sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A incógnita de Marte ou o silêncio de Grotzinger: Voz da Rússia

23.11.2012, 19:21, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Marte cientistas Curiosity Rádio Voz da Rússia
EPA

O rover explorador Curiosity obteve alguns dados chocantes, dignos de "inclusão nos manuais de história" - declarou o dirigente científico da missão, John Grotzinger. Ele não disse mais nada, alegando que o resultado tem que ser verificado várias vezes.

Mas deu a entender que o segredo será revelado na conferência da União Geofísica Americana, que se realizará de 2 a 7 de dezembro em São Francisco.
O Curiosity tem estado na planície de areia na cratera gigantesca de Gale. Há mais de uma semana começaram lá as primeiras análises químicas do solo. O punhado de areia recolhido pelo manipulador passou dois dias dentro do aparelho e foi estudado por dois instrumentos. O primeiro, o SAM, procurou moléculas orgânicas. O segundo aparelho, o CheMin, estabelececeu a composiçãop químico-mineralógica. Se o segredo que a equipe terrestre do Curiosity não revela por enquanto consiste em terem sido encontradas substâncias orgânicas em Marte - então isto é, naturalmente, uma descoberta importantíssima - diz a bióloga da Universidade Estatal de Moscou, Elena Vorobiova.
"Até agora ninguém encontrou lá substância orgânica. Mas eu não estou muito certa de que os aparelhos, que lá estão, poderão descobri-la com segurança. Alguns blocos - possivelmente, se eles encontraram ao mesmo tempo dois biomarcadores, isso ainda não é 100% de confirmação de sinais de processos biológicos, mas já é uma boa probabilidade".
Em Moscou, no Instituto de Pesquisas Espaciais, parece que os investigadores já sabem detalhes. No entanto Igor Mitrofanov, cujo grupo desenvolveu o detetor de neutrons DAN russo para o jipe-robô, também se recusou a informar algo de concreto.
"Eu não posso comentar as palavras do dirigente científico da missão. Penso que deve ser ele próprio a fazê-lo".
Igor Mitrofanov, no entanto, contou à Voz da Rússia que o Curiosity é fruto do trabalho de cientistas de diferentes países e que a equipe de especialistas acompanha cada uma delas o seu instrumento científico. Nos primeiros 90 dias depois da descida do jipe-robô, todas as equipes estavam nos EUA no centro de direção, inclusive a russa. Recentemente ela voltou - esclarece o cientista.
"Agora, 90 dias após o pouso em Marte, o comando dos vários aparelhos instalados no robô é feita nos institutos científicos de cada país. Nós manejamos nosso aparelho a partir de Moscou. Em virtude da grande diferença de fuso horário com os EUA, nossa equipe trabalha à noite. Analisamos os dados, fazemos propostas de trabalho e, no dia seguinte, enviamos os comandos".
No que se refere à descoberta secreta, segundo Igor Mitrofanov, ela será anunciada sem falta no início de dezembro, devendo ser realizada uma conferência de imprensa não apenas nos EUA, mas também em Moscou.

Sem comentários: