sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Boato sobre manifestações movimenta batalhões policiais

Entrada em vigor da nova tarifa de “chapas”
 
Maputo (Canalmoz) – O boato posto a circular de uma alegada manifestação que teria lugar esta quinta-feira, 01 de Novembro, nas cidades de Maputo e Matola, em contestação à subida do preço de “chapa”, deixou o Governo assustado e colocou batalhões da Policia nas ruas da capital, para reprimir uma eventual rebelião.
A Assembleia Municipal aprovou a subida do preço de transporte urbano dos actuais 5 meticais para 7 meticais e dos 7,5 para 9 meticais. A entrada em vigor da alteração das tarifas continua a ser ensaiada pelo Governo, antes de ontem circulou em Maputo a informação de que a efectivação da tarifa do transporte seria ontem, primeiro dia do mês de Novembro.
Em resposta ao boato e como forma de prevenção, o Governo despachou agentes da Polícia de Protecção e da Intervenção Rápida para os locais considerados prováveis focos das manifestações, nomeadamente a rotunda de Missão Roque, no mercado Benfica, na paragem do terminal de semi-colectivos, no bairro Zona Verde, no bairro do Jardim ao longo da Estrada Nacional nº1; na zona do Estádio da Machava concretamente no cruzamento entre Av. 4 de Outubro e Eduardo Mondlane; na “Junta”, terminal de transportes interprovinciais, entre outros lugares.
Logo pela manhã, nestes locais havia aparatos policiais em viaturas. Os policiais estavam munidos de armas de fogo, AK47.
Na verdade, o desespero do Governo tem que ver com o saldo das últimas manifestações (05 de Fevereiro; 01 e 02 2008 de Setembro de 2010). Desde lá o problema de transporte e custo de vida continuam a subir perante a incapacidade do Governo em resolver o problema. Tudo indica que o Governo já não tem ideias e a única solução é escudar-se atrás da Polícia que ganha por volta de 2500 meticais como salário mensal.
David Simango acalma a população
Por sua vez, o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), David Simango, veio ao público acalmar a população sobre a alegada subida de preços de “chapas”, que segundo boatos entrariam em vigor a partir de ontem. Simango garantiu que a nova tarifa ainda não está em vigor, pois nenhum transportador foi autorizado para cobrar o preço recentemente actualizado. A fonte explicou que o município ainda não determinou a data para esta tarifa entrar em vigor, sendo que ainda está a estudar as melhores maneiras de fazê-lo.
“Acordámos com a FEMATRO para avisar seus transportadores para não agravarem a tarifa de chapas antes do aviso do município. Agora, o município está a trabalhar com outras entidades de modo a encontrar melhores maneiras oportunas para anunciar a nova tarifa”, explicou o presidente CMCM.
Escassez de “chapas”
Logo às primeiras horas da manhã de ontem (entre 5 e 7 horas) nas cidades de Maputo e Matola assistiu-se a um fraco movimento de transportes semi-colectivos de passageiros e até mesmo de viaturas particulares. A crise de “chapas” prejudicou muita gente, entre trabalhadores e estudantes. Os transportadores receavam eclosão de manifestações populares devido ao boato posto a circular, por desconhecidos que indicavam o agravamento da tarifa de transportes para ontem. O novo tarifário foi revisto e aprovado pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo a 25 de Outubro passado, mas ainda não tem data para entrar em vigor. O Governo anda com medo de autorizar a sua entrada em vigor. (António Frades)

Sem comentários: