domingo, 11 de novembro de 2012

Palestina segue na luta por elevar seu status na ONU | Jornal Correio do Brasil

A petição à Assembleia Geral da ONU de elevar o status da Autoridade Nacional Palestina (ANP) conta com o apoio dos países árabes, revelou uma fonte oficial.
O projeto de resolução foi distribuído aos países membros e os trâmites legais foram iniciados, declarou à imprensa o porta-voz presidencial Nabil Abu Rudeineh, que agregou que a ANP conta com o respaldo dos palestinos.
Novembro será uma encruzilhada para os palestinos; obteremos o status de Estado observador e a questão palestina entrará em uma nova etapa com novos desafios, afirmou.
Depois de obter o status de observador o povo palestino estará pronto para negociar temas críticos incluída a situação da cidade santa de Jerusalém, que os árabes chamam de Al Quds, e o tema dos refugiados palestinos.
Um desses desafios é a aberta oposição do governo dos Estados Unidos, que realizou uma ofensiva diplomática general para pressionar os países que são seus aliados para que votem contra a petição. No ano passado Washington se valeu de sua u condição de membro permanente do Conselho de Segurança para bloquear a iniciativa da ANP de solicitar a condição de membro permanente da ONU.
As autoridades de Israel ameaçaram a direção palestina com represálias económicas, políticas e militares se persistir em sua decisão, um desafio que a ANP ignorou.
Durante a semana passada, o primeiro-ministro israelense, Benyamin Netanyahu, propôs que a ANP reinicie as negociações bilaterais que estão paralisadas mas a direção palestina respondeu que adia qualquer conversação, condicionando-a ao resultado de sua iniciativa na ONU.
Prensa Latina

Sem comentários: