segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Empresa russa vai extrair petróleo no Iraque: Voz da Rússia

12.11.2012, 13:12
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Bashneft, Iraque, petroleo
© Colagem: Voz da Rússia

Após a Lukoil, envolvida no desenvolvimento do depósito de Qurna Ocidental 2 no Iraque,outra empresa russa vai operar no país – a Bashneft. Em Bagdá foi assinado um contrato para a sua participação na exploração e extração de hidrocarbonetos nas províncias de Najaf e Muthanna.

Estas áreas fazem parte de uma região não explorada - o deserto ocidental com as maiores reservas de petróleo no Iraque. A compensação pelo óleo extraído será de 5 dólares por barril, e os pagamentos começarão quando o volume de produção chegará aos 25 por cento. A atitude positiva de Bagdá para com empresas de petróleo russas pode ser explicada pelo fato de elas oferecerem condições benéficas e exploração geológica de qualidade, diz o analista independente Dmitri Liutiagin:
“Aqui é importante o papel da experiência de empresas russas na organização e exploração de depósitos, bem como sua capacidade de atrair capital. A Lukoil e a Bashneft têm os meios necessários para entrar em novas regiões. Além disso, as próprias empresas russas estão interessadas, elas querem aproveitar todas as oportunidades, particularmente as associadas com a expansão na região que é a primeira em reservas de petróleo.”
Para empresas estrangeiras que desejam trabalhar em um país como o Iraque, a questão de riscos surge inevitavelmente. Recentemente, o chefe da Comissão Nacional de Investimento do Iraque Sami al-Araji disse que as autoridades estão apostando no crescimento das vendas de recursos energéticos e na melhora do clima de negócios para atrair investimentos. Os líderes iraquianos estão tentando se posicionar como gerentes confiáveis e responsáveis, e o seu território – como absolutamente seguro, nota o diretor do Fundo de Segurança Nacional de Energia Konstantin Simonov:
“Mas na realidade, é claro, as empresas russas vão assumir riscos políticos, obviamente. Porque em geral a situação no Iraque não é tão estável. Há sérios problemas ligados aos curdos. E não importa o que diz o governo iraquiano, entendemos que o Iraque – não é o lugar mais favorável para investimentos.”
Declarações políticas são, sem dúvida, importantes, mas é preciso ver o quanto elas serão realmente aplicadas em prática, enfatiza o diretor do Fundo de Desenvolvimento de Energia, Serguei Pikin:
“Se tal entendimento existe ao nível da liderança do país, então há chances. E o facto de que companhias estão voltando indica que mudanças estão ocorrendo, que a situação está melhorando. Empresas russas têm tradicionalmente trabalhado no Iraque. A situação no país agora estabilizou um pouco, e isso favorece a continuação do investimento em exploração geológica.”
Segundo especialistas, o Iraque tem enormes reservas de petróleo. Não por acaso estão aqui presentes os jogadores mais importantes do mercado de petróleo, enquanto os novos, como por exemplo as empresas Chinesas, gostariam de reforçar suas posições. No caso de empresas russas, elas estão expandindo sua presença no Iraque. Além da Lukoil e Bashneft, a companhia russa Gazprom-neft também está desenvolvendo o campo de Badra. O Governo do Iraque está considerando a possibilidade de substituir a empresa norte-americana ExxonMobil por empresas russas no projeto Qurna Ocidental 1.
Por quem exatamente – ainda é desconhecido, mas é possível que venha a ser a Lukoil, que está trabalhando em Qurna Ocidental 2. A exploração pela empresa de dois grandes campos vizinhos daria um bom efeito de sinergia.

Sem comentários: