terça-feira, 13 de novembro de 2012

Angola: Como se transforma uma fraude eleitoral em vitória democratica (I) - Fernando Vumby

 Em http://club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=12755:angola-como-se-transforma-uma-fraude-eleitoral-em-vitoria-democratica-i-fernando-vumby&catid=17:opiniao&Itemid=124

Alemanha - Como o previsto finalmente a botota pegou , e deu a secreta a oportunidade para conhecer novos opositores á controlar , que até aqui andavam embarrados. Mais mesmo longe de imaginarmos , como reagirão os militares , a sociedade civil e os partidos políticos da oposição real no geral , perante tal humilhação.
Fonte: Club-k.net

ImageJES segue a sua tragetória feliz ou infeliz pouco importa , porque afinal a história se repetiu , e as coisas correram-lhe conforme tinha planeado.

Assim acabam-se os pesadelos de um povo que desde á muito tempo deixou de sonhar , porque fazê-lo tornou-se uma grande aventura e tarefa cansativa.

E agora ?

Cada um que tire as suas conclusões porque se se falava em eleições elas ai estão , e eleições foram , são e serão sempre eleições, com aldrabices ou não.

Os aldrabados que estivessem mais atentos e não acreditassem tanto nas conversas fiadas e nos abraços fingidos entre uns e outros.

A população coitada mesmo pensando com a barriga participou da forma como pude , e lhe foi permitido pelo regime , e se o seu apoio , repudio ou voto foi transformado em matéria para fraude que culpa tem ele ?

JES mostrou mais uma vez de que em Angola , como ele não há igual , criou uma CNE ao seu jeito , elaborou ele próprio o desenho da fraude , eliminou os partidos que quis , não deu cadernos eleitorais e só convidou para observador quem ele quis.

E no final o que faltava mais para quem já tinha dado ordens aos seus famigerados tribunais para que não aceitassem reclamações dos batotados , senão passear nas calmas de inaugurações em inaugurações !

E as leis , mas que leis ?
Quis lá saber das leis , se a lei é ele mesmo !

Se assim são todos os autoritários , antidemocráticos os que mantém seus países debaixo de uma ditadura repressiva , os que fingem que aceitam partidos políticos da oposição , porque razão o ditador angolano teria que ser diferente ?

JES , segue a sua tragetória de peito aberto e sem qualquer receio seguro de que é o maioral porque tem dinheiro , armas e homens que o veneram como se fosse o seu Deus.

Oposição e manifestações , o que é isto ?

Essas são severamente reprimidas , punidas , humilhadas e manipuladas sempre que for preciso para gargalhada de uma plateia de santos que aplaudiram a morte de Savimbi , Nfulupinga , Ricardo Melo e o ponta-pé do PRS agora

Com essas eleições mesmo com tanta batota , JES acaba de legitimar o seu poder interna e externamente e está se marimbando que alguns partidos da oposição a impugnam.

Ele não perde tempo e nem se preocupa com choros de " famintos " até porque á bicha de países para reconhecerem os resultados mesmo que fraudolentos já se formou , e quem o fizer tem o lugar garantido para o paraíso da corrupção mundial.

É verdade , os angolanos perderam uma grande oportunidade para mudanças ao partirem para essas eleições confiantes de que seu voto seria respeitado .
Meu Deus !
Mais como é que se pode confiar ?

Eu avisei tantas vezes e acredito que tenha havido muito cuidado mais como é que se poderia contornar um regime tão mal intencionado como o nosso ?

Como não havia confiança , então o melhor não era deixar de participar de um acto que desde o seu nascimento já estava viciado e partirmos para outras formas de luta ?

Mesmo sem armas e sem sangue quantos regimes já não foram postos em debandada , por este mundo fora ?

Claro , não por povos especiais como o nosso , que se esquece facilmente de quem lhe faz e quero o seu bem ( exemplo : David Mendes ) advogado do povo na hora que precisou , contam-se nos dedos de uma mão , quantos meteriam sua cabeça no fogo para se solidarizar com ele.

Ponto mais alto da tragetória de JES mesmo ditador como é , foi o elaborar de uma constituição , com tantos parágrafos ilusórios e duvidosos mais as manifestaçõe contra ela mesmo assim , em certos casos não passaram de um mijo num copo

O homem parece misterioso !

Num país com tanta gente descontente , sofrendo a maioria as mesmas dificuldades mais na hora da verdade tudo se derrete assim deste jeito ?

Mesmo com a violência , desconfiança , raptos , assassinatos e todos os condimentos que apontavam para uma fraude , num país onde o aldrabado só tem como única alternativa queixar-se ao aldrabão .

E quando se deu conta de que a CNE é o garante da fraude em Angola então não era de pararmos um pouco antes de terem afastado os outros partidos na busca de uma outra saída ?

Uma campanha eleitoral , com socos , paulada e catanadas onde tudo valeu como alguém escreveu , mesmo assim não desencorajou os que acreditam , que em todas as circunstancias a esperança ser a última que morre.

O quê valeu o apoio inequívoco do povo , se esse apoio foi transformado em voto para quem organizou e controlou tudo como quis sem ninguém o " incomodar " ?

E agora , vai bastar o kamba do peito Durão Barroso dar a dica e a Europa acabará por reconhecer em massa os resultados de uma fraude eleitoral , transformada em vitoria da democracia no reino da corrupção.

Com a onda de campanha eleitoral que culminou com essas eleições o regime sai mais reforçado , não apenas porque reduziu á zero alguns dos seus opositores , como deu para conhecer outros opositores que andavam embarrados.

E agora é só dar as dicas aos serviços secretos para manter sobre controle , esses novos opositores descobertos agora , que andavam escondidos e deram a cara durante a campanha eleitoral.

Muitos esperançados e convencidos de que seria o fim da macacada no circo político corrupto nacional longe de imaginar que agora estariam entregues a bicharada.

Foi fácil perceber o movimento em câmara lenta , das câmaras digitais dos serviços secretos , que fotografavam de forma precisa os novos rostos que entram agora para os registos centrais da secreta .

Este é no meu entender como antigo operativo , uma das acções que qualquer regime autoritário como nosso considera como vitória até porque passa a ter mais cidadãos sob seu total controle.

E essa ideia pelo que já ouvi de antigos colegas até é repartida por muita gente , que conhece os cantos , os truques e os trutas da casa .

No fundo o regime e o seu serviço secreto controlaram de tal forma as eleições e o periúdo que antecedeu e sabiam que era importante partir os dentes da oposição utilizando toda brutalidade possível como fizeram.
Quais cadernos eleitorais ?
Se a intenção era dificultar no máximo as manobras da oposição para que não mantivessem o controle das operações eleitorais.
Qual direito do voto universal ?
Se a intenção era manter de fora e condicionar fortemente todos aqueles que incomodavam , como aconteceu com os homens do CASA-CE presos numa altura em que pacificamente queriam gritar basta.
Vamos esperar , quem sabe ainda pode haver uma reviravolta num país confirmado por muitos como um barril de pólvora.
Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby

Sem comentários: