quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Nate, o adivinho

Nate, o adivinho











Todos os que se interessam pelas eleições norte-americanas já terão ouvido falar das previsões que Nate Silver faz diariamente no New York Times. Hoje, a 24 horas da eleição, o seu blogue Five Thirty Eight86,3% de probabilidades de vitória para Barack Obama.
 
A forma como NateSilver faz as suas previsões foi ontem abordada na CBS, numa excelente peça sobre como as sondagens e previsões eleitorais evoluíram ao longo das últimas décadas.
 
Com formação na área da economia e da estatística, ele começou por brilhar no desporto, criando um sistema próprio de previsões de resultados de basebol, que levou muita gente a ganhar apostas. Mas foi quando se interessou pela política, há quatro anos, que conquistou fama mundial. Ele acertou em 49 dos 50 estados ganhos por Obama em 2008 – falhou apenas o Indiana, que foi decidido por 1% de diferença.
 
A partir daí, o seu blogue foi comprado pelo New York Times e o seu nome entrou na lista das 100 Pessoas Mais Influentes do Mundo, da revista Time. Amanhã veremos se as suas previsões se mantêm certeiras...
Postado por Patrícia Fonseca às 15:25
Marcadores: cbs, eleições, eua, Nate Silver, new
 

Sem comentários: