quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ex-deputado que denunciou «mensalão» condenado a sete anos prisão

Roberto Jefferson é o atual presidente do Partido Trabalhista Brasileiro(Foto de arquivo) (foto D.R.)
 
O atual presidente do Partido Trabalhista Brasileiro e ex-deputado Roberto Jefferson, que denunciou o caso «mensalão», foi condenado, esta quarta-feira, a sete anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro.

Acusado de corrupção passiva e de branqueamento de capitais, Jefferson foi beneficiado por ter sido denunciado o esquema, em 2005, quando, ao ser acusado de corrupção o chamado pagamento do «mensalão», um esquema de desvio de fundos públicos para comprar apoio político durante a presidência de Lula da Silva.

O caso está a ser julgado há cerca de quatro meses pelo STF que reduziu a pena de Jefferson, que seria de dez anos, seis meses e dez dias, para um terço devido à «colaboração voluntária», sendo condenado o ex-deputado a sete anos e 14 dias.

O atual presidente do Partido Trabalhista Brasileiro foi também condenado a pagar uma multa de 720.800 reais (266.500 euros).

Dos 25 réus considerados culpados pelo «mensalão», 23 já conheceram a pena, entre os quais José Dirceu, o ex-ministro da Casa Civil e braço direito de Lula da Silva, que foi condenado a dez anos de prisão.

Sem comentários: