domingo, 11 de novembro de 2012

Frelimo reitera predisposição para dialogar com Dhlakama

Veja Aqui
O partido Frelimo reitera que está disposto a dialogar com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que actualmente vive nas matas do distrito da Gorongosa, em Sofala, desde o passado dia 15 de Outubro.
Conceita Sortane, membro da Comissão Política e chefe da brigada central da Frelimo na cidade de Maputo, voltou a manifestar essa predisposição para o diálogo, falando ontem a jornalistas à margem da divulgação dos resultados do 10º Congresso da Frelimo na capital do país.
“O líder da Renamo não foi a Gorongosa por falta de diálogo. Ele deve ter outros assuntos pessoais a tratar lá. Assuntos esses, que não nos interessam”, vincou.
Acrescentou que “houve disposição sim e ainda há disposição para diálogo, porque este assunto de ele estar lá e ameaçar a paz da população nos preocupa. Não é com a guerra que os problemas se resolvem”.
A militante da Frelimo salientou que a questão da paz é um dos assuntos que está agendado no programa de divulgação dos resultados do Congresso de Pemba, que será debatido com as populações ameaçadas com a ida de Afonso Dhlakama a Gorongosa.
“Como todos sabem, o líder da Renamo está nas matas de Gorongosa, onde uma das questões que coloca é o AGP. As populações têm que estar informadas de que o AGP já foi cumprido em tempo útil e devidamente. Neste momento, na verdade, o que interessa não é o AGP, mas sim que as pessoas estejam mais unidas porque a unidade nacional é sim um dos aspectos em foco neste momento”, referiu.
Referiu que “precisamos preservar a unidade nacional e a consolidação da paz, que foi construída e conquistada por nós próprios. A democracia também está a ser aprofundada, o que nos falta neste momento é estarmos em diálogo no sentido de preservar e mantermos a paz conquistada há 20 anos”.
No seu programa de divulgação dos resultados do 10º congresso, a brigada central da Frelimo, afecta em Maputo, irá durante os cinco dias de actividades interagir com as bases, divulgar aquilo que foram as decisões do partido, bem como interagir com os munícipes e com a população em geral sobre a situação da consolidação da unidade nacional e da paz que se comemorou este ano o 20º aniversário.
“Então é esta paz que temos que consolidá-la e para tal não passa necessariamente numa pessoa, passa por uma interacção com os munícipes em particular aqui na cidade de Maputo e porque não a consolidação da democracia no país. É na sequência dessa divulgação que nós nos encontramos aqui na cidade de Maputo, tal como outras brigadas afectas a outras províncias”, disse.

Sem comentários: