quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Deputado da Renamo acusa FIR de assassinar garimpeiros ilegais

Na província de Cabo Delgado
 
Maputo (Canalmoz) – O deputado da Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Cabo Delgado, Mussitabigo Átimo, acusou a Força de Intervenção Rápida (FIR) de estar a semear terror nas minas de Namanhumbir, distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado.
Átimo, que fez esta denúncia a partir do parlamento, disse que já foram reportados casos de cinco cidadãos nacionais e um estrangeiro que foram mortos pela FIR.
A estes, juntam-se centenas de feridos graves, segundo disse o parlamentar, que foram baleados pelos agentes, a mando do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique em Cabo Delgado.
“Em plena realização do 10º Congresso da Frelimo, a FIR baleou mortalmente 5 cidadãos nacionais, um estrangeiro e 7 garimpeiros que foram enterrados vivos com recurso a uma máquina caterpillar”, disse.
Segundo o deputado, a FIR assassina sob pretexto de estar a combater-se o garimpo ilegal.
“Diante dessas acções bárbaras, a população de Namanhumbir viu-se obrigada a revoltar-se. Em consequência disso, foi parcialmente destruída a Escola Primária Completa e o edifício onde funciona a administração do posto”, disse o parlamentar que segundo ele, tudo aconteceu longe da Imprensa e as autoridades locais tentaram ocultar os factos. (Cláudio Saúte)

Sem comentários: