quarta-feira, 14 de novembro de 2012

"Memória Descriptiva e Estatistica do Distrito de Cabo Delgado", por Jeronymo Romero (1880)

 

Supplemento_Memoria_Descriptiva_E_Estatistica_capa Jeronimo_romero INTRODUCCÀO
Encarregado pelo Governo de Sua Magestade da administração do districto de Cabo Delgado, de oc-cupar a Bahia de Pemba, e de fundar, e dirigir uma Colónia Europea no feftil território, que circunda a mesma Bahia, julgo do meu dever dar conta do resultado de tão difficil e espinhosa commissão; convencido de que este trabalho, se bem que im­perfeito, não será infructifero.
Não tenho a pertenção de ter correspondido, como seria para desejar, ás intenções do Governo em objecto de tal importância, tenho porém a consciência se­gura de haver servido com a maior dedicação, e de ter empregado todos os esforços possíveis para conse­guir, que tivesse bom resultado a missão, que me foi incumbida, correspondendo desta forma á con­fiança, que o Governo em mim se dignou depositar.
A Bahia de Pemba está definitivamente occupada, a Colónia estabelecida, e segundo as ultimas noti­cias officiaes vae prosperando; seria portanto muito conveniente, que os poderes públicos deste paiz olhassem seriamente para aquella parte das nossas possessões, donde nos podem vir grandes riquezas, mandando para alli recursos de material e gente, e organisando especialmente o serviço de saúde, para que de futuro possa ser a mesma Colónia um dos mais importantes districtos da rica Província de Mo­çambique.
Poderá também gostar de:

Sem comentários: