quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Turquia voltou a deter avião

 


15.10.2012, 19:35
Imprimir enviar por E-mail Postar em blog
Turquia Armênia avião revista
EPA

As autoridades turcas passaram a sujeitar a um controle especial os aviões que voam rumo à Síria. As transportadoras aéreas da Armênia foram as primeiras a sentir estas medidas.


A Turquia admitiu no seu espaço aéreo uma aeronave armênia com carga humanitária, que seguia para Aleppo, só após Erevan ter autorizado revistar o avião.
O avião armênio, que seguia para a Síria, foi revistado no aeroporto da cidade turca de Erzurum antes de continuar o voo para Aleppo. Neste contexto, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) da Armênia declarou que a aterrissagem foi planejada, porque a Turquia autorizou sobrevoar seu território só depois de ser revistada a carga do avião.
Esta exigência parece discriminatória, mas Erevan não pôde rejeitá-la, considera Edgar Vardanian, perito do Centro de Pesquisas Estratégicas e Nacionais da Armênia:
“Muitos armênios vivem na Síria. O país tem uma grande comunidade armênia. Por isso a Armênia não pode ficar indiferente em relação ao destino destas pessoas. Nos últimos tempos, muitos armênios regressaram à Armênia e é concedida a eles diferente assistência. Naturalmente, a Armênia está interessada em que alguma ajuda chegue aos arménios que se encontram na Síria”.
A situação ligada à aterrissagem de um avião armênio em Erzurum não atrairia tanta atenção, se não fosse o incidente ocorrido na semana passada, quando caças turcos obrigaram a aterrissar uma aeronave de passageiros síria que partia da Rússia. Após a revista, foi anunciado que a bordo do avião se encontram armas contrabandeadas (o que, aliás, não foi confirmado posteriormente). Em resposta às ações de Ancara, a Síria fechou seu espaço aéreo para a aviação turca. Ainda antes, o Parlamento turco autorizou que os militares turcos efetuem operações transfronteiriças na Síria.
Entretanto, apesar disso, é pouco provável que haja uma guerra de envergadura entre a Turquia e Síria, afirma Serguei Demidenko, perito orientalista do Instituto de Avaliações e Análise Estratégicas:
“A Turquia não é preparada para tal guerra política, ideológica e economicamente. As tropas turcas são mais fortes que as sírias, mas, intervindo na Síria, a Turquia terá um conflito militar prolongado. Em resultado, provavelmente, serão eliminadas todas as realizações obtidas desde 2002 pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento no poder. O lema deste partido foi o bem-estar econômico e a elevação do nível de vida dos turcos, que em muitos aspetos foram alcançados”.
Como se esclareceu, a bordo do avião que seguia de Moscou a Damasco e intercetado pela Turquia não houve quaisquer armas. Nas palavras do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, a aeronave transportava equipamentos para radares que não podem ser considerados como uma carga puramente militar. Por outro lado, em relação à Síria não foram declaradas algumas sanções que proíbam vender ao país tais equipamentos.
Apesar do incidente, o chefe do MRE russo prometeu que as relações entre Moscou e Ancara não irão piorar.

Sem comentários: