quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Triplo atentado faz 48 mortos em Aleppo, granadas de morteiro causam cinco vítimas na Turquia

 


Aleppo / Reuters

Pelo menos 48 pessoas foram mortas, na maioria militares, e cem ficaram feridas hoje num atentado com um carro armadilhado em Aleppo, cidade no norte da Síria disputada desde o final de julho por forças governamentais e rebeldes.
O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que as forças que apoiam o regime, lançaram uma ofensiva importante nos arredores a oeste de Damasco.
Mais a norte, na província de Idleb, pelo menos 15 soldados foram mortos em ataques rebeldes coordenados contra barreiras militares, segundo o OSDH.
Do outro lado da fronteira com a Turquia, em Akçakale, granadas de morteiro disparadas a partir da Síria fizeram cinco mortos, incluindo uma mulher e uma criança de seis anos, e nove feridos, anunciaram as autoridades locais.
O chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu, convocou uma reunião de emergência no Ministério dos Negócios Estrangeiros após este incidente.
Em Aleppo, a maior parte dos mortos e dos feridos do triplo atentado "são membros das forças governamentais. As explosões visaram um clube de oficiais e barreiras militares", indicou o OSDH, citando fontes médicas.
Um responsável local registou um balanço provisório de "37 mortos e dezenas de feridos", muitos em estado grave.
Dois carros armadilhados explodiram, com um minuto de intervalo, em duas ruas próximas do clube de oficiais no centro da cidade. Uma terceira viatura explodiu 150 metros mais longe, à entrada da cidade velha, disse fonte militar citada pela France Presse.
O canal de televisão estatal, Al-Ikhbariya, falou em "atentados terroristas" e divulgou imagens da destruição no local, com dois edifícios totalmente destruídos e corpos sob os escombros.
Os atentados ainda não foram reivindicados.
Hoje, já morreram pelo menos 90 pessoas devido à violência na Síria, 22 das quais civis, segundo uma contagem provisória do OSDH, que assinalou a morte de 174 pessoas na terça-feira.
Lusa

Sem comentários: