terça-feira, 6 de novembro de 2012

Acompanhe as eleições presidenciais nos EUA: Voz da Rússia

 

6.11.2012, 21:33
Imprimir enviar por E-mail Postar em blog
eua eleições eua
EPA

Os Estados Unidos estão elegendo o novo presidente.


Atualizado às 03h24, hora de Moscou
Afluência recorde às urnas nas eleições dos EUA
A afluência às urnas nas eleições estadunidenses poderá ser um recorde dos últimos 100 anos, segundo se depreende das declarações das autoridades estaduais dos EUA e das informações dadas pelas mesas de voto por todo o país.
No estado de Massachusetts a afluência foi de cerca de 74%, na Carolina do Sul – mais de 70%. Informações idênticas são divulgadas em outras regiões dos Estados Unidos.
Vitória de Obama em dia de eleições
O presidente dos EUA Barack Obama já teve tempo de obter uma vitória em dia de eleições: a sua equipe, constituida por seus amigos e colaboradores, venceu uma partida de basquetebol por 102:80.
Disputar um jogo de basquete no dia de eleições se tornou para Obama numa boa tradição.
Depois do fim do jogo, o presidente regressou para a sua sede de campanha em Chicago, Illinois. Aí ele vai esperar os resultados da votação.
Eleições presidenciais não influenciam política externa dos EUA
Em entrevista à Voz da Rússia, o professor Charles W. Kegley, da Universidade da Carolina do Sul, refere: “Independentemente de quem venha a ocupar a cadeira de presidente, as linhas gerais da política externa dos EUA não serão alteradas porque, historicamente, as eleições não exercem um papel decisivo na elaboração das prioridades da política externa. Apenas muda o estilo de liderança”.
“Se Obama for reeleito, as relações entre os EUA e a Rússia irão desenvolver-se e aprofundar-se. O fato de Romney ter chamado à Rússia "inimigo número um" mostra que ele não tem qualquer experiência na grande política. Espero que ele não faça voltar os nossos países aos tempos da Guerra Fria”, disse.
Obama está à frente de Romney no Twitter
A rede social Twitter publicou os dados referentes ao seu tráfego no tema das eleições presidenciais nos EUA.
Desde a abertura das seções eleitorais, foram enviados 7 milhões de teets, ou seja, em média 11.000 por minuto.
“Foram também enviados 1,4 milhões de teets com o hashtag (palavra-chave) #Ivoted, ou semelhantes, ou seja, 2000 por minuto". Nos estados indecisos, em média 40% dos teets falam de Obama, 24% de Romney.
EUA vão ter novo secretário de Estado
Em entrevista à rádio Voz da Rússia, o embaixador estadunidense em Moscou, Michael McFaul, disse que, se o presidente Obama for reeleito “a composição da Administração presidencial poderá ser alterada. Sem qualquer dúvida, haverá outro secretário de Estado”.
Se ganhar Mitt Romney, poderá haver surpresas, considera o embaixador. “Com todo o respeito pela campanha de Romney, considero que a sua linha política não irá ser muito diferente da retórica eleitoral. Mas eu conheço muitos dos seus conselheiros, são ótimos profissionais”.
Eleições americanas são mal organizadas
Mais de 3500 chamadas telefônicas dos eleitores foram registradas reclamando contra a má organização das eleições presidenciais norte-americanas.
A maioria das pessoas está insatisfeita com as grandes filas junto aos locais de votação, tendo ainda sido fixadas irregularidades sérias.
No estado da Pensilvânia, que vota tradicionalmente pelos democratas, representantes do Partido Republicano informaram que 75 observadores foram afastados das seções eleitorais.
No estado de Ohio, foi interposta uma ação judicial pelo fato de o software utilizado nos aparelhos de votação poder alegadamente permitir aos membros das comissões eleitorais manipular os resultados das eleições.
Urna eletrônica deu voto de Obama a Romney
Um eleitor na Pensilvânia (EUA) não conseguiu selecionar, na tela sensível ao toque de uma urna eletrônica, o seu candidato.
A máquina transferia um voto no democrata Barack Obama para o republicano Mitt Romney.
De acordo com a rede de TV NBC News, a máquina foi descartada.
Michael McFaul reconheceu que o sistema eleitoral nos EUA não é ideal
O embaixador estadunidense na Rússia, Michael McFaul, reconheceu que o sistema eleitoral nos EUA não é ideal e propôs reformar o instituto de Colégio de Eleitores. O diplomata falava em uma recepção na embaixada dos EUA em Moscou, realizada a propósito das eleições presidenciais.
“O herói desta noite não é Barack Obama nem Mitt Romney mas sim o próprio processo democrático”, disse o embaixador. O titular da representação diplomática lame ntou o fato de a campanha eleitoral desta vez ter sido “muito cara”. “Convém pensar em como a fazer de outra forma”, disse.
Obama felicitou Romney pela “campanha dinâmica”
Barack Obama fez uma curta visita à sede de campanha em Chicago, onde se encontrou com jornalistas e agradeceu aos americanos pelo seu apoio. O presidente felicitou ainda Mitt Romney pela “campanha dinâmica”.
“Quero expressar o meu agradecimento a Mitt Romney por uma luta eleitoral tão corajosa. Eu sei que os seus apoiantes hoje estão tão envolvidos no processo, tão cheios de entusiasmo e estão a trabalhar tão arduamente como os democratas”, disse Obama.
Demandas judiciais em torno das presidenciais nos EUA já começaram
Representantes do Partido Democrata intentaram duas demandas nos tribunais distritais dos Estados de Flórida e Ohio. O governador de Florida, Rick Scott, é acusado de ter se negado a prorrogar a votação antecipada.
Em Ohio, os democratas estão descontentes com a posição das autoridades locais quanto aos “votos convencionais”. O “voto convencional” permite tomar em consideração a vontade do eleitor, se este não puder mostrar o cartão de identidade ou se o seu nome foi riscado da lista, por alguma razão. Este voto transforma-se em “válido” se a pessoa durante 7-10 dias posteriores às eleições justificar (comprovar) a razão, pela qual seu voto foi contado como “convencional”.

Sem comentários: