quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Negociações para libertação de Mandela poderiam ter ocorrido em 1985

 

INDICAM DEPOIMENTOS DE ANTIGOS DIRIGENTES DO EX-REGIME DA ÁFRICA DO SUL
João de Sousa em Pretória
Alguns depoimentos publi­cados no jornal MAIL AND GUARDIAN consideram que as negociações para a liber­tação de Nelson Mandela e o início do desmantelamento do sistema de “apartheid” poderiam ter acontecido em 1985, logo a seguir à assina­tura do Acordo de Nkomaty, entre Moçambique e o então regime da África do Sul e não em 1990.
Alguns analistas conside­ram que “provavelmente a ruptura dum vaso sanguí­neo no cérebro de PW Botha impediu que o processo negocial se iniciasse
Pretendia-se aproveitar a abertura de paz que o Acordo de Nkomaty proporcionou para iniciar reformas internas. Roelf Meywe, um reformista do Partido Nacional, referiu numa entrevista concedida há dois anos que se o processo tivesse sido iniciado em 1985 poderiam ter sido salvas muitas vidas e as negociações poderiam ter tomado outro rumo.
O período de 1985 a 1990 era de muita confrontação e também de muita resistência, protagonizada, essencialmente, pela Frente Democrática Unida, Cosatu e pelo próprio ANC. Era o tempo do estado de emergência, das detenções em massa sem motivo justificável. Numa entrevista publicada em 2007, aquele que era um dos confidentes de PW Botha refere-se ao Acordo de Nkomaty, assinado em 1984, como sendo “a pedra angular que abriria novos horizontes para uma África do Sul democrática”.
Neste processo não deixa de estar presente o “espírito neo-colonial”, como referem alguns analistas e a prova disso foi a tentativa de colocar, em Agosto de 1985, elementos de raça negra no Governo.
Este seria um primeiro passo para reformas constitucionais, mas cedo se percebeu que o esquema não funcionaria.
Tudo teria de passar pela libertação de Nelson Mandela, porque, no dizer de PW Botha, “esse poderia ser de facto o início do desmantelamento do apartheid”.
Isso chamaria a atenção do mundo e permitiria uma maior abertura da África do Sul à comunidade internacional.As fontes que temos estado a citar recordam que era esta a mensagem que PW Botha se preparava para emitir no dia 15 de Agosto de 1985.
Nada disto aconteceu. Nessa altura Botha sofreu a ruptura dum vaso sanguíneo. O seu estado de saúde foi mantido em segredo. Os seus planos tiveram de ser adiados. O processo de negociações para a libertação de Nelson Mandela viria a ser retomado em 1990.
CORREIO DA MANHÃ – 15.11.2012

Sem comentários: