sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Exército sírio continua ofensiva contra grupos armados e mercenários | Jornal Correio do Brasil

Esses grupos são os supostos autores de disparos de morteiros
As Forças do Exército Árabe Sírio (EAS) continuam nesta sexta-feira a ofensiva contra grupos armados e mercenários em diferentes províncias do país, segundo afirmaram fontes oficiais. Deslocamento de soldados, equipamentos bélicos e o voo de helicópteros confirmam a continuação das ações em áreas de Damasco Campo, periférica à capital, onde na quinta o EAS perseguiu grupos armados na zona de Al-Liywan, perto da localidade de Daraya.
Esses grupos são os supostos autores de disparos de morteiros contra áreas povoadas dos bairros de Mezzeh (oeste) e Al-Medan (Leste), na capital, que deixaram vários mortos e feridos esta semana.
Dessas ações, participam tanques, veículos de artilharia e soldados de infantaria do Exército, segundo constatou a Prensa Latina, no lugar onde começou a operação.
Ontem, explodiu um carro-bomba em Najha, na localidade de Al-Sayyeda Zainab, em Damasco Campo, matando três pessoas e ferindo várias outras, dando continuidade à onda de atentados desenvolvidos pelos grupos armados contra civis.
Nessa região, foram desativados outros dois artefatos explosivos na estrada que liga Al-Sayyeda Zainab e Al-Bahdaliya, na mesma província, disse uma fonte militar.
Em Alepo, a 350 quilômetros ao Norte da capital, grupos armados dispararam com metralhadoras DShK contra uma manifestação popular em Al-Marjeh, matando duas pessoas e ferindo várias outras, porque pediam a saída desses grupos do povoado, indicou uma nota da agência de notícias Sana.
A agência Síria destacou também a morte de mercenários sauditas, tunisianos e de outras nacionalidades em diferentes confrontos no país, o que na opinião de observadores reafirma a ingerência externa e a participação de estrangeiros armados na crise Síria.
A eliminação de um grande número de integrantes dos grupos armados e de recursos logísticos reitera a disposição das autoridades sírias de ir até as últimas consequências no conflito, estimam comentaristas políticos.
Num cruzamento em Jalaghim-al-Sfeireh, uma zona rural de Alepo, foram destruídos seis caminhões carregados de armas e munições. Na operação, os motoristas do comboio foram mortos, entre eles alguns de nacionalidade saudita, informou a agência Sana.
Durante as ações em várias regiões do país foi eliminada uma grande quantidade de veículos de artilharia usados pelos grupos armados em suas operações, em especial em Alepo, Idleb, Damasco Campo, Daraa, Deir Ezzor, Homs e Hama.
Além disso, na província de Latakia (Oeste), forças governamentais apreenderam 60 quilogramas do explosivo C4, muito utilizado nas últimas semanas em diferentes atentados terroristas no país.
Em Daraa (Sul), foi apreendido um importante carregamento ilegal de armas em Tal al-Khudr, que, segundo a Sana, incluía 13 mísseis de fabricação israelense, três dos quais eram antitanques, uma metralhadora PKC, lança-foguetes RPG e outras armas, munições e narcóticos, disse uma fonte do governo provincial.

Compartilhe esta matéria:

Sem comentários: