segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Chanceler francês vai se reunir com líderes da oposição síria na terça-feira

 

Oposicionistas sírios formaram nova coalizão que contesta regime atual.
Ministro sinaliza que França pode reconhecer a entidade.

Da AFP
Comente agora

O ministro francês de Relações Exteriores, Laurent Fabius, anunciou nesta segunda-feira (12) que vai se reunir no dia seguinte no Cairo com autoridades da coalizão da oposição síria, levando a crer que a França pode reconhecer esta entidade ao final desta reunião.
A nova coalizão síria de oposição a Assad foi criada no domingo (11) em Doha e busca reconhecimento externo.
Ministro francês de Relações Exteriores, Laurent Fabius, fala nesta segunda-feira (12) em Trípoli, na Líbia (Foto: AFP)Ministro francês de Relações Exteriores, Laurent Fabius, fala nesta segunda-feira (12) em Trípoli, na Líbia (Foto: AFP)
Perguntado se a França poderia anunciar o reconhecimento da "coalizão nacional" da oposição síria, Fabius se limitou a dizer: "A França em sua história sempre tomou a iniciativa".
"François Hollande e eu, desde o mês de agosto, vínhamos dizendo que era preciso unir a oposição e que se esta união da oposição realmente se concretizasse, neste momento poderíamos falar de reconhecimento. Estamos caminhando nesta direção, então estamos ansiosos", acrescentou.
Fabius descartou uma intervenção militar internacional, como foi o caso na Líbia em 2011, considerando que as condições não são "as mesmas", mencionando o poderio das forças do regime sírio e o apoio de "países importantes" ao presidente Bashar al-Assad.
Arte Síria Cronologia 08 11 2012 37 mil mortos (Foto: Arte/G1)

Sem comentários: