um caso serio fazem busca d informacao pra dpois decidirem se dá ou nao. E nós jovens n devemos deixar esse pormenor importante,imaginemos k os 2 corressem em manter relacoes sexuais? Seria mais pesado para os 2.See Translation
  • Aparicio Nhacole Nhacole Tu tens muita sorte meu irmao, isto pk as circunstancias criaram um compasso d espera, nao foram para além dos beijos.See Translation
  • Aparicio Nhacole Nhacole A sua historia enquadra-se muito bem num ditado popular que diz: DIGA ME O NOME DE QUEM TU ANDAS E EU DIREI QUE ELE É. Antes d tudo valapena se conhecer melhor, com o fito d evitares questoes do genero. Creio k vces tem uma base para serem amigos. ForçaSee Translation
  • Aparicio Nhacole Nhacole Fico um legado para nós os juvens, acredito k vamos ver a pertinencia d nao corrermos com as coisas tao complexas, k nem se apaixonar e amar. Vale apena esperar.See Translation
  • Mamudo Carlos Mamudo Carlos O seu pai é a pessoa mais apropriada pra vos juntar uma vez pra sempre. Bastar ele vos reunir e dizer o seguinte: ''VOCES SAO IRMAOS, ME DISCULPEM MEUS FILHOS EU PIZEI NA BOLA MAS A VIDA CONTINUA''. O resto deixa, o tempo é remédio.See Translation
  • Euclides Joaquim Buce Sabino Amigos do fb uma saudacao p voces, no tocant ao assunto em distake fica muito dificil a tomada d uma decisao seja d continuar assim como d separacao devido aos bons episodio k passaram sem por em causa a part familiar e deve perceber k o sinal tido no dia em k foram da 2vez na casa do amigo era d fazer com k sejem voces os herois da descoberta do vosso laco familiar. É dificil mas tu deves orgulhares te pelo feito, fost o caminho da verdad na tua familia. Seja fort e aceit ela com sua irma nao ha como ja aconteceu.See Translation

1 comentário:

Anónimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ viagra commander
http://commanderviagragenerique.net/ viagra achat
http://viagracomprargenericoespana.net/ viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ acquisto viagra