segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Reitor da UP defende implementação do plano de urbanização na capital do país


Rogério Utui
Na conferência sobre os 125 anos da cidade de Maputo.
O reitor da Universidade Pedagógica (UP), Rogério Utui, disse acreditar que se o Plano de Urbanização já aprovado pelo Município de Maputo fosse implementado, seriam resolvidos muitos problemas que a cidade enfrenta actualmente.
Utui, que falava na última sexta-feira à margem da Conferência sobre os 125 Anos da Cidade de Maputo, que decorre sob o lema “Um Olhar Académico dos 125 Anos”, apontou a questão de transitabilidade como um dos problemas cuja solução depende da planificação urbana.
“Gostaria que o plano de urbanização já aprovado começasse a ser implementado, porque isso iria resolver muitos problemas que nós vemos agora. Um dos maiores problemas que surgiram nos últimos quatro anos é o facto de não pudermos andar em Maputo nem a pé e nem de carro”, realçou.
Para o reitor da UP, com uma boa estrutura urbana e com vários centros de negócios dentro da cidade, as pessoas iriam mover-se em diferentes direcções, evitando congestionamentos que se verificam em certas áreas”.
Segundo Utui, o problema dos congestionamentos não se resolve apenas com a criação de mais vias, “porque podemos enchê-las com mais carros”.
O académico considerou a conferência uma oportunidade privilegiada para debate e reflexão sobre a cidade de Maputo, e destacou o facto de a UP e o Conselho Municipal terem estabelecido um memorando de entendimento, ao abrigo do qual são levadas a cabo diversas actividades, sobretudo no domínio da investigação.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: