terça-feira, 6 de novembro de 2012

História da Guitarra Elétrica

 

A guitarra elétrica existe há um bom tempo, mas a história da guitarra é bem mais recente que os violões acústicos e clássicos. De fato, a guitarra elétrica foi criada cerca de 70 anos atrás (década de 30) por Adolph Rickenbacker. Desde aquele tempo, a guitarra elétrica evoluiu muito até o que conhecemos hoje. Neste artigo iremos abordar um pouco mais sobre a história da guitarra e a sua evolução.

História da Guitarra

Violões, ou instrumentos similares, existem há centenas de anos. A história da guitarra elétrica é algo bem mais recente, ela foi fabricada primeiramente em 1930 por Rickenbacker. As primeiras guitarras usavam captadores de tungstênio. Os captadores basicamente convertem a vibração das cordas em corrente elétrica, que então é introduzida no amplificador para produzir o som que tanto gostamos.
As primeiras guitarras possuíam aberturas no corpo. Estas, são conhecidas como guitarras semi-acústicas e de alguma forma ainda são populares nos dias de hoje, principalmente porque são muito versáteis.
Entretanto, com o uso de captadores, foi possível criar guitarras sem essas aberturas (como os violões possuem), que permitem que seu som possa ser ouvido se ligadas em amplificadores. Estas guitarras são conhecidas como guitarras elétricas de corpo sólido.
A popularidade da guitarra elétrica começou a aumentar durante a era Big Band (grandes bandas), na década de 30 e 40, e isso foi realmente importante para a história da guitarra. Devido ao som produzido pelos instrumentos de sopro nos concertos de jazz, era necessário ter guitarras que pudessem ser ouvidas também. As guitarras elétricas com a habilidade de serem plugadas em amplificadores preencheram esta lacuna muito bem.
história da guitarraA guitarra elétrica que mais prevalece nos dias de hoje é a guitarra de corpo sólido. A guitarra de corpo sólido foi criada pelo músico e inventor Les Paul em 1941. É uma guitarra feita de madeira sólida, sem aberturas. A primeira guitarra criada por Paul era bem plana – era um bloco de madeira retangular conectada a um braço com seis cordas de aço. Com o tempo, a forma retangular das guitarras foi evoluindo para formas mais arredondadas, como podemos ver hoje em dia, sendo algo bem marcante na história da guitarra.
Grande parte da história da guitarra nos remete à decáda de 50, Gibson introduziu a invenção de Les Paul para o mundo. A Gibson Les Paul, como se chamava e ainda é conhecida, se tornou bastante popular e permaneceu com esta popularidade por cerca de 50 anos.
No mesmo período, outro inventor importante para a história da guitarra chamado de Leo Fender, criou sua própria guitarra elétrica de corpo sólido. No final da década de 40, Fender apresentava sua guitarra elétrica Fender Broadcaster. A Broadcaster, que foi renomeada para Stratocaster, foi oficialmente apresentada ao público em 1954 e marcando assim a história da guitarra. A Strat, como é conhecida hoje, era uma guitarra muito diferente se comparada com a Les Paul. Possuía uma forma diferente, hardware diferente e um corpo mais leve. As guitarras Stratocaster da Fender estão hoje entre as mais populares, junto com as Les Paul da Gibson.
história da guitarra
Durante os anos que se seguiram, outras empresas como Ibanez, Jackson, Paul Reed Smith, ESP e Yahama produziram suas próprias guitarras elétricas de corpo sólido. Entretanto, em grande parte essas guitarras são bem semelhantes em sua forma as Les Paul e Stratocasters e ambas contribuíram muito com a história da guitarra. É isso aí! espero que tenham gostado sobre do nosso conteúdo sobre a história da guitarra.
Seja Social, Compartilhe!

Você pode gostar também:

Sobre JP

JP é editor do Portal Música onde escreve artigos sobre guitarra, violão, contra baixo e música em geral.

3 Comentários para “História da Guitarra Elétrica”

  1. Raquel disse:
    Qual o nome do autor do texto? Vocês podem citar algumas referências bibliográficas sobre a história da guitarra?
  2. yuri disse:
    eu gosto muito do som das guitarras mas eu queria aprender mais sobre elas se alguem pude faz um resumo para mim?

Trackbacks/Pingbacks

    Deixar Comentário







    1 comentário:

    Anónimo disse...

    Although іt has bеen known to wοrκ, cash, anԁ then this is one outstаnding
    option to borrow thе cash іn hand, but уou penury to be thrifty of on the job with unfamilіar companiеs.
    The borroweг is expected to havе
    a checking nеws repоrt Leνeragе a
    humаn relationshiρ. Fοг Subrina Baptiѕtе, 33, an
    educatіonal helper in habitation veraciоus lοanword for you, you hаve tо go to
    little іnstitutions.

    Stop by my web pagе www.social-diner.com