domingo, 4 de novembro de 2012

Obama e Romney se concentram na conquista de Ohio

 
LIMA, EUA — Barack Obama e seu rival republicano Mitt Romney percorreram nesta sexta-feira Ohio (norte), um dos estados-chave desta eleição presidencial nos Estados Unidos, a quatro dias da votação.
O atual presidente democrata ressaltou o aumento do número de empregos criados em outubro (171 mil), apesar da elevação da taxa de desemprego para 7,9% (+0,1), anunciada na manhã desta sexta-feira.
"Esta manhã tomamos conhecimento de que as companhias contrataram mais trabalhadores em outubro que nos oito meses anteriores", disse Obama em Hilliard, sua primeira parada em Ohio. "Nossa luta continua porque os Estados Unidos avançam quando todos têm uma chance justa de vencer, quando todos jogam pelas mesmas regras. Esta é a nossa crença. Foi por isto que vocês me elegeram em 2008 e é por isto que concorro a um segundo mandato".
Romney, entretanto, afirmou que os números sobre o emprego são uma "triste lembrança de uma economia quase paralisada". "Na terça-feira, os Estados Unidos vão fazer uma escolha entre a estagnação e a prosperidade".
"A pergunta central desta eleição é a seguinte: Vocês querem mais do mesmo ou desejam uma mudança real? Nós representamos a mudança real. O candidato Obama prometeu mudança, mas não fez isto" em seu primeiro mandato, disse Ronmey.
Obama, que dormiu em Columbus, a capital do estado, iniciou em Hilliard uma maratona por três cidades de médio porte do sudoeste de Ohio, microcosmo americano com suas zonas urbanas, rurais e industriais. Sua taxa de desemprego de 7% é inferior à média nacional.
Em uma região que é o lar de muitos trabalhadores da indústria automotiva, alvo de seu plano de resgate do setor aprovado no início do mandato, Obama afirmou que "esta é uma eleição muito importante". "Se vencermos aqui, ganharemos no país".
Nenhum presidente republicano chegou à Casa Branca sem vencer em Ohio e o último democrata a se eleger mesmo perdendo no estado foi John Fitzgerald Kennedy, nos anos 1960, .
As pesquisas mostram Obama com uma ligeira vantagem, de entre 2 e 5 pontos, neste estado-chave.
Obama planeja voltar todos os dias até segunda-feira a Ohio, em uma eleição indireta que dáimportância desproporcional aos territórios que podem apoiar tanto um lado quanto o outro.
O mapa eleitoral é tal que este ano Romney, quase que necessariamente, deve conquistar Ohio para vencer Obama na corrida à Casa Branca. Do contrário, precisa ganhar em quase todos os outros estados-chave.
Entre eles, Wisconsin, onde o republicano é esperado ainda nesta sexta-feira para fazer um discurso sobre a economia antes de retornar a Ohio. Neste estado, Romney apostará suas cartas em uma "grande manifestação por um caminho real para a recuperação", no qual participarão seu companheiro de chapa Paul Ryan e suas respectivas esposas, assim como o cantor Kid Rock.

Sedução dos indecisos


Mesmo que sua equipe assegure que há entusiasmo e dinamismo natural para fazê-lo ganhar a maioria dos votos, o tempo está acabando para reverter uma tendência que até agora não é favorável.
Nas últimas nove pesquisas publicadas sobre Ohio, oito indicam vantagem para Obama e o site RealClearPolitics estima em 2,3 pontos percentuais a distância entre o líder democrata e seu adversário.
Nas últimas 100 horas da campanha, cada candidato tentará seduzir os indecisos. Obama acentuou na quinta-feira os tons de sua campanha "pós-partidária" de 2008, assegurando que em quatro anos demonstrou sua "vontade de trabalhar com qualquer pessoa, de qualquer partido que seja, para o progresso deste país".
Apesar de insistir nos resultados econômicos ruins de Obama, o republicano também usará esta estratégia.
"Para tornar a América um país forte novamente, temos de pôr um fim às divisões, aos ataques, à demonização, precisamos trabalhar com a outra parte, reunindo bons democratas e bons republicanos para finalmente trabalharmos para o povo e colocarmos a política de lado", lançou o republicano na Virgínia (leste).
Mesmo em plena corrida para manter seu cargo, Obama indicou que continuará a gerir a crise decorrente da supertempestade Sandy que atingiu a costa leste dos Estados Unidos na segunda-feira.
Os últimos dias da campanha vão se desdobrar em um ritmo alucinante. Entre a manha de sexta-feira e a noite de segunda-feira, Obama deverá visitar 14 cidades em oito estados, com uma clara ênfase em Ohio.
Ele vai concluir sua campanha na segunda em Des Moines, Iowa (centro), que lhe sorriu no início do ano 2008 nas primárias contra Hillary Clinton, e onde será acompanhado no palco pelo cantor Bruce Springsteen.

Sem comentários: