terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pode a internet absorver a televisão e a rádio?: Voz da Rússia



6.11.2012, 14:27
Imprimir enviar por E-mail Postar em blog
fórum, televisão, rádio, Internet, congresso
© Voz da Rússia

“A televisão e rádio no mundo digital: tendências globais e particularidades nacionais” - estas e outras questões serão discutidas pelos participantes de mais um congresso da Associação Nacional de Teleradiodifusão (NAT, sigla em russo).


O fórum internacional terá lugar em Moscou pela 16ª vez consecutiva entre 6 e 8 de novembro.
O atual fórum terá especial importância para o desenvolvimento da televisão e da rádio, destacou o presidente da NAT, Eduard Sagalaev:
“Este congresso irá refletir uma etapa muito importante na digitalização da TV russa. Esta é uma fase, quendo restam apenas três anos para concluir este processo muito importante, sendo necessário resolver atempadamente uma série de questões. Há problemas que devem ser resolvidos nomeadamente no ano em curso. Por isso, o nosso congresso não será muito ordinário quanto à importância das questões discutidas”.
Uma das tarefas prioritárias que as companhias de televisão e rádio enfrentam consiste em criar até 2015 dez canais digitais que irão formar um pacote especial. Como está previsto, no futuro haverá três tais pacotes no mínimo. Mas, por enquanto, o primeiro deles está sendo formado com dificuldades, continua Eduard Sagalaiev:
“No primeiro pacote deve entrar um canal regional. Mas até hoje não há uma decisão oficial a este respeito, o que cria muitos problemas na comunidade profissional, inclusive ao nível regional. Deve ser anunciado um concurso de participação neste pacote e um concurso entre os canais regionais. Hoje no país há 49 canais locais”.
Entretanto, nas palavras do presidente da NAT, muita atenção será dispensada aos problemas da TV regional da Rússia. O atual fórum deve delinear em geral as perspetivas da teleradiodifusão regional.
Um dos mais importantes desafios com que a difusão na Rússia e no estrangeiro se depara hoje é o desenvolvimento ativo das redes sociais. Ora, se hoje não forem empreendidas esforços neste sentido, há receios de que no futuro próximo eles desalojem os meios de comunicação social analógicos e impressos. Os participantes da mesa redonda subordinada ao tema “Televisão e redes sociais: união ou adsorção? A Mídia do Futuro” irão partilhar as suas opiniões sobre o assunto no quadro do 16º Congresso da NAT, diz o diretor-geral adjunto da RIA Novosti, Valeri Levtchenko:
“O auditório da TV envelhece mais rapidamente em comparação com o auditório do país em geral. O problema não consiste numa influência prejudicial, mas no envelhecimento das pessoas que se adaptaram à Internet ainda em meados dos anos 90. Na Internet, mesmo de dia, encontram-se mais utentes de 12 a 54 anos do que frente aos aparelhos de TV. Ao mesmo tempo, o auditório de 12 a 24 anos está presente na Internet durante dia e noite. Não é a contraposição da Internet à mídia social que vamos discutir na mesa redonda. O problema é entender como infundir o amor ao contento licenciado ao auditório on-line e o amor ao auditório da Internet e aos seus hábitos - aos canais televisivos”.
Tradicionalmente, no quadro do fórum, em que estarão presentes profissionais e peritos de diferentes cidades da Rússia e de países estrangeiros, terá lugar uma presentação de últimos equipamentos de TV, rádio e Internet. Neste ano, na exposição NATEXPO-12 participarão pela primeira vez especialistas do Reino Unido.

Sem comentários: