quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O 18º Congresso do Partido Comunista da China termina os trabalhos: Voz da Rússia

14.11.2012, 13:35, UTC
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
China, Partido Comunista da China, congresso
EPA

Em Pequim, terminaram os trabalhos o 18º Congresso do Partido Comunista da China. A votação sobre a Resolução final foi o segundo e o último evento marcante na Casa de Representantes do Povo, à qual tiveram acesso os jornalistas. Antes disso, eles puderam assistir à cerimônia de abertura do fórum.

No último dia do trabalho foram reforçadas as medidas de segurança, o que veio criar certos problemas para os jornalistas que se ocupam da cobertura informativa do Congresso. Os policias passavam em meticulosa revista os jornalistas, tirando-lhes, por vezes, objetos suspeitos. A proibição se estendeu até à pastilha elástica.
Os repórteres e jornalistas conseguiram entrar na sala de reuniões com um atraso de uma hora. Centenas de jornalistas tinham de ficar no átrio à espera de poderem vir a assistir ao vivo ao trabalho dos dirigentes máximos da China. Com isso, não se pode dizer que o espetáculo mereceu as dificuldades e provações sofridas, transmite de Pequim o correspondente da VR, Artiom Kobzev.
"A qualquer pessoa que teve oportunidade de presenciar os Congressos do Partido Democrático dos EUA ou o Congresso do Rússia Unida do ano passado, pareceu extremamente monótono o decurso do fórum dos comunistas chineses. No palco com a mesa da presidência se encontravam pessoas de idade avançada, vestidas de ternos escuros do mesmo tipo. Eles estavam unânimes quanto à Resolução, repetindo "não terem objeções". Quando a votação acabou, os membros do PCC ouviram a interpretação de "A Internacional", após o que o 18º Congresso culminou os seus trabalhos."
Mas o principal evento - a divulgação da nova composição do Comitê Permanente do Bureau Político do CC do PCC - terá lugar apenas na quarta-feira, dia 15 de novembro. A maior intriga consiste em saber quem é que, para além de dois candidatos, poderá fazer parte do Comitê Permanente (CP) do Bureau Político, salienta prosseguindo correspondente da VR.
"Não há dúvidas de o CP vir a incluir Xi Xinping e Li Keqiang encarregados de dirigir o país nos próximos 10 anos. Resta saber quem mais poderá entrar no CP do Bureau Político. Continua pendente a questão de que será ou não reduzido de 9 para 7 o número de lugares nesta importante entidade. A resposta a estas interrogações será dada amanhã quando os membros do comitê participarão em conferencia de imprensa."
Enquanto isso, peritos estão unânimes em uma questão: a China requer reformas econômicas e políticas. Mas, a julgar pela organização dos trabalhos do Congresso, deve-se reconhecer que o PCC continua sendo um organismo estagnado e fechado

Sem comentários: