quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Universidades lusas entre as 400 melhores do mundo

 

Universidades lusas entre as 400 melhores do mundo
Universidade do Minho é uma das 400 melhores do mundo segundo o suplemento Times Higher Education
As universidades do Minho (UMinho), do Porto (UPorto) e de Aveiro (UA) estão entre as 400 melhores instituições universitárias do mundo de acordo com o ranking da Times Higher Education, um dos mais conceituados a nível mundial, da responsabilidade do jornal britânico The Times.

Em 2012, o universo avaliado pela Times Higher Education passou a incluir mais universidades, o que contribui para valorizar ainda mais o percurso das três universidades portuguesas em destaque, baseando-se a lista em cinco critérios: qualidade de ensino, qualidade da investigação, visibilidade internacional, citações de trabalhos científicos e ligação à indústria.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a vice-reitora da Universidade do Minho, Graciete Dias considerou que "o resultado reflete a aposta da UMinho num ensino de qualidade e em investigação científica de excelência, bem como na afirmação da Universidade como parceiro inovador para projetos de valorização do conhecimento".
A responsável sublinhou ainda que "a UMInho vê confirmado neste prestigiado ranking o seu estatuto de universidade de topo", sendo este resultado visto "como um estímulo ao incremento da qualidade dos projetos em que a Universidade está envolvida".

A Universidade do Minho surge, institucionalmente, na Times Higher Education, como "fortemente comprometida e com a internacionalização" e como tendo "uma ampla oferta de cursos graduados, pós-graduados e especializados".
Com campus em Braga e Guimarães, a instituição universitária "possui uma matriz-modelo que promove e favorece as abordanges interdisciplinares", lê-se ainda no suplemento do The Times.

Universidades do Porto e de Aveiro também em destaque
Outra das universidades a figurar no ranking do The Times, atualizado esta quarta-feira, é a Universidade do Porto, descrita pelo suplemento Times Higher Education como "a criança da revolução de 1910".

O jornal britânico salienta o facto de a Universidade do Porto, que obteve as maiores pontuações nas áreas das citações de trabalhos científicos e na visibilidade internacional, albergar mais de 27.000 estudantes "espalhados" pelas suas 13 faculdades e destaca o Instituto de Ciências Biomédicas e a Faculdade de Economia.

Quanto à Universidade de Aveiro, que somou os melhores resultados nas mesmas áreas que a do Porto - citações e visibilidade internacional -, ocupa uma posição de relevo no panorama universitário português com os seus mais de 14.000 alunos, sendo uma das suas vantagens o conjunto de 25 programas diferentes de doutoramento.

Clique AQUI para aceder ao ranking completo (em inglês), onde poderá analisar as melhores universidades por região ou área.

Sem comentários: