quarta-feira, 14 de novembro de 2012

“Os militares acusaram-me de incitamento à guerra étnica”

Veja Aqui


Declaração de interesses. Conheci o António Aly Silva há uns nove anos. Na época eu editava o Internacional de o Independente. O Aly tinha sido lá jornalista e, após um período de afastamento, começou a reaparecer na redacção. Ia ver os amigos e também deixar um exemplar do Lusófono, o projecto em que se aventurou e onde era director, jornalista, paginador, revisor e distribuidor. O Lusófono era um jornal quinzenário. Tinha notícias, entrevistas e reportagens,sobretudo, sobre as comunidades angolana, guineense e moçambicana. Aos poucos, o Aly conseguiu convencer alguns amigos e intelectuais ilustres da lusofonia a contribuir com os seus artigos. E o jornal teve algum sucesso. Até que, em 2004, fechou. Nessa altura já éramos amigos. Entretanto, o Aly voltou à Guiné-Bissau onde transformou o blogue ditadura do consenso num dos mais lidos de África. É ali que, há anos, a comunidade guineense espalhada pelo mundo obtém a maior parte das informações sobre o seu país. Entre muitas outras, foi ele quem deu a notícia do ataque à casa de Nino Vieira e publicou as primeiras fotografias do corpo do presidente da República assassinado. Foi também ele que rebelou que o general António Indjai estava por detrás do golpe de Estado de 12 de Abril. E isso teve um preço: o Aly já foi preso, espancado e, recentemente, obrigado a deixar a Guiné-Bissau. Está em Portugal e conta aqui o que aconteceu:
Tiveste de sair da Guiné-Bissau. O que aconteceu?

Fui ameaçado por três militares, à porta de casa. Apontaram para uma bazuka que estava no banco de trás do jeep e perguntaram-me se sabia o que era. Depois disseram-me que me fulminavam e que nem os ossos seriam encontrados… nessa mesma noite, meti-me no avião da Senegal Airlines e fui para Dakar
Porque é que te ameaçaram?
Porque o regime golpista e as autoridades ilegítimas não querem ninguém a estorvar-lhes o caminho, e muito menos querem ouvir falar no meu blog, o ditadura do consenso. Estão apavorados pelas denúncias que tenho feito sobre raptos, torturas e assassinatos que eles têm cometido contra o povo guineense, tudo sob a bênção de quatro países da CEDEAO, e sob o olhar complacente – e passivo – da União Africana e das Nações Unidas.
Esta não foi a primeira vez que recebeste ameaças e este ano até já tinhas sido preso. O que te levou a pensar que, desta vez, a situação era mais séria?
Tem sido hábito. Em 1992 fui preso e espancado. Fiquei bastante maltratado e tive de ser evacuado para Portugal para tratamento. No dia 13 de Abril voltei a ser preso e espancado. Fiquei com a orelha direita cortada e roubaram-me os meus materiais de trabalho. Desta vez, contudo, a coisa ficou feia demais e tomou contornos mais obscuros e sinistros.
Como saíste da Guiné-Bissau?
Saí sem que praticamente ninguém tivesse dado por isso, de avião, e não pelos canais habituais…mas quanto a isso, fiquemos por aqui.
Para onde foste?
Para Dakar, com um bilhete só de ida, onde cheguei por volta da meia-noite. Mas foi em Dakar que tudo podia ter acabado mal. Quatro dias depois, tive a informação de que um alto funcionário do ministério do Interior tinha apanhado um voo em Ziguinchor com destino a Dakar. Estranhei, porque ele podia tê-lo feito em Bissau… afinal, havia motivações obscuras e sinistras por detrás dessa deslocação do homem da secreta guineense.
Que motivações?
Soube que o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e o Governo guineense, concertaram e instruíram a Procuradoria-Geral da Republica, através do Vice-Procurador, Rui Sanha, a emitir um mandado de detenção internacional para as autoridades do Senegal acusando-me de crime de violência e incitamento à guerra étnica. Mais: no Conselho de Estado sobre a Defesa e Segurança de há duas semanas, o Chefe de Estado Maior abordou directamente o Governo, o Procurador-Geral da República e os Serviços de Informação do Estado sobre o que tinham feito sobre o meu caso. O PGR respondeu que o mandado já estava feito – daí a viagem a Dakar do funcionário do SIE. O mandado chegou às mãos da polícia senegalesa há pouco mais de uma semana e foi também enviado via Interpol. Incitamento à guerra, eu? Eles é que têm estado a matar guineenses impunemente. Um alto funcionário da embaixada guineense em Dakar quando soube que eu já não estava lá desabafou para uma pessoa “graças a Deus”. Isso demonstra que não se preparava nada de bom para mim: se chegasse a Bissau seria simplesmente morto.
Sentes-te seguro em Portugal?
Mesmo aqui não me sinto seguro.
Colocaste a hipótese de encerrar o teu blogue. Porquê?
Por causa da perseguição de que tenho sido alvo no meu país. Dói-me não viver no meu país, e dói ainda mais ter que fugir e deixar tudo para trás. Cheguei a Portugal com uma mão à frente e outra atrás, e talvez tenha que recomeçar do zero a viver aqui.
O blog obrigou-te a fazer muitos sacrifícios?
Acabou um casamento de dez anos e obrigou-me a regressar a Bissau e estar longe dos meus filhos. Para além das prisões, espancamentos e ameaças de morte.
Mudaste de ideias?
Agora está fora de questão. Há que aterrorizá-los também, mas sem armas que não o blog e a internet. O Ditadura do Consenso é a principal fonte de informação nacional e internacional da Guiné. Todos os organismos internacionais recorrem a ele, incluindo o gabinete de consolidação de paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau, a CPLP entre outros. O meu blog, hoje, é a única voz de destaque contra o golpe de Estado e a ocupação ilegitima da Guiné-Bissau por militares da Nigéria, do Senegal, do Burkina Faso e da Costa do Marfim, sem qualquer mandato legítimo das instituições da Republica, senão sob a cobertura camuflada da CEDEAO.
Diz-se que o motivo do golpe é a luta pelo controlo do tráfico de droga. É verdade?
É, mas o tráfico de droga é controlado pelos poderes político e militar. Ambos saem a ganhar com o tráfico.
Para além do tráfico, o consumo de cocaína aumentou muito na Guiné?
Ainda que a resposta fosse sim, isso é uma ínfima parte. Não há poder de compra para o guineense. A maior parte é consumida por alguns expatriados.
O que achas da posição de Portugal?
O que seria mesmo da Guiné-Bissau sem a posição de Portugal… O mesmo se aplica aos países da CPLP, da União Africana e da restante comunidade internacional, deixando de parte a CEDEAO. Espero que o bloqueio se mantenha, e se intensifique. Os políticos com mão no golpe – alguns com a nacionalidade portuguesa – deviam ser alvos de sanções, proibindo-os de viajarem e confiscando os seus bens e congelando as suas contas bancárias. Tem que ser a doer, caso contrário voltará tudo como dantes.
O que pode ser feito para mudar o rumo que a Guiné-Bissau está a tomar?
A Guiné-Bissau tornou-se num atoleiro. É um país onde reina a anarquia. Defendo a presença de uma força internacional com mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A Guiné-Bissau devia tornar-se, a exemplo de Timor, um protectorado da ONU durante 10 anos. Só assim se estancará essa orgia de violência. Defendo também julgamentos em tribunais internacionais de todos os que têm mão nos sucessivos crimes de sangue e de tráfico. Todos sem excepção.

Gostar disto:

One blogger likes this.
  • caimegomes


24 pensamentos em ““Os militares acusaram-me de incitamento à guerra étnica””

  1. tudo que explicou é verdade, antes que tudo isso aconteceu no momento da campanha eleitoral há um senhor do PRS com que discutimos eu disse assim:o PRS está fora de ipotese de ganhar as eleições por tudo que nos fizeram alunos passa professores tchumba” respondeu-me se o prs não ganhar ninguem ganha porque famos mostrar-vos agentes da praça quem é o melhor matchu, nós temos armas voces não tem e vamos cortar o cadogo como cortamos o Nino. e a minha mão me disse : para de discutir com este selvagem, e vi que estava ficar irritado fui-me embora logo.e vim encontra-lo e me disse assim.vamos acabar com regime dos cristãos de praça agora vai ser a vez dos Balantas. vamos dar as bolsas pra os nossos filfhos e vamos correr com todos os que acham que são civilizados e respondi: o matcho não esconde atrás das armas do povo . por favor não publiquem o meu nome porque o sugeito vai logo se lembrar de mim obgd.
  2. DEUS seja louvado!
    A situação em que vivemos hoje em dia na Guiné-Bissau é mais de que um terror, ninguém tem coragem criticar e manifestar, em nome de quê?
    Se estes que têm poder agora reclamavam, manifestavam, denunciavam casos, agora tudo acabou na Guiné.
    Não esta na Guiné, mas espero que continue a fazer algo para nos informar, pois é a única forma que resta como patriotas.
    Um dia a historia dirá!
  3. Ainda bem que consegiu fugir dos tiranos, neste momento suponho que ja estas seguro, agora e so ir para frente sempre que poderes!
    Forca!!!!!!!!!
  4. Esse homem, António Aly Silva, é um mentiroso. Isso sim ele é. Quem lia as publicações desse homem durante o governos de Carlos Gomes Júnior sabe que Aly Silva agora não escreve o que lhe manda a sua própria consciência, mas sim escreve a consciência de quem lhe deu dinheiro, pagou-lhe o carro e paga-lhe viagens Bissau-Lisboa. E mais, Aly Silva mentiu ao dizer que foi ameaçado por militares e saiu do país, de avião, na mesma noite. Isso é mentira. Ele não conseguiria voo na mesma noite em que teria sido ameaçado, pois na Guiné-Bissau não há voos diariamente. Aly recebeu e ainda recebi dinheiro de Carlos Gomes Júnior e comparsas para difundir mentiras na internet, isso todo mundo sabe. Quantas denúncia e acusações de crimes de sangue, peculato… o António Aly Silva não tem feito contra Carlos Gomes Júnior, que agora não se hesita em chamar “homem santo”? O Aly não passa de um pilantra mentiroso…
    • por acaso ate tem voos diarios para dacar, e nesse dia que o Ali saiu de bissau houve voo nocturo, as 23 horas. é so perguntar a senegal airlines
    • Tu deves ser muito obtuso igual aquele otário que só escreve lixo no blogue dele, sem apontar soluções para o fim do problema, apoiando os crimes perpetrado por aqueles vagabundos.
      Todos nós sabemos que o Aly é corajoso mais que tu e outro blogueiro que anda a ladrar por ai,pois nunca teve medo de denunciar os crimes desses militares ainda mesmo presente em Bissau.
    • Mentiroso e este fulano, sem provas nenhuma vai espalhando ideias de tiranos e separatistas do tipo DOKA, pessoas sem escrupolus. Estes fulanos deviam ser processado pelas calunias que tem plantado na nossa sociadade, o triste que ainda existem analfabetos que dao opiniao (nao se encontram na guine para ver o sofrimento do povo) sem sentir na pele o que os indigenas do governo e dos militares estao a fazer ao meu pove.. A democracia vai prevalecer, nao tenham duvida, e estes tao ditos fulanos vao mostrar a verdadeira face (troca tintas)
    • Ingnorancia mostra tamanho de pessoa que és… Quando nao sabes uma coisa melhor é calar… Caso nao consigas o ficar, procura informar melhor atraves deste meio que utilizaste para adjectivar o Grande ALY (internet) e tratando de uma pessoa mentalmente perguiçoso limitaste chamar lo de mentiroso. Tenha vergonha e lute para fazer algo que te sinta orgulho, pois Aly ja escreveu a sua historia e sera lembrado para sempre quando refere a historia moderna da guine… Faço te uma pergunta e nao precisas identificar te. O que fizeste pela sociedade guineense? Certamente NADA
    • Não sei se ele é mentiroso ou não, mas que há vôo diarios da Sebagal Airline e alguns da TACV isso não se pode negar…E desde Setembro os vôos têm sido a noite….
  5. o descanço do guerreiro!
    Amigo Aly Silva faço votos para que tudo de bom aconteça contigo e de todos aqueles que te sao queridos inclusive o povo indifeso da Guiné Bissau! Eu cá para mim intrepreto a tua saida da Guiné como descanço dum guerreiro. Até porque aos herois ninguém nem nada os assusta e tu já passaste por momentos piores. Estou seguro que brevemente estarás de volta a Bissau para reatares o teu labor. Expero que mantenhas sempre em funcionamento o teu/nosso blog aliás estou seguro de que continuas com boa fonte de informaçao desde Bissau que nos irá alimentar de notícias frescas da terra mae. Um abraço e desculpem os erros ortográficos devido ao meu teclado estar em español.
  6. ao PM – por acaso ate tem voos diarios para dacar, e nesse dia que o Ali saiu de bissau houve voo nocturo, as 23 horas. é so perguntar a senegal airlines
  7. Com qual dos Alys ficamos,o que nos contavam tudo sobre o Cadogo e todo o seu cometido como 1ºministro ou o Aly salvador do povo.NO CA BURRO BÓ
  8. Oh Aly, não percas o teu precioso tempo a responder aos fdp sem importância nenhuma, com as mentes completamente atrasadas.
    Não vale mesmo a pena, isso tudo não passa de inveja, continua a tua caminha e sempre a subir. Nós que gostamos da Guiné estamos e estaremos sempre do teu lado, os outros não lhes dás a importância que não têm e nunca vão ter.
  9. HA PESSOAS QUE QUEREM SER PORCAS MAIS HA AQUELAS QUE REALMENTE SAO PORCAS. CHAMAR A ALY DE MENTIROSO É DELATAR-SE A SI MESMO. PROGOLPISTAS, TRIBALISTAS PORCOS, OPORTUNISTAS, QUE NAO CABEM NUMA SOCIEDADE DE CIVILIZADOS POR ISSO SE ESCONDEM DETRAS DAS ARMAS PARA SATISFAZEREM AS SUAS ORGIAS MAIS PODRES. DEFICIENTES MENTAIS QUEM NEM SABEM DISTINGUIR AS SUA MAOS ESQUERDA DA DIREITA. MAS PODEM ESPERAR DE PÉ QUE ESSA SOCIEDADE DE FEITICEIROS QUE INSTALARAM NO NOSSO SOLO VAI TERMINAR MAIS CEDO QUE TARDE. CUSTE O QUE CUSTAR DOA A QUEM DOER. TÊM 2 POSSIBILIDADES OU ACEITAM POR BEM O O FAREMOS POR MAL. ULTIMAMENTE OS VEJO MUITO IRRITADOS, ASSUSTADIÇOS, INVENTANDO PSEUDO-INVASOES, TERRORISTAS, ETC. SÓ VOS DIGO UMA COISA. A ÚNICA COISA QUE AINDA NOS DIFICULTA ENTRAR A FORÇA NAQUELE PAIS É O POVO. PORQUE NAO QUEREMOS FAZER SOFRER AINDA MAIS O NOSSO POVO. SE NAO FOSSE ISSO, JA HA MUITO QUE MUITOS QUE HOJE SE FAZEM DE “HOMES”, TERIA VESTIDO SAIA. PENSEM NISSO, ANIMAIS ACEREBRADOS.
  10. E agora, camarada MB? Provas o disseste senao, o mentiroso e’ Tu. Alias, como tu e’ que nos tem atirado no pantanal e nos queira identificar como salvangens a que pertence. Mas nunca! Nunca compactuaremos com a violencia gratuita, infamia e roubos, trassos da vossa cultura etnica!

Sem comentários: