sábado, 3 de novembro de 2012

Governo colombiano e FARC reúnem-se em Cuba

O Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia reúnem-se na terça-feira na capital cubana, para discutir a logística das conversações de paz.

10:07 Sábado, 3 de novembro de 2012
2 2
O Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) reúnem-se terça-feira em Havana, Cuba, naquele que será o encontro preparatório do diálogo formal agendado para 15 de novembro na capital cubana.
Bernardo Salcedo, um dos delegados da FARC no processo de diálogo, revelou à agência Efe via correio eletrónico que a reunião esteve prevista para segunda-feira, mas será realizada um dia mais tarde.
Relativamente aos temas a abordar, a fonte apenas precisou que, entre outros assuntos, será abordada a logística das conversações de paz como o local das reuniões e aspetos relacionados com as necessidades tecnológicas.
Representantes do Governo de Juan Manuel Santos e das FARC iniciaram conversações em outubro passado em Oslo, na Noruega, tal como se tinham comprometido no chamado "Acordo geral para o fim do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura".
O acordo, dado a conhecer em finais de agosto em Havana culminou seis meses de "conversações exploratórias" e secretas em Cuba, país que juntamente com a Noruega são os garantes de um processo que é ainda acompanhado pelas autoridades da Venezuela e do Chile.
agenda do diálogo visa encontrar uma solução para o problema da terra, o abandono das armas pelas FARC, a entrada da organização da vida política, solucionar o problema do narcotráfico e a compensação das vítimas do conflito que assola a Colômbia há quase meio século.
Palavras-chave


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/governo-colombiano-e-farc-reunem-se-em-cuba=f764239#ixzz2B9pPA93Q

Sem comentários: