terça-feira, 6 de novembro de 2012

Obama e Romney empatados na Virgínia

 


por Ricardo Simões FerreiraHoje

Obama e Romney empatados na Virgínia
(ATUALIZADA ÀS 00.45) Com as urnas fechadas na Virgínia -- um dos 'swing states' que pode ser determinante para decidir quem será o próximo presidente dos EUA -- mantém-se a incógnita quanto ao resultado final. As sondagens e projeções conhecidas não permitem concluir quem vai à frente na corrida desta noite.
A maioria dos analistas pensa que Mitt Romney precisa ganhar o Estado da Virgínia, pois sem os 13 delegados ao colégio eleitoral aqui em jogo dificilmente poderá aspirar a conseguir os mais de 270 necessários para garantir a eleição.
As urnas neste estado fecharam às 00.00 (hora de Lisboa) mas era então impossível saber quem aqui conseguiu mais votos. Sondagem à boca das urnas da CNN -- realizada por entrevistas realizadas junto a mesas de voto consideradas representativas -- dão um empate perfeito entre os dois candidatos: 49% para cada um. No entanto, estes valores têm uma margem de erro demasiado grande para serem entendidos como uma verdadeira projeção, alerta o canal norte-americano.
Às 00.40 a CNN projeta que Mitt Romney ganhou a Carolina do Norte (15 votos no colégio eleitoral). Às 00.30, a mesma fonte projetou que o republicano ganhou as eleições na Virgínia Ocidental, que vale cinco delegados para o colégio eleitoral.
À mesma hora fecharam as urnas no Ohio, outro dos 'swing states' que será determinante nestas eleições.
Tal como a Virgínia e o Ohio, também a Carolina do Sul, a Geórgia, o Indiana e a Florida estavam 'too close to call'.
Dos restantes estados onde a votação terminou, a vitória era dada àquela hora a Obama em Vermont e New Hampshire, enquanto Romney ganhava o Indiana, Kentucky.

Sem comentários: