sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O Mundo Amanhã: Assange entrevista ciberactivistas

 

Amanhã, dia 21 de Novembro, O Informador, em parceria com a Agência Pública, transmite em exclusivo em Portugal a oitava das 12 entrevistas conduzidas por Julian Assange para o projecto O Mundo Amanhã. Esta semana, o fundador do WikiLeaks - que realizou este projecto em parceria com o canal Russia Today – entrevista os ciberactivistas Jacob Applebaum, Andy Mueller-Maguhn e Jeremie Zimmermann. A primeira parte deste episódio será colocada online às 20h. A segunda parte estará disponível no dia 28 de Novembro.
Jacob Applebaunn é investigador da Universidade de Washington e membro do Projecto Tor, um sistema de anonimato online disponível a todos que luta contra a cibervigilância e a censura na internet. Jacob acredita que todos temos o direito a ler sem restrições e a falar livremente. Em 2010, quando Julian Assange não pôde dar uma palestra em Nova Iorque, Jacob assumiu o seu lugar. Desde então que tem sido perseguido pelo governo americano: já foi interrogado em aeroportos, sujeito a revistas intimas enquanto era ameaçado de violação na prisão por agentes da autoridade, viu o seu equipamento ser confiscado e o seu site ser pronunciado pela justiça. Ainda assim, mantém-se um apoiante do Wikileaks.
Andy Mueller-Maguhn é um membro e antigo porta-voz do grupo alemão Chaos Computer Club. É especialista em vigilância e está a trabalhar num projecto na wikipédia para dotar o jornalismo de capacidade de vigilância da indústria, o buggedplanet.info. Trabalha em comunicações criptografadas e gere uma empresa chamada Cryptophone, que fornece telecomunicações seguras.
Jeremie Zimmermann é fundador e porta-voz do grupo La Quadrature du Net, a mais proeminente organização europeia de defesa do direito ao anonimato na internet. Trabalha na construção de ferramentas para que o público possa usar em debates abertos. Está também envolvido nas guerras dos direitos de autor, no debate sobre a neutralidade da internet e outros assuntos cruciais para o futuro da web livre. Pouco depois desta entrevista foi detido por dois agentes do FBI quando estava a deixar os Estados Unidos e interrogado sobre Julian Assange e o Wikileaks.

Sem comentários: