quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Analise sobre a detenção dos quatros jovens no caso Jorge Valeiro - Eduardo de Jesus

   Em: http://club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=13584:analise-sobre-a-detencao-dos-quatros-jovens-no-caso-jorge-valeiro-&catid=17:opiniao&Itemid=124

Luanda - Depois de terem passados quarenta e três dias, devemos fazer uma analise muito cautelosa sobre o caso Jorge Valério, uma vez que este tocou a sociedade e remeteu‐nos a avalir sobre os nossos valores, possíveis causas e o que pode estar a acontecer com a juventude.

Fonte: Club-k.net
Quatro jovens presos não por haver flagrante delito ou provas que os apontam como os culpados do assassinato de Jorge Valério, mas sim como eventuais suspeitos por terem tido uma briga com o mesmo 15 dias antes do acontecido, detidos pelos familiares de Jorge Valério e levados para a segunda esquadra de policia, sito no bairro Operário no dia primeiro de Outubro, neste momento podemos considerar os mesmos como presos da família e não da policia, porque todos têm residênçia fixa e não oferecem qualquer perigo de fuga, e a lei nestes casos permite outro tipo de tratamento, mas pronto somos nós Angola.

A quando do acontecido a sociedade levantou‐se e muito bem, os órgãos de informação fizeram questão de acompanhar com todo rigor a ponto de divulgarem que os jovens presos eram então os assassinos de Jorge Valério, e nunca foi a policia a divulgar tal informação. O director da DPIC Direcção Provincial de Investigação Criminal, apareceu nos ecrãs da televisão dizendo que era um caso muito complicado e milindroso que apesar de apontados haviam muitos contra e muitos a favor, "a favor naquela altura pensamos que ninguem estava, a não ser que este oficial baseava-se nos dados da investigação que se desviavam da direcção da acusação".

Os Psicólogos, Sociologos e alguns fazedores de opinião que apareceram através dos órgãos de informação para fazerem uma avaliação e comentarem das possíveis motivações a que os jovens têm para este comportamento que é de todas as formas condenavel, todos infelizmente só sabem dizer aquilo o que é mais fácil nas suas analises e até de forma repetitiva, "que os jovens comportam‐se desta maneira por causa da ausência dos pais e o uso da internet, no caso as redes sociais". Então podemos vos assegurar Srs. Psicológos e Sociologos que não é bem assim porque alguns destes jovens no caso têm uma presença constante dos pais nas suas vidas cumprindo até com o pressuposto básico que é sentar‐se a mesa á hora do almoço com os filhos todos dias, conversar e saber realmente as preocupações destes, apesar de sabermos que os nossos filhos podem apresentar dupla personalidade, para vocês que são formados e especialistas na matéria já é tempo de investigarem mais e tentarem nos mostrar que para além desta obvia e muitas veses dita conclusão existem outras causas para o destorcimento da mentalidade dos nossos jovens.

Da forma como estes jovens foram presos tudo parecia muito fácil porque afinal a família já tinha pego os culpados e entregue a polícia, e não a polícia como órgão de lei ter investigado e chegado a conclusão que afinal havia indícios para deter os trés jovens, sendo que o quarto foi levado e entregue pelo pai, porque este acreditou no filho após lhe ter perguntado e este responder varias vezes que não tinha nada a ver com o caso, que motivações levaram este pai a ter tal atitude, será que não esta arrependido hoje? Porque até ver o seu filho poderia não ser preso pela polícia, porque a polícia não prendeu nenhum deles todos eles foram entregues a polícia pelos familiares do malogrado.

Sendo que no inicio de toda esta confusão haviam mais dois jovens na companhia dos mesmos estes saiam do almoço "Pizaria Bela Napoles" por detras das AAA para escola "Bola de Neve" bairro Alvalade e encontraram uma pequena briga entre duas meninas, e Jorge Valerio era a causa da briga e este estava presente, uma destas jovens perguntada sobre o paradeiro de Jorge Valeiro é que contou a familia da história de outra briga que aconteceu no mesmo local e dia entre Jorge Valerio e Adilson Monteiro ela por sua vez não se lembrou dos outros dois rapazes e então os familiares não prenderam os mesmos, sendo assim nem para prestar depoimento sequer foram chamados. O seu filho tambêm poderia ser um dos que não teria sido chamado.

Pois com tudo já passam quarenta e dois dias os jovens continuam presos para serem investigados como autores do crime. Porque afinal continuamos a prender para investigar e não investigar para prender.

Qualquer cidadão desta sociedade que tivesse tido uma discussão com o malogrado naquele período e fosse denunciado a família estaria então detido porque tem que se apanhar o culpado não importa se este seja ou não o verdadeiro autor de tamanha barbaridade.
Se fizermos uma analise profunda sobre a acusação e investigação podemos ver que são indicados quatro jovens como autores do crime, acusados pelos familiares do malogrado, os mesmo familiares que hoje surgem a acusar outra jovem que era a namorada de Jorge Valério, e que por declarações prestadas por ela no primeiro dia de Outubro na segunda esquadra de polícia e do seu pai num dos jornais, de que a sua filha não conhecia os quatro jovens e nunca os tinha visto. Será que estamos com isso a ver um pequeno desvio da acusação da família no que indica os presumíveis autores do crime? Afinal quem será? os jovens detidos ou a namorada do malogrado?

Num caso de homicidio não podemos adivinhar, e se temos provas sobre os factos como foi dito nestes órgãos de informação que a jovem era a autora ou então que o local do crime era uma residência do pai de um dos detidos devemos apresentar a polícia, porque assim estaríamos a ajudar estes a desvendar o mistério e esclarecer por difinitivo todo este problema e não a acusar usando os órgãos de informação o que baralha mais a sociedade na analíse do assunto colocando-nos de tal forma certos na opinião que prestamos com base no que lemos e muitas vezes pondo até em causa a idoneidade dos nossos órgãos de lei.

Os grupos conhecidos na cidade são os HDA, DA PEDRA, DA PURA PEDRA, ALAMEDA SQUAD como sendo dos mais terríveis e com varias passagens pela polícia, estamos a falar de grupos da cidade sendo que os quatro jovens são moradores da Ingombota e não pertencem a nenhum destes grupos, e pela forma como foi cometido o crime estaríamos em presença de um grupo de delinquentes altamente perigosos e profissionais. como pode jovens cometerem tal barbaridade e não terem passagem pela polícia ou pelo menos estarem ligados a grupos com alguma fama na cidade. Estranho... Trabalho de policia, ou estes jovens não estão presos como grupo? Que envolvimento teria cada um deles nesta acção, não sendo um grupo são amigos o que não declara a culpabilidade de todos no assunto só porque estava presente a quando da briga entre estes, já é tempo de separar as coisas e sabermos realmente com quem estamos a lidar e podermos assumir realmente quem é quem sem medo de sermos julgados pela sociedade por causa de algum erro cometido a quando da detenção.

Diante de tanta demora de um processo que começou a ser investigado na segunda esquadra de policia, sito no bairro Operário, depois transferido para a DPIC Direcção Provincial de Investigação Crimininal, e sendo uma investigação feita com muita responsabilidade devido o impacto que teve na sociedade a forma como foi mediatizada e não só, porque até foi abordado na imprensa internacional, os jovens foram ouvidos por investigadores e avaliados por pessoas entendidas na matéria durante trinta dias com toda cautela pela direcção desta instituição, e depois remetido ao procurador pela DPIC, para concluir com base na investigação feita, mas estes não poderam então resolver o que no início parecia fácil, desta forma é transferido o assunto para a DNIC. Direcção Nacional de Investigação Criminal, uma vez que o caso tinha atingido uma dimensão nacional e deveria ser tratado por este órgão, a questão é: Porque será que esta avaliação não foi feita logo no principio?DPIC ou DNIC?

Hoje as investigações de um caso que parecia ser obvio continuam, e os quatro jovens detidos. Como sempre prender para investigar.

Diante do crime que foi cometido e toda pressão exercida pela sociedade e familiares do malogrado e estes já terem entregue os supostos culpados a polícia a mais de quarenta e três dias o quê que pode estar na base da não conclusão rápida deste processo, Será que este terá que ser remetido a PGR Procuradoria Geral da Republica?

Ou a pergunta podera ser colocada de outra forma: Será que estamos diante dos verdadeiros culpados deste crime ou ainda por alguns erros cometidos na apreensão dos mesmos vamos ter que levar a acusação até ão fim só para não ter que assumir que o precesso não teve o inicio que deveria para se chegar aos verdadeiros culpados, e que houve alguns erros a começar pela detenção inlegal dos mesmos sem mandado de captura ou documento legal para a detenção, ou então os jovens vão ter que ser culpablizados a todo custo porque ninguém quer sair manchado nesta história, metendo em causa a instituição e seus representantes sendo que alguém tem que assumir alguma coisa.

Como alguém já disse "semear uma flor no cimento".

A nossa sociedade hoje fala muito de justiça e de valores que devem reinar nas nossas famílias a delinquência juvenil, o que o Estado tem vindo a proporcionar para que os nossos jovens possam encontrar condições para poderem ter um futuro promissor, qual é o trabalho que se faz para que os jovens tenham uma ocupação nas horas de lazer e não só, que tipo de exemplos poderam ter e copiar porque todos nós copiamos de alguêm o que queremos ser amanha, será que alguêm já parou para pensar que podemos estar a condenar pessoas inocentes e que estando presos nas condições que todos nós sabemos em contacto com criminosos confessos, podemos estar a contribuir para que mais quatro jovens enveredam para a delinquência, que mentalidade estes poderam ter caso se prove um dia ser inocentes, como poderam eles enfrentar esta sociedade uma vez expostos da maneira como foram, porque casos destes existem muitos neste país a diferença é que acontecem e ninguem fica a saber, porque a informação não chega ou porque ninguem se importa e ainda por serem pessoas humildes e pobres, este caso é muito grave e a impunidade no nosso pais já não é uma realidade, ninguém esta acima da lei.

A proporção atingida pelo impacto deste crime e a forma como como foi recebida por toda população dando espaço para uma marcha contra a violência e criminalidade com participação de grande vulto, leva‐nos a crêr que não seram os familiares dos detidos caso tenham alguma influência podendo até ser generais ou familiares dos mais altos dirigentes deste pais que teriam possibilidades de escapar a lei.

De recordar que um destes senhores é general e ele próprio levou o seu filho a polícia. Além da sociedade estar atenta todos sabemos das ligações familiares do malogrado dentro dos orgãos chaves do nosso país e dentro da própria Policia Nacional, na classe de generais e com cargo de decisão e que através da lei poderam deixar correr as investigações sem interferências planeadas tanto destes como de outros.

Queremos contribuir todos para uma sociedade justa que existam instituições fortes com capacidade de poderem proteger o cidadão, e não pessoas fortes com poder de interferir na lei.

Sem comentários: