quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Poderiam mísseis sudaneses danificar reator nuclear israelense?

 



Boris Pavlischev, Vitali Padnaev
1.11.2012, 16:29
Imprimir enviar por E-mail Postar em blog
israel dimona reator nuclear dimona israel sudão
EPA

A explosão na fábrica no Sudão recebeu uma inesperada e estranha continuação. O incêndio na fábrica de armamentos ocorreu na semana passada, na sequência de uma sabotagem ou um ataque aéreo.


Logo, em direção do reator nuclear israelense na cidade de Dimona, da Faixa de Gaza foram lançados mísseis. Eles não alcançaram seu objetivo. Mas tal missão eles, muito provavelmente, nem tinham, acreditam analistas.
A fronteira sul da Faixa de Gaza está a uns meros 40 quilômetros de um reator em Israel. Portanto, foram usados mísseis do tipo Grad. Os próprios Qassam palestinos são capazes de superar apenas metade dessa distância. Ao mesmo tempo, o bombardeio foi de caráter exemplar, acredita o diretor do Centro de pesquisas sócio-políticas Vladimir Evseiev:
"O reator está bem protegido de mísseis por um sistema multinível e uma cúpula de ferro. Esse bombardeio não poderia ter causado qualquer dano, mas o próprio fato do ataque é uma demonstração. Talvez isto seja uma reação aos acontecimentos no Sudão. Pois Israel tem repetidamente atacado o Sudão, destruindo trens com armas que se destinávam para a Faixa de Gaza. O fato de que entre o Sudão e a Faixa de Gaza há uma certa ligação não levanta dúvidas."
Segundo dados citados pela imprensa israelense, a fábrica de armamentos ,em Cartum, produzia mísseis balísticos de um dos modelos Shahab, desenvolvido pelo Irã. Estava sendo criada lá uma reserva para Teerã em caso de guerra. Pouco depois da explosão da fábrica, supostamente, foram lá militares iranianos. Nesse caso, o lançamento de mísseis contra Dimona pode ser visto como uma vingança do Irã. No entanto, há uma contradição: o reator foi atacado a partir da Faixa de Gaza, que é controlada pelo movimento Hamas. Suas relações com o Irã não têm sido as melhores ultimamente. Hamas encontrou para si outro patrocinador, na pessoa do Emir do Catar, que recentemente visitou Gaza. Vladimir Ievseiev tem certeza de que o Hamas não está envolvido no incidente:
"Em Gaza há um número de organizações radicais que não são controlados pelo Hamas. Há o Jihad Islâmico, existem outras estruturas também. É bem evidente que esta ação não é benéfica para o Hamas. Especialmente depois da visita a Gaza do Emir do Catar. Atacar instalações nucleares israelenses não é está nos interesses nem do Catar, nem do Hamas."
Os “vingadores desconhecidos” que dispararam mísseis contra o reator poderiam ser qualquer grupo islâmico de Gaza. Os produtos da fábrica de armamentos no Sudão caiam nas mãos de uma variedade de forças na região, acredita o presidente do Instituto do Oriente Médio, Evgueni Satanovski:
"Sem dúvida, Israel decidiu destruir a fábrica. O contrabando de armas, inclusive através do Sudão para o Sinai e outros lugares da África – do Sahel, da África subsariana, do Saara, – existia. Especialmente tendo em conta que a liderança sudanesa tinha más relações com Muammar Kadhafi. Agora já não há mais Kadhafi, e os grupos islamâmicos podem facilmente se armar através das fábricas sudanesas."
Especialistas notam que a produção da fábrica sudanesa, era enviada, entre outros, aos aliados do Irã – o grupo libanês Hezbollah e o exército de Bashar al-Assad. Eles interessam ao Irã muito mais do que a Faixa de Gaza. Assim, um rastro direto de Irã nos eventos em torno de Dimona é pouco provável. No entanto, não se pode excluir a possibilidade de que um certo grupo de radicais com mísseis de Gaza utilizaram os eventos no Sudão para atrair a atenção de potenciais patrocinadores. Que tipo de radicais são esses, se tornará claro quando alguém morder sua isca e passar a visitar Gaza com frequência.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aсhaгуa Charakа іndicates foοt sexy mаssage Ρadabhyanga to get rid of fatigue.

Thоѕе receіѵіng chaіr sexy masѕаge had аn increase in fleхіbility
whilе noticіng a ԁecline in pаin and stiffness aгe
also twο very common problems you mаy fаcе ωith thе
aging ргocess. Though it's a great time for baking bread.

Here is my web page: erotic massage in london