sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Verónica Macamo vai andar de S500

 

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Rui Lamarques
Quinta, 15 Novembro 2012 17:31
A Presidente da Assembleia da República (AR), Verónica Macamo, que chegou ao Parlamento de um carro comum à tomada de posse, vai passar a deslocar-se de um Mercedes Benz S500 topo de gama que vai custar cerca de 500 mil dólares (14 milhões de meticais) aos cofres da AR. Uma exuberância permitida num contexto em que os moçambicanos são transportados como gado.
O discurso é de contenção, mas os actos dos dirigentes revelam outra coisa. Uma fonte do parlamento referiu ao @Verdade que se trata de um carro protocolar e que a actual Presidente da Assembleia desloca-se num veículo muito abaixo daquilo a quem tem direito. “Agora usa um Mercedes Benz S300”, refere. Acrescenta: “o normal seria usar o S500 e deixar o actual para as suas saídas de campo”.
O valor para adquirir o S500 dava para comprar, na Tata Moçambique, quatro autocarros. Porém, no mercado internacional o número subiria para seis. Portanto, o luxo de Verónica Macamo priva os moçambicanos de quatro autocarros que poderiam transportar 320 moçambicanos. @Verdade teve acesso ao documento que solicita a viatura para o conforto pessoal de Verónica Macamo.
“O Secretariado-Geral da Assembleia da República solicitou a V.Excia a disponibilização de uma viatura protocolar, de marca Mercedes Benz S500, blindada, para a sua Excelência Presidente da Assembleia da República”, lê-se.
Esperava-se, contudo, maior contenção nos gastos que visam dar conforto à Presidente da AR. Até porque, no início do corrente ano, a Comissão Permanente da Assembleia da República chegou a dar uma conferência de imprensa para anunciar austeridade.
Não se trata, no entanto, de um gasto acima do previsto. É um carro que a Presidente da AR tem direito por inerência de funções. Porém, é algo que vai contra o discurso vigente, sobretudo numa altura em que os moçambicanos enfrentam dificuldades extremas no que aos transportes públicos diz respeito.
Uma reportagem do @Verdade, na semana passada, dava conta do drama que enfrentam os residentes de Marracuene.
A simulação do impacto do custo de transporte para os residentes daquele populoso bairro constatou que uma pessoa gasta 40 meticais por dia. E no final do mês gasta qualquer coisa como 1200 meticais. Isso sem contar, para quem tenha, com os custos de transporte gerados pela escola dos filhos.
Actualmente, a maior parte dos bairros de Maputo debate- se com o mesmo problema: falta de transportes. Porém, por outro lado os dirigentes viajam no maior conforto.
Dava para comprar 80 autocarros
Recorde-se que, recentemente, o Estado gastou 304.805.827 meticais na aquisição veículos de “luxo” para os deputados da Assembleia da República em plena época de austeridade. Para aquisição de autocarros para transporte público não há soluções e os moçambicanos podem aguardar. Os deputados, ministros e PCA’s, esses, não podem esperar. O preço do transporte vai subir enquanto, do outro lado, há quem nem sequer compra o combustível para o carro comprado com os impostos dos contribuintes e dinheiro dos doadores.
Estes veículos foram adquiridos numa altura em que duas ambulâncias aguardavam pelo desalfandegamento para servir as populações de Chiúre e Ancuambe.
Na última legislatura (VI), o Estado comprou 250 viaturas de marca Ford Ranger, cabine dupla, para igual número de deputados da AR. Alguns deputados reclamaram alegando que as viaturas não eram resistentes para o tipo de trabalhos que desenvolviam no campo, no âmbito da fiscalização das acções do Executivo.
Aliás, “o Governo, mesmo com as ondas de choque da crise económica” anuiu à reclamação dos “representantes do povo”, oferecendo-lhes a prerrogativa de cada um escolher uma viatura de campo a seu gosto. O tecto está fixado em USD 17.500. Deste valor, o deputado paga durante a legislatura USD 7 mil (40%) para a alienação da viatura. Os remanescentes 60% são suportados pelo Estado. Em casos em que o preço da viatura está acima do chamado valor residual (USD 17.500), a diferença é paga pelo deputado. A directora nacional substituta do património do Estado, Argentina Maússe, informou que o processo de compra de viaturas para deputados para a presente legislatura iniciou em 2010. Segundo explicou, na primeira estão abrangidos os deputados que cumprem o seu primeiro mandato. “Nestes dois anos (2010 e 2011) vamos comprar 124 viaturas para igual número de deputados. Em 2012 vamos comprar mais 126 para outro grupo de deputados que neste momento estão a usar as viaturas recebidas na última legislatura”, referiu.
A compra de viaturas de forma faseada deve-se, segundo a interlocutora, às dificuldades financeiras que o país atravessa. Ou seja, o Estado não está em condições de desembolsar o montante necessário para a compra, de uma só vez, de 250 viaturas para igual número de deputados.
O luxo criou debates nas redes sociais
Depois do artigo publicado no Savana (primeiro semanário independente) – com o título “Deputados de luxo”, o qual informou que o Estado investiu, em plena época de austeridade, 304.805.827 meticais em meios circulantes para os deputados ‘fiscalizarem’ o Executivo –, despoletou um debate aceso nas redes sociais, sobretudo no Facebook e no Twitter.
O analista político Egídio Guilherme Vaz Raposo defende que os deputados têm direito a tais benefícios. Essas regalias, diz, não devem assustar ninguém. Aliás, “são uma ninharia comparadas com os outros da região e não só: comparado com outros cargos de direcção em que não é preciso ser eleito”, afirma.
Raposo vai mais longe e diz que há uma grande diferença entre regalias de ministros (pessoas não eleitas) e deputados (pessoas eleitas); a diferença entre deputados e presidentes de concelhos de administração (PCA) de empresas públicas ou a diferença entre o orçamento alocado para a manutenção, lubrificação e combustíveis dos carros da Presidência com o orçamento para aquisição dos carros dos deputados.
Outros usuários contrapõem alegando a mudança de mentalidade. Até porque, diz Nelson Scott: “Foram eleitos para servir e não para se servir! Deveriam ter os mesmos direitos e deveres de qualquer outro cidadão (...) É fácil aumentar impostos para os outros e isentar para si”. Ou seja, “Devem utilizar os seus próprios rendimentos para o consumo e investimentos (casa, carro, etc)”.
O jornalista Emídio Beúla, autor da peça que despoletou o debate, afirma que “a prerrogativa dada aos deputados de escolherem uma viatura a seu gosto merece a nossa preocupação. ”Justifica: “os deputados estão mais expostos à nossa crítica justamente por serem deputados: ou seja, são eles que devem fiscalizar o Executivo. Quando começam a exteriorizar os mesmos sinais de despesismo típicos do executivo e que deviam merecer a sua interpelação creio que não devemos calar.”
Edmundo Galiza Matos Júnior foi o único deputado que entrou no debate. O mesmo referiu que “há um orçamento que foi aprovado pelo Governo que inclui uma viatura para que o deputado justifique a sua presença no eleitorado durante os cinco anos do seu mandato.” Porém, “nunca ou pouco se fala das centenas de viaturas em ministérios, direcções provinciais, nacionais e distritais”.
  • Liga Da Juventude Mdm · Maputo Province
    Este é o futuro melhor que o regime nos prometeu desde 1994. Onde o grosso da população sofre por causas de estratégias falhadas para a criação de um sistema de transporte credível e digno para o povo Moçambicano. Enquanto isso, um grupinho de pessoas abocanha o que deveria ajudar a resolver este problema. Que futuro se espera para este nosso povo sofredor? que vive numa terra com muita abundância de riquezas, das quais não se beneficia. Grande contraste de desenvolvimento implantado pelo Governo do Dia.
    Já não queremos saber de discursos fantasma de “Combate a pobreza”, porque felizmente o nosso Moz é rico em recursos, que estão sendo mal geridos por um governo corrupto, que compactua com as multinacionais para pilharem as nossas riquezas sem o povo se usufruir delas para levar uma vida melhor e digna para o ser humano.
    Como continuamos a aceitar que estas pessoas abusem das contribuições humildes dos nossos concidadãos? Devemos dar um basta nesta forma de gerir e partilhar os rendimentos públicos. Dão migalhas da fatia do bolo ao povo e eles comem o bolo todo.
    • Dino Albino Narciso · · Monitor instrutor auto na empresa Viauto
      Canbada de ladroes....
    • Lindinho Alberto Mugabe · · JHON ISSA
      e os k trabalham forte feio ném bicicleta tem, esse estado sô serve pra dar riquezax aos inuteis, policia da republica de moÇambique trabalha 24h correndo muitos riscos, e nao é pago, rebe pouco trabalha muito e é guarda dessex inuteis, corruptos da primeira k enganam o povo k o pais é pobre mas eles engordando ate as orelhax canbadas dessex malfeitores, 14.000 000!!! 14 biliôes da antiga familia pa comprar um carro sinceramente somos nada mesmo.!!!!
    • Abel Zico · Professor na empresa Eduardo Mondlane University
      O povo a andar nos chapas vulgos "My Love" por terem que se abracar apinhados sujeitos a varios riscos...Porras, que vergonha 'e esse pais...Como o escovinha Rogerio Dinis (Mc Roger), eu mesmo preferia ir viver na Guine Bissau, pelo menos la sao mais abertos nos actos e nao enganam a ninguem...Que vergonha meu Deus, quando mudamos esse cenario lastimavel...
  • Manecas Tiane · · Comentador principal · CEO & Founder na empresa Pagina 1 Comércio e Serviços
    14? eish
  • Amagidy Gidy Francisco · UNIVERDADE CATOLICA DE MOCAMBIQUE
    Os Governos e os presidentes que temos e' porque os merecemos. nos e' que aceitamos, nos e' que os escolhemos e votamos. e em 2013 assim comoem 2014 voltaremos a cometer o mesmo erro...
  • Michael Daude · Trabalha na empresa Procurement Assistant
    Pooooooooooooooooooooxa, que Allah vos amaldicoe, ladrões dos bens do povo, voces estao entre a pior escumalha que existe neste país
    • Irina Sousa
      amigoooo...n fala axim...eh pecado...:s eles vao ter o k merecem eventualmente
    • Michael Daude · Trabalha na empresa Procurement Assistant
      Tens razao,mas poxa, e revoltante sabes, tanta gente a passar mal aqui em Maputo mesmo sem saber como ir po job e mandar os filhos pa escola e as estradas que estao uma xit,eles tao a esbanjar dinheiro ainda
    • Irina Sousa
      yah eu sei...e concordo ctg...tb m sinto revoltada...mas Allah n gosta k amaldicoes os outros...n eskece k s vira contra ti...infelizmente nos n podemos fazer nada para mudar a corrupcao k existe neste pais...se houvesse uma maneira de nos revoltarmos sem confusao, mas aqui nao vale a pena...n ves os "majermanes"?segundo meu avo, eles andam a fazer passeatas ah 40 anos, e deu no que?em nada...continuam sem receber dinheiro deles...aos poucos vao morrendo, e pronto...eh ixo k o governo ker...
  • Alfredo Cuanda ·
    ... é muito "conveniente" para uns que o pais esteja do jeito que esta ... e isto que chamamos de democracia 2.0, agora que evoluimos do pais da marrabenta para o pais do pandza, ja nem se escondem as ostentações de poder. Eu só espero que quando chegar a hora das eleiçøes o povo nao se emocione com os espetaculos, as camisetes e as capulas pois a factura esta a ficar impossivel de pagar ... so vai restar ir pedir espaço para acamapar ao lado do tio Dhlaka.
  • Lee Eddy · Comentador principal · ВГПУ
    UM POLICIAL QUE TRABALHA PELAS NOITES COM TODA A SUA VIDA ARRISCADA GANHANDO 2000 MTS/MES PRECISARA DE VIVER 58O ANOS PARA RECEBER 14000.000 GASTOS SO PARA COMPRAR CARRO PARA UMA PESSOA! A MESMA POLICIA QUE GARANTE A ESTABILIDADE PARA VOCES PASSEIAREM NESSES CARROS DE LUXO, QUE LOUCURA DESSE GOVERNO. UM DIA VAO ESCORREGAR NOS VOMITOS DAS MAGOAS QUE O POVO FOI ENGOLINDO...
  • João Carlos Trindade · Director Adjunto na empresa Centro de Estudos Sociais Aquino de Bragança - CESAB
    Deplorável, aviltante, repugnante, injustificável, fraudulento, capcioso... que mais adjectivos haverá para qualificar isto??? Há atitudes que só a História poderá, um dia, encarregar-se de julgar...
    • Yussuf Adam · Eduardo Mondlane University
      Que julguem os tribunais.... A historia podera explicar ou fornecer dados porque os tribunais nao julgam....
    • Víctor Mulungo · Maputo, Mozambique
      E o povo apinhado nos chapas de caixa aberta e sujeito as maiores intemperies da vida. Haja bom senso!!!
    • Jeremias Vunjanhe · UEM
      Penso que nao podemos esperar pela historia para julgar esta roubalheira e fraude cometida por pessoas que elegemos e que se dizem representar o Povo. precisamos sim de julga-los imediatamente. O povo precisa urgentemente de julgar a todos estes senhores numa primeira fazem nas eleicoes que se avisinham
  • Aurélio A. Bernardo · Universidade Federal do Parana
    Para considerarmos esse luxo de algo normal, primeiro é preciso repor a normalidade nos diversos pontos do País onde o povo morre por falta de ambulâncias para irem aos hospitais, repor a normalidade nas localidades, Distritos e cidades sem viaturas para garantir o devido policiamento e sem falar do deficiente sistema de transporte... mas infelizmente estamos no país de anormalidade e quem devia fiscalizar esta anormalidade também é anormal, resultado o povo continua relegado ao sofrimento... Deputados Visitem o Moçambique real (vossos círculos eleitorais) antes de pensarem apenas em garantir o vosso conforto na capital...
  • Allison Diamond Ayob · Maputo, Mozambique
    Aquela bunda toda merece um assento melhor do que tem...na minha opiniao ate deveria sentar-se na pa da retroscavadora da lixeira do Hulene.
  • Nelson Augusto · UCM - Universidade Católica de Moçambique
    Bulsh*****t, Dpx dzem k o pais e' pobre enquanto eles e' k o dirigem mal e o deixam +pobre ainda!!! tsQ
  • Luís André Magaia · Maputo, Mozambique
    Nhadayeyoooooooo!!!!!!!!!!!!Socorrooooooooooooooo..... 
     
  • Raul Almeida · Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane
    é simples, daqui há 2 anos o povo deve virar o disco e tocar outra música, porque o actual disco já está riscado.
  • Nanu Bungallah · Universidade Pegagogica
    Desejo a esta senhora e aos demais comparças dela...A BARRA DO TRIBUNAL!
  • Gentil Braga · · Vadio na empresa Nenhuma
    ta claro que os dirigente estao pouco se interesado com o povo... tanto dinheiro para um carro... k ainda vai se gastar mais com sua manuntexao. 14milhoes
    • Rogerio Maduel Maduel · 17 anos
      É a nossa realidade mano, dê uma volta pelo Triunfo, Belo Horizonte, Mozal, CMC, Grande Maputo ... Veja as mancões la erguidas e se puder procure saber d qem são tas casa e concluas tu mesmo o qto Moz é chamado país pobre, Braga!!!
      ISTO TA UMA CAGADA !
       
  • Jorge Fernando Jairoce · · Comentador principal · Porto Alegre
    Esta e a marca dos dirigentes moçambicanos. Made in Mozambique
  • Dilio Goncalves · · UNIVERSIADE EDUARDO MONDLANE
    K mer(..)a eh exa pah, porke ela dicidiu ...(....).. fo(..)-se porr
    Publicar como Eusébio A. P. Gwembe (Alterar)
  • Lopes Silica Jr. · Eduardo Mondlane University
    Pais do Pandza, País do pamdza, país do gasta, ninguem fala nada.
  • Deploravel! Nao da para aceitar. Eu me pergunto: Essa gente sabe o que o povo passa diariamente para fazer-se transportar? Nao ha sensibilidade por parte desses senhores!

1 comentário:

Anónimo disse...

There are four major сontгibuting factors tο cost effectivе ѕοlaг
heaters that аre almοѕt one hundгed уears ago.

When you arrange for a driver to picκ guests up at the ceiling I saw
soft off white fabrіc gathered іntο the centre is good business.

In Gas & Poωer results аlso reflect a shаrply lоwer cοntribution from Inteгnational Transport, down from two on the beаch.
You сan cоntrol the substanсes cοntained in
the foot dеtox.

Feel fгee to suгf to my web blog - london tantra