domingo, 4 de novembro de 2012

Mitt Romney acusa Obama "de dividir a nação"

 



O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, acusou hoje no Ohio, estado "chave" das eleições, o rival democrata, o presidente Barack Obama, de "dividir a nação".

"Obama prometeu muito, mas francamente concretizou muito pouco. Prometeu trabalhar com ambos os partidos, mas foi agressivo e dividiu o país. Ignorou o congresso em vez de trabalhar com ele", criticou Mitt Romney, citado pela agência Efe.
A dois dias das eleições nos Estados Unidos, os dois candidatos estão a apostar nos estados mais disputados, como Virgínia, Iowa, Flórida e New Hampshire, mas os especialistas são unânimes a considerar o Ohio como a batalha mais importante.
Mitt Romney apelou aos eleitores, reunidos na cidade de Cleveland, a votar pela "mudança", garantindo que o voto republicano demonstra a preocupação com o futuro dos Estados Unidos.
"Vocês estão aqui porque estão preocupados com o futuro do país e espero que estejam todos aqui para comemorar a vitória na terça-feira. A mudança não se mede em palavras, mas em conquistas", declarou perante milhares de pessoas, numa das cidades mais populosas do estado de Ohio.
O candidato republicano sublinhou as "promessas por cumprir" de Barack Obama, considerando que "quase todas foram negativas para a economia".
"Prometeu reduzir o défice e duplicou-o, que ia criar empregos e dedicou-se ao 'Obamacare' [reforma da saúde] que só serviu para a perda de empregos", disse, realçando que "o desemprego é maior do que quando Obama chegou à presidência".
Na sua intervenção, Romney reiterou a intenção de intensificar o comércio externo com a América Latina e de eliminar medidas da administração democrata, que, defende, terem prejudicado o crescimento económico.
Barack Obama também estará hoje em campanha no estado de Ohio, em visita à capital Cincinnati, depois de passar pelos estados de New Hampshire e Flórida, antes de fazer escala no Colorado.
Já Mitt Romney, depois de Cleveland, segue para a Pensilvânia e Virgínia.
De acordo a sondagem da cadeira CNN, divulgada na quinta-feira, Obama vence Romney no Ohio por apenas três pontos (50 a 47%), uma vantagem que está dentro da margem de erro da sondagem.
Lusa

Sem comentários: