domingo, 11 de novembro de 2012

“ONGs são praticamente a essência da Democracia”

Segundo o Presidente da Republica 
Em:  http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=37480&idSeccao=525&Action=noticia

Foi o cidadão empenhado civicamente, talvez até mais que o Chefe de Estado, aquele que presidiu ontem à reunião magna das Organizações Não-Governamentais cabo-verdianas
Presidente disse ter feito da cidadania uma das principais causas da sua vida
Presidente disse ter feito da cidadania uma das principais causas da sua vida

Praia, 11 de Novembro 2012 – Discursando no último sábado, 10, no encerramento da V Assembleia-geral da Plataforma das Organizações Não-Governamentais, que decorreu na cidade da Praia, o Presidente da República declarou que estas “são praticamente a essência da democracia”, destacando o “significado muito especial” da sua presença por razão de ter “a sensação de estar perante representantes de uma determinada coletividade, como por exemplo são os Deputados da Nação, mas perante a própria coletividade, perante um pedaço vivo da Nação”.
Jorge Carlos Fonseca ressalvou serem estas organizações “não movidas pelo desejo de conquistar o poder”, mas sim impelidas pela “vontade de materializar princípios de solidariedade, desenvolvimento, direitos humanos”, ao mesmo tempo que “estão sempre em sintonia com os anseios das pessoas, particularmente das que mais sofrem ou têm menos possibilidades de ter voz”.
CIDADANIA EM MOVIMENTO
Para o Presidente da República trata-se de “um importante ganho para o País” o “movimento de cidadania, voltado para a afirmação dos princípios democráticos, muito frequentemente inserido no processo de desenvolvimento e de resolução de problemas concretos das pessoas”, de que são componente as ONGs, e confessou sentir-se sensibilizado por“contactar diretamente com protagonistas deste processo”, porquanto ele próprio é um “cidadão que há muito tempo fez desta causa uma das principais bandeiras da sua vida”.
 
DIONÍSIO PEREIRA É O NOVO PRESIDENTE
Sucedendo a Avelino Bonifácio, Dionísio Pereira foi eleito como o novo presidente de Plataforma das Organizações Não-Governamentais de Cabo Verde. A eleição aconteceu a meio da tarde de ontem.
O novo homem forte da Plataforma das ONGs foi eleito com 96 por cento dos votos, e em declarações à imprensa considerou que está de mangas arregaçadas para levar avante “o excelente trabalho” que o seu antecessor vinha efetuando.
“É com sentido de responsabilidade que assumo essa tarefa, e pelo facto de ser eleito com essa larga maioria, as responsabilidades são maiores”, admite, acrescentando que o seu desejo é intensificar as acções da Plataforma.



Diga o que pensa sobre este texto. O seu comentário será publicado online após aprovação da redacção.
GosteiConcordo
Comentários

Sem comentários: