segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Portugal perde quase 90 pessoas por dia

 
Nuno Guedes
INE
Mortos ultrapassam em 39% os nascimentos de Janeiro a Junho. Desde que há registos oficiais que Portugal não tinha um saldo natural tão negativo.
Portugal perdeu, em média, pelo menos 87 pessoas por dia nos primeiros 6 meses deste ano. O número de mortos ultrapassou em quase 40 por cento o de nascimentos. Por causa da falta de nascimentos mas também do aumento da mortalidade, desde pelo menos 1960 que o país não perdia tanta população como em 2012.
Entre janeiro e junho nasceram 40.694 bebés em Portugal. Do outro lado, morreram 56.600 pessoas. Ou seja, o número de mortos ultrapassou em 39 por cento o de nascimentos.
Os dados do Instituto Nacional de Estatística com base nas conservatórias do registo civil revelam que o saldo natural nos primeiros seis meses chegou a um valor negativo de menos 15.861 pessoas, quase o triplo do que aconteceu no ano passado (menos 5.900) e tudo porque nasceram menos 7 mil bebés e morreram mais 4 mil pessoas nos primeiros seis meses deste ano ano.
Desde que existem estatísticas oficiais, há mais de 50 anos, o saldo natural nunca foi tão negativo.
Entre janeiro e junho, sem contar com a emigração (que se sabe que está a crescer) e olhando apenas para os mortos e nascimentos, Portugal perdeu 15.861 pessoas. A população está a diminuir a um ritmo recorde: em média, menos 87 portugueses por dia.

Sem comentários: