sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Canalmoz - Edição de 16 de Novembro de 2012


Subida do preço de chapa:
Quando a última palavra cabe ao povo
Munícipes de Maputo e Matola chumbam a decisão da edilidade de agravar a tarifa de “chapa”, sem antes criar condições para um serviço de transporte digno
Maputo (Canalmoz) – A bancada da Frelimo na Assembleia Municipal de Maputo, decidiu por voto maioritário agravar a tarifa do transporte público e semi-colectivo urbano, respondendo, assim, positivamente à proposta do conselho municipal local, também dirigido pela Frelimo.
Parlamento Juvenil diz que o povo não pode ser sacrificado pelas elites
Maputo (Canalmoz) - Na sequência das manifestações contra o agravamento da tarifa dos transportes dos habituais 05 e 07 meticais para 7.5 e 9 respectivamente, o Parlamento Juvenil emitiu uma nota a saudar a população que saiu a rua para protestar contra a carestia da vida e solidarizar-se com os munícipes que verão as suas contas domesticas complicadas.
Canal de Opinião
Por: Noé Nhantumbo
Manifestações em Maputo colocam o governo na defensiva
Pressão da Gorongosa e insatisfação urbana complicam as contas de Maputo?...
- Que dizem os porta-vozes e defensores do “bom estado da nação”?
Beira (Canalmoz) - De uma maneira directa e inconfundível a pressão sobre o governo da Frelimo aumenta a cada dia que passa.
Apesar da lei de probidade pública estar já em vigor
Servidores públicos continuarão a acumular empregos no Estado
- Mas a situação tem dias contados
Maputo (Canalmoz) - Já estar em vigor, desde ontem, quinta-feira, a lei de probidade pública, que prevê entre várias medidas, obrigatoriedade do servidor público de declarar os seus bens, proibição do mesmo de auferir mais de um salário no aparelho do Estado, como é o caso dos deputados que são ao mesmo tempo administradores em empresas públicas ou participadas pelo Estado.
Durante um programa de 5 anos
EUA disponibilizam 10 milhões para fortalecimento da imprensa em Moçambique
Maputo (Canalmoz) – Foi lançado ontem em Maputo, o Programa de Fortalecimento da Media, da iniciativa do governo norte-americano, através da sua agência de desenvolvimento internacional (USAID), a ser implementado em Moçambique durante 5 anos, pela IREX.
Frelimo anuncia equipa que vai negociar com Dhlakama
Maputo (Canalmoz) – Um comunicado da comissão política do partido Frelimo, enviado ao Canalmoz, anuncia que este partido criou uma comissão que irá negociar com a Renamo para chegar a um consenso sobre as reivindicações que levaram Afonso Dhlakama a se mudar de Nampula para as matas de Gorongosa.
Canal de Opinião
Por: Ricardo Santos
Tecnologias da Miséria
Os abusos, que destroem as boas instituições, têm o privilégio fatal de fazer subsistir as más. (Pierre-Édouard Lémontey)
Maputo (Canalmoz) - Há muito que me elevo contra a opulência e consumismo que pululam na nobre fauna que é a nossa classe média-alta endividada à banca e sem trocados para mandar cantar um cego.
Agenda cultural para o fim-de-semana
Maputo (Canalmoz) – Nem o agravamento da tarifa de transporte deverá evitar a merecida recreação e descontracção no final de semana que hoje inicia. Encontre aqui as sugestões sobre os eventos de entretenimento na capital do País e arredores.
Standard Bank lança novos produtos financeiros
2012_11_16_001
Carlos Madeira, director da área de Mercados Globais do Standard Bank
Maputo (Canalmoz) - O Standard Bank acaba de introduzir no mercado nacional dois produtos financeiros inovadores, nomeadamente ”FX option” e ‘”Contract for Exchange”’, visando a cobertura do risco cambial para os importadores e exportadores que tenham exposições em moeda nacional ou estrangeira, para além de operadores que detenham responsabilidades financeiras numa moeda diferente das suas receitas.

Sem comentários: