terça-feira, 23 de outubro de 2012

VOLTEMOS AO NORMAL?

 

by Americo Matavele on Friday, 2 December 2011 at 08:14 ·
Ao David Gabriel Nhassengo

O Facebook está a ser assaltado por uma ideia radical. Uma ideia que acho que se deixada florescer pode vir a se constituir um revés para a massa pensante, principalmente do que tem um Facebook. Mas, olhando para o princípio, esta ideia partiu com timidez, espreitou, e agora está se semeando e ganhando uma força demolidora que, pela sua velocidade passa (quase) despercebida, e vai se constituindo num dogma, numa fé, numa base para analisar as pessoas.

Citando o destinatário desta nota, passo a aqui essa ideia: " (...) É que para muitos hoje, ser da FRELIMO é ser ignorante, instrumento, objecto e gajo que não aceita mudanças. Quer dizer, somos automaticamente retirados da sociedade dos inteligentes. Penso que não deve ser assim: temos que saber cultivar a democracia neste país e a igualidade."

Assim, criou-se estes epítetos para catalogar e para silenciar os que se identificam com o Partido, fazendo com que haja purga e o Facebook fique somente com as pessoas “inteligentes”, “visionárias” e gajos sem compromissos e não lambe-botas.
Onde está a liberdade de escolha e o respeito por essa escolha? Acho que as pessoas não são desvirtuadas pelas suas escolhas, mas pelas suas acções. E mais, aqui não estou a discutir a filiação partidária, mas a ideia que o David citou num dos comentários ao seu post (vale aqui aquela máxima: sou responsável pelo que escrevo e não pelo que entendes).
E acho que essa ligação que se força, e que está se plantando, mata um debate inteligente e puxa totalmente ao radicalismo, ao desprezo, o que cria certezas que não o são, perdendo-se o foco do que se quer num debate sério e rumo a soluções possíveis. Já notei que se um eu se identifica como da Frel, logo vem tipos sem analisar, e começam a me chamar de “regime”, “lambe-botas” e sei lá que outros palavrões que só uma mente “criativa” pode pensar (arranjam aonde?).
Estive atento, e em relação aos assumidamente membros da Frel, nunca vi este tipo de atitudes, sem negar que exista; e se existe não é nas proporções dos “antis” (estou a devolver, hehehehehehe), pois qualquer post, seja ele de política, desporto, ou simplesmente uma foto à Watson Postmortem, há dessas pedras sem pontaria. Chiça! Há maneiras inteligentes de discordar, pessoal.
Repudio essa postura, tanto dum assim como doutro lado. Até perdoo aos incautos, aqueles que sabe bem dizer “deixa-os pai, não sabem o que fazem”. Mas há outras pessoas que nos deixam “gangá”, e “dúúú”, e também, “háwená”.
Voltemos ao normal?

Sem comentários: