terça-feira, 13 de novembro de 2012

Quem manda neste Governo?

É a própria Cristina Duarte que o confirma…

José Maria Neves é mesmo mentiroso

Ao prometer o 13º mês, o Primeiro-ministro bem sabia que não iria cumprir. É o que se pode entender das declarações de Cristina Duarte, proferidas três dias atrás, onde sustenta que o Governo só poderia implementar tal medida se a Economia cabo-verdiana crescesse 15 por cento. A verdade é como o azeite…
As declarações da ministra são esclarecedoras (na foto, Fac-simile da notícia do "Expresso das Ilhas)
As declarações da ministra são esclarecedoras (na foto, Fac-simile da notícia do "Expresso das Ilhas)



Praia, 13 de Novembro 2012 – O Primeiro-ministro não sabe fazer outra coisa que não seja mentir reiteradamente aos cabo-verdianos. E, no caso da promessa do 13º mês, é a própria ministra das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte, que o vem confirmar.
Efetivamente, em declarações publicadas, três dias atrás, no “Expresso das Ilhas”, Cristina Duarte diz taxativamente: “A única maneira de o Governo considerar essa possibilidade seria se o país crescesse, por exemplo, acima dos 15 por cento”… Ora, como é bom de se ver, quer em 2009, quer muito menos em 2011, seria expetável que a Economia de Cabo Verde atingisse os 15 pontos percentuais?! Mais ainda, em abono da verdade, quantos países do mundo teriam a possibilidade de ver as suas economias subirem a tal patamar?
E as declarações da ministra reforçam sobremaneira aquilo que, na altura da promessa do PM, a oposição se fartou de dizer: “mais uma mentira de José Maria Neves”. E, por outro lado, expõe o que já referíramos: JMN tinha perfeita consciência que estava a mentir, que nunca iria cumprir com a promessa! E fê-lo para, com a trapaça que lhe é habitual, juntar mais um cadinho à possibilidade de ganhar as eleições legislativas de 2011. E conseguiu-o!
O estranho é que, após as declarações de Cristina Duarte, a oposição não tenha reagido, como se o que disse a ministra das Finanças não tivesse qualquer significado…
____________________
ARTIGO RELACIONADO
Ministra das Finanças reitera que o país não tem espaço orçamental para o 13º mês (Expresso das Ilhas): http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/ministra-das-financas-reitera-que-o-pais-nao-tem-espaco-orcamental-para-o-13o-mes

O comentário do dia

Quem manda neste Governo?

«JMN, este, não manda nada, como de resto se sabia! JMN é apenas o porta-voz do Governo. Uma espécie de mandador de bocas oficial», escreve o/a leitor/a Antonia em comentário ao nosso artigo “José Maria Neves é mesmo um mentiroso”
foto


As declarações da Sra. Ministra são preocupantes por duas ordens de razões: primeiro, a Oposição em Cabo Verde, de facto não existe. E se existir, não tem o senso de oportunidade (não de oportunismo) para chamar o Governo às responsabilidades. Estas declarações, poderiam inclusivamente suscitar uma chamada da Sra. Ministra ao Parlamento, se tivéssemos Oposição; segundo, com tais declarações, a Sra. Ministra como autoridade suprema, colocou um ponto final na questão do décimo terceiro salário, perante a opinião pública, mas colocou o Primeiro-ministro numa saia justa. Afinal quem manda neste Governo? Para já, JMN, este não manda nada, como de resto se sabia! JMN é apenas o porta-voz do Governo. Uma espécie de mandador de bocas, oficial do Governo. Parece aquele caso (imaginário) do marido que promete férias em Veneza (Itália) para a esposa amada. Só que a esposa deu o troco: “querido, com este teu salário, nem Tarrafal”.
ANTONIA
____________________
ARTIGO RELACIONADO

Sem comentários: