sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Crocodilos matam 21 pessoas e ferem outras nove em Sofala

Pelo menos 21 pessoas foram mortas e nove sofreram ferimentos graves depois de terem sido atacadas por crocodilos de Janeiro a Outubro na província de Sofala.
O número de óbitos e de feridos mostra que o conflito homem-fauna bravia é preocupante neste ponto do país, havendo a necessidade de fortes medidas para a mitigação do fenómeno.
Dos casos registados, 16 ocorreram no distrito de Marromeu, atravessado pelo rio Zambeze, onde abundam aqueles anfíbios, para além de hipopótamos e outros animais ferozes.
As outras vítimas foram mortas ou feridas nos distritos de Chemba, Caia, ambos banhados pelo rio Zambeze, Búzi e Nhamatanda.
De acordo com o director provincial da Agricultura de Sofala, Miguel Coimbra, o sector que dirige tem vindo a desenvolver acções de mitigação do conflito homem-fauna bravia, sobretudo nas zonas ribeirinhas e regiões onde abundam os elefantes.
A título de exemplo, segundo Miguel Coimbra, nas comunidades localizadas ao longo dos rios, o sector da Agricultura tem vindo a incentivar a colocação de ceias para a lavagem da roupa, visando evitar que as pessoas recorram aos rios, para além de promover a abertura de fontes de abastecimento da água.
“A medida vai permitir que as pessoas não frequentem aos rios para a busca da água para o consumo e lavagem da roupa, onde com frequência aparecem crocodilos “ – sustentou Miguel Coimbra.
Referindo-se às zonas com elefantes, a nossa fonte disse que está a decorrer um processo de forma a evitar que as pessoas instalem habitações nos corredores por onde estes animais frequentam.
Explicou que o elefante é um animal que nunca esquece o caminho por onde passa. Sendo assim, quando uma pessoa constrói no lugar por onde o animal habitualmente passa, ocorre um conflito.
Referiu que a outra forma de mitigação do conflito homem-fauna bravia passa pela Agricultura distribuição de armas de fogo às comunidades, para que possam afugentar ou abater os animais problemáticos.
Entretanto, o conflito homem-fauna bravia manifesta-se de diversas formas e inclui, para além de perda de vidas, a destruição de propriedades, culturas e infra-estruturas, bem como perturbações na vida quotidiana das comunidades ou nos corredores e habitats dos animais bravios.
Em Sofala as disputas entre humanos e animais selvagens são mais frequentes nas zonas localizadas ao longo dos rios, parques, reservas e coutadas, onde a densidade animal é mais elevada.
Em: http://www.diariomoz.com/index.php/sociedade/4835-crocodilos-matam-21-pessoas-e-ferem-outras-nove-em-sofala

Sem comentários: