terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cabo Verde - É necessário reclamar seriedade e responsabilidade


Por José Veiga
Acabei de sair do Parlamento onde estive a acompanhar o debate sobre o Orçamento de Estado para 2013, e, mais uma vez, fiquei com a sensação de que se os cabo-verdianos assistissem pelo menos uma vez a discussão do orçamento do Estado ou se assistissem a algumas sessões sobre outras matérias na Assembleia Nacional, no final da sessão, reclamavam os seus votos de volta, por várias razões, mas, sobretudo porque há uns deputados que vão lá apenas para dormir, outros que vão apenas perturbar e outros que vão apenas bater palmas, outros que vão apenas fazer o “corro” de fundo, coisa que podemos fazer perfeitamente e gratuitamente nas sessões comunitárias, poupando recursos do Estado.

É necessário reclamar seriedade e responsabilidade em matérias de relevante interesse nacional!

Até lá, creio...
ser fundamental que sejam promovidos debates sobre orçamentos e outros assuntos de relevante interesse nacional em outros espaços, que sejam debatidos profundamente ainda na sua fase de construção, em universidades e ciclos de tertúlia, em assembleias comunitárias e grupos organizados, e remeter subsídios e pareceres ao parlamento e outros centros de decisão.

Amanhã estarei lá outra vez, espero que os deputados tenham acesso a este post antes da sessão de amanhã, não porque estou certo, mas, para provarem que estou errado fazendo diferente, centrando o debate no Orçamento de Estado e discutir com seriedade, responsabilidade e coerência, valorizando o voto de cada cabo-verdiano no que tange a sua representação e condução dos destinos de Cabo Verde.

Uma noite de reflexão a todos!!!
See translation
Like · · · 17 hours ago
  • Nie Barbosa and 6 others like this.
  • Helena Fontes Concordo, e, ainda mais, que essas sessões parlmentares sejam SEMPRE transmitidas em directo pela tevec, para que a Nação crioula possa ver como certos e habituais deputados de meia tigela se comportam na discussão e aprovação de diplomas legais que têm a ver com a nossa vida e a vida de Cabo Verde! Hum...no fundo é o respeito que têm pelos caboverdianos.... triste go
  • Gilson Pina Como não estive presente, não vou comentar o post em si, mas dando seguimento à tua ideia, posso dizer que se o debate for remetido para a praça pública, nunca este orçamento será aprovado... convém que continue ali como está...
  • Dulce Dêa Andrade e os partidos...cada vez mais teem culpa na escolha de deputados! Pena que a maioria vota no partido e seu lider... mas ao menos defendessem os interesses do que Povo que os elegeu.
  • Miguel Duarte concordo,os partidos politicos tem de analisar o desempenhos dos seus deputados, muitos , deixa a desejar.
  • Dulce Dêa Andrade Miguel Duarte,infelizmente para as eleiçoes legislativas poucos se dao ao trabalho de conhecer as listas de deputados!!Saber quem vai os representar.
  • Maria Veiga Isto dá no que temos!!! pessoas preguiçosas e malcriadas sentadas nas cadeiras do povo, ignorando toda a dignidade que a casa parlamentar merece!
  • Simplesmente Maria Não sei se não há uma suspeição geral sobre o parlamento e os deputados. Em todo o mundo se veem reações parecidas. Claro que se pode mudar e melhorar a qualidade média dos deputados mas não se pode esquecer que o parlamento é uma assembleia representativa e deve incluir gente de várias proveniencias. Muitas vezes as críticas trazem por detrás um preconceito político contra a representação democrática. Eu critico, é precisi e é possível melhor mas estou atenta também a estas suspeições
  • Pedro Centeio Nao se pode fazer omoletes sem ovos. Neste caso a assembleia tem os deputados que os partidos merecem, eram bons para ganhar votos e fortalecer/beneficiar amizades mas fracos em massa critica.
  • Adilson Graça Jesus Pedro Centeio, pior é k nem para isso eram...há deputados na nossa AN que até hoje pergunto como foram parar às listas... José Veiga, parece que andaste a ler os meus pensamentos...infelizmente a casa maior da política cabo-verdiana é provavelmente o pior exemplo para a nossa sociedade...como promover a maturidade política da nossa democracia, se o nosso parlamento nunca debate os assuntos importantes do país...preferem sim partir para conversas de chacha, em vez de realizar um combate político que seja esclarecedor e permita aos cidadãos saberem daquilo que realmente passa no país...
  • Jose Vaz Furtado Meu caro! Espero que essas acaloradas discussões venham a surtir algum para a melhoria do OGE 2013. É claro que esse documento é ainda uma proposta, daí que todos os subsídios sejam bem vindos porque, quando acabado, o instrumento passará a ser a Bíblia dos cabo-verdianos. Do meu ponto de vista o OGE 2013 deverá reflectir as aspirações e ambições de todos os cidadãos desse país por que o futuro é incerto. Como diz a Ministra das Finanças, temos que ver o OGE como uma oportunidade de negócio. Afinal um orçamento é sempre um orçamento, carregado de previsões.
  •  

Sem comentários: