terça-feira, 13 de novembro de 2012

'Podemos começar a tirar medidas para erguer estátua a Passos'

 



13 de Novembro, 2012
O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, propôs que se comecem a tirar medidas para erigir a estátua sugerida pelo presidente executivo da Mota-Engil, Jorge Coelho, pelos resultados de exploração positivos no transporte público. «Proponho que comecem a tirar as medidas para fazer a estátua ao Primeiro-Ministro», afirmou hoje o governante, no encontro ‘Transportes, Competitividade e Futuro’, organizado pela Transportes em Revista, em Lisboa.
O presidente executivo da Mota-Engil, Jorge Coelho, disse, em Maio, que se o Governo conseguisse que as empresas públicas de transportes tivessem resultados de exploração positivos no final deste ano, será o primeiro subscritor para erguer uma estátua.
Na sua intervenção, o secretário de Estado dos Transportes explicou que as empresas públicas de transporte alcançaram um resultado operacional positivo, explicando que «não se perde dinheiro com a operação».
As empresas públicas de transportes alcançaram o equilíbrio operacional no primeiro semestre, seis meses antes do acordado com a 'troika', chegando a Junho com um resultado operacional de 1,9 milhões de euros, anunciou em Setembro o governante, na cerimónia do 140.º aniversário da Carris.
De acordo com um documento a que a Lusa teve acesso, a Refer registou no primeiro semestre um EBITDA negativo em 8,9 milhões de euros. No vermelho, continuam também a Metro do Porto (-1,1 milhões de euros) e a Transtejo (-7,8 milhões de euros).
No mesmo período, a Metro de Lisboa foi a que teve melhor performance com um EBITDA de 9,8 milhões de euros, seguida pela Carris com 4,7 milhões de euros.
«Se o actual governo conseguir que, de forma clara, no fim deste ano, o sector dos transportes tenha resultados de exploração positivos, sou o primeiro subscritor para fazer uma estátua a quem conseguir tal coisa, porque é um problema gravíssimo que o país tem», afirmou em Maio Jorge Coelho na iniciativa Hora H.
Quando lhe foi questionado sobre se a estátua seria do ministro Álvaro Santos Pereira, que tutela o sector dos transportes, afirmou: «Se você acha que é a desse ministro, tudo bem. Por mim, qualquer um serve».
Lusa/SOL

Sem comentários: