quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Confrontos entre manifestantes e polícias (com vídeo)

Na rua ao minuto

                    

Manifestantes e polícia entram em confronto. Elementos do corpo de intervenção avançaram tipo "arrastão" e carregaram sobre os manifestantes. Há feridos dos dois lados e detenções.

Alexandra Simões de Abreu e Rosa Pedroso Lima (www.expresso.pt)
10:20 Quarta feira, 14 de novembro de 2012
Última atualização há 3 minutos
18h24 - S. Bento - Já não há manifestantes frente ao Parlamento. Polícia barra ruas de acesso.

18h22 - S. Bento - Continuam confrontos. Polícias faz cinco detenções, pelo menos. Há feridos entre manifestantes e a polícia.



18h16 S. Bento - Confrontos entre manifestantes e polícia. Há duas horas que o clima estava muito tenso. Manifestantes atiraram pedras aos polícias que estavam na escadaria durantre cerca de 45 minutos

18h14Garcia Pereira está com um grupo de amigos que combinam, "vamos lançar uma palavra de ordem", e começam a gritar "assassinos".

17h26 - Manifestantes arrancam pedras da calçada para atirar aos polícias.

17h26 - Grafitaram o escudo de um polícia com a palavra "Povo". O agente retirou-se e o escudo desapareceu.

17h07 - S. Bento - Manifestantes atiram garrafas, balões com água e tinta. Polícia desce a escadaria. O dirigente sindical dos estivadres apelou para que estes recusassem e não participassem na confusão.

17h00 - S. Bento - Derrube de barreiras por elementos marginais à CGTP e aos estivadores. Manifestantes mais jovens, vestidos de preto, alguns com capuzes, caras tapadas com cachecol, outros com máscaras.

16h40 - Praça da Liberdade, cimo da avenida dos Aliados - Manifestação sem incidentes mas com muitos sinais de revolta e inconformismo. A CGTP terminou com anuncio de grande concentração frente à Assembleia da República dia 27 de novembro contra a provação final do orçamento de Estado.

16h21 - rua de Santa Catarina "Está na hora, está na hora desta gente se ir embora", é o cântico mais ouvido. Outras palavras de ordem: "Passos para rua, Relvas doutor horroris caca,", "É só cortes e roubas a quem vive a trabalhar", "A troika e o FMI fora daqui."

16h20 - rua de santa Catarina - entre manifestantes e pessoas a assistir serão mais ou menos cinco mil.

16h09 - Arménio Carlos desafia Cavaco Silva a desta vez vetar o Orçamento de Estado.

16h05 - rua Sá da bandeira, Porto - Manifestantes sobem pacificamente a rua. Serão cerca cinco mil pessoas. Muitas gritos, palavras de ordem.

15h59 - rua Sá da bandeira, Porto - Muitas bandeiras da GTP, gente de todas as idades. Algumas tarjas de sindicatos, designadamente do dos Professores do Norte, dos Trabalhadores do Comércio e Serviços de Portugal, e dos psicólogos.

15h55 - S. Bento - Chegam mais polícias do corpo de intervenção. Assobios e petardos por parte do estivadores. Do lado da CGTP, grita-se "O Povo unido jamais será vencido".

15h51 - S. Bento - Quatro agentes do corpo de intervenção surgem com quatro cães. Assobios por parte dos estivadores.

15h50 - S. Bento - estivadores chegam ao PArlamento mas não se juntam À mang"festação da CGTP e dirigem-se para o lado direito. Há agora duas manifestações frente à escadaria.

15h48 - S. Bento - A cabeça da manifestação já chegou ao Parlamento. Arménio Carlos vai falar de improviso e de costas para o Parlamento.

15h45 - Travessa do Convento de Jesus - segunda parte da manifestação interrompe trânsito automóvel. Alguns estivadores batem nos capots, mas tudo se resolve sem altercações.

15h35 - Calçada do Combro - Estivadores não seguem a manifestação e quebram-na ao meio. E viram na Travessa do Convento de Jesus, percorrendo ruas que não estão vedadas ao trânsito. Levam atrás de si os movimentos "não alinhados".

15h26 - Largo do Camões - Testemunha conta ao Expresso como foi o desacato à saída da Praça do Comércio."Dois agentes à paisana tentaram agarrar dois indivíduos que não são estivadores", disse, explicando que alguns estivadores e outros manifestantes voltaram para trás e forçaram os supostos polícias a largar as pessoas. Os supostos agentes desistiram, então, mas ficaram com a mochila de um dos indivíduos que tinham agarrado.

15h13 - Rua do Carmo - "Vítor Gaspar és muito lento à falar e quando abres essa boca dás orgulho ao Salazar", é uma das palvras de ordem dos desalinhados que integram a manifestação.

15h05 - Rua do Carmo - diferença nítida entre a parte de trás da manifestação, onde estão os estivadores e movimentos não alinhados e a parte da frente da manifestação, onde se encontra a comissão executiva da CGTP.

15h03 - Rua do Carmo intensificam-se os petardos.

15h02 - Rua do Carmo - os manifestantes sobem a rua e há quem aproveite para fazer negócio e grite "Olha a garrafa de água", tendo três garrafas na mão.

15h - Praça da Liberdade, Porto - Multidão concentra-se para iniciar desfile da manifestação convocada pela CGTP.

15h - Rossio - "É preciso, é urgente um política diferente", e "Contra a exploração, a luta é a solução", são as principais palavras de ordem".

14h53 -Rossio - Manifestação sai com atraso. Estivadores vão integrados no desfile rumo ao Parlamento.

14h30 - Rossio - estivadores chegam ao Rossio, onde se encontram com os manifestantes da CGTP. É impressionante o número de cidadãos com máquinas fotográficas e de filmar, ipads, que tentam captar o que se vai passando.

14h13 - Praça do Comércio - Vários rebentamentode petardos.

14h12 - Praça do Comércio - Pequenos desacatos com carrinha da PSP, que estava no arco aa rua Augusta. Um indivíduo que não é estivador lança um petardo.

14h11 - Praça do Comércio - Manifestação dos Estivadores chega ao Terreiro do Paço numa marcha marcada or alguns petardos e palavras de ordem como "Passos escuta, és um filho da puta".

14h - Cais do Sodré - Os manifestantes começam a sair em direção ao Rossio. Já rebentaram três petardos.

13h47 - Sede da CGTP - Sobre as declarações do primeiro-ministro PAssos Coelho a propósito da coragem dos trabalhadores que foram trabalhar disse Arménio Carlos: "Neste país, há lugar para tudo, até para dizer disparates".

13h30 - Sede da CGTP - Conferência de imprensa: Elogios à adesão "muito significativa do setor privado" à greve geral".

13h15 - Cais do Sodré - O Movimento dos Indignados e jornalistas chegaram, primeiro do que os estivadores que só agora começam a aparecer.

13h15 - Sede da CGTP, rua Vítor Cordon, Lisboa - É "uma das maiores greves de sempre", diz o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.

12h45 - Cais do Sodré - Ainda não há sinal dos estivadores que marcaram encontro aqui, para as 13h.

12h40 - Cais do Sodré - Os polícias foram os primeiros a chegar. Há dez minutos, duas carrinhas com vários agentes estacionaram no inicio da 24 de julho. Pouco depois chegaram mais sete agentes montados em motas.

12h30 - Sede da CGTP, rua Vítor Cordon, Lisboa - começam a chegar os dirigentes da central sindical que andaram na ronda pelos serviços públicos. Estão satisfeitos com adesão. Às 13h, haverá uma conferência de imprensa para o primeiro balanço. Às 14h30, concentração no Rossio para a manifestação até ao Parlamento.


Palavras-chave
Relacionados


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/confrontos-entre-manifestantes-e-policias-com-video=f766817#ixzz2CDxMOTJF


Sem comentários: