segunda-feira, 5 de novembro de 2012

novas notas de rand

A partir de amanhã, novas notas de rand começam a circular na África do Sul, de acordo com a informação prestada na sexta-feira, na cidade de Maputo, pelo Banco de Reserva da África do Sul (SARB).
Trata-se de notas com valor facial de 10, 20, 50, 100 e 200 rands que, a partir do dia 6 de Novembro irão circular em simultâneo com as que actualmente estão em uso na África do Sul e nos países vizinhos, onde esta moeda circula.
Falando em conferência de imprensa, o director da estratégia de grupo e comunicações do SARB, Hlengani Mathebula, disse que o lançamento destas notas resulta da prática internacional de que em cada seis a oito anos é preciso mudar ou melhorar as características de segurança das notas.
Segundo disse, esta medida surge por se acreditar que os avanços tecnológicos podem permitir as pessoas a serem capazes de tentar e fotocopiar as notas em circulação e assemelharem-se com as originais.
“Mas na verdade, isso não é possível, mesmo tendo a fotocopiadora com a tecnologia mais sofisticada. As características de segurança das notas não são fotocopiáveis. Se fotocopiares, o resultado não vai ser o que se deseja”, disse ele.
As novas notas apresentam como principais características o facto de todas ostentarem a figura de Nelson Mandela, o primeiro Presidente eleito democraticamente na África do Sul e que agora conta com 94 anos de idade. Igualmente, essas notas mantêm as imagens dos cinco grandes animais (Big Five), a semelhança das notas actualmente em circulação.
As novas notas possuem características de segurança de “última geração” bem como a marca de água, número da série, elementos para permitir a identificação do dinheiro por pessoas portadores de deficiência visual, fio de segurança, elemento de tintas com cores variáveis, entre outras.
Justificando o uso da figura de Mandela nessas notas, Mathebula disse que o antigo estadista sul-africano representa os valores e as aspirações daquele país.
“Actualmente, ele é o único ícone reconhecido tanto na África do Sul, em África e no mundo inteiro. É difícil encontrar pessoas que não estejam a consumir a matéria e a história de Nelson Mandela. E pensamos que como um país, é importante reconhecer um ícone que temos. O segundo aspecto é que ele é o primeiro Presidente eleito democraticamente no país. Não teremos nenhum outro primeiro Presidente eleito democraticamente. Portanto, literalmente, ele é o pai da nação, nesse sentido”, disse ele.
Essas notas foram apresentadas em alguns países da região, onde o rand é uma moeda influente. O SARB defende a importância de divulgar a sua moeda em Moçambique devido a proximidade da população dos dois países.
“Os moçambicanos atravessam para a África do Sul e quando regressam com rands e em algumas áreas o rand é usado como moeda de troca, apesar do facto de Moçambique não ser parte da Área Monetária Comum (CMA) – um mercado que além da África do Sul, liga o Lesoto e a Suazilândia através do rand”, disse ele.
A campanha de sensibilização sobre as novas notas em Moçambique inclui a realização, sexta-feira, de uma exposição itinerante em Maputo.
Além disso, 24 profissionais moçambicanos, como agentes da Polícia e funcionários ligados ao mercado financeiro foram capacitados, de modo a serem capazes de identificar o novo rand em circulação.

COMENTÁRIOS

Sem comentários: