domingo, 7 de outubro de 2012

Trabalhos, textos sobre a Guerra do Ultramar ou livros




 
Elementos cedidos por um colaborador do portal UTW










Fernando Amado Couto
Fernando Amado Couto, cidadão moçambicano, cresceu no meio da efervescência intelectual que caracterizou o jornalismo moçambicano na década de setenta. Tendo vivido durante a infância e adolescência na cidade da Beira, mudou-se para Maputo, iniciou a sua actividade profissional como jornalista em 1974, no jornal Notícias, experiência que lhe permitiu acompanhar de modo crítico momentos cruciais da História recente de Portugal e de Moçambique. Observador atento e activo dos acontecimentos que marcaram as convulsões finais da época colonial e conduziram ao momento mais alto da História de Moçambique — a independência nacional —, Fernando Couto conviveu de perto com muitos dos protagonistas desse período histórico e acumulou, ao longo dos anos, um considerável acervo de informação. Residente em Maputo, onde exerce actividade empresarial, Fernando Couto estudou Direito, em Lisboa, e, posteriormente, fez uma pós-graduação em Administração e Gestão na Cidade do Cabo.
O livro:
Moçambique 1974 - O Fim do Império e o Nascimento da Nação
título: “Moçambique 1974 - O Fim do Império e o Nascimento da Nação”
autor: Fernando Amado Couto

editor: Caminho (edição moçambicana: Ndjira, 473 págs; Maputo, 23Jun2011)
1ªed. Lisboa, 22Mai2011
384 págs
ISBN: 972-21-2401-0
Sinopse:
O ano de 1974 foi decisivo na História de Moçambique. Iniciou-se em Setembro desse ano, e de forma acordada, uma nova era que conduziu à independência do país, em Junho de 1975. Fernando Amado Couto viveu intensamente este período enquanto jornalista e activista político. Mas Moçambique 1974 não é um livro de memórias. É antes um relato baseado numa vasta consulta de arquivos e uma ampla recolha de testemunhos, que visa dar uma imagem viva e objectiva da prodigiosa sucessão de acontecimentos da História comum de Moçambique e Portugal nos anos 60-70 do século XX.
© UTW online desde 30Mar2006
Portal do UTW: Criado e mantido por um grupo de Antigos Combatentes da Guerra do Ultramar

Site Meter StatCounter - Free Web Tracker and Counter

1 comentário:

Anónimo disse...

But since the opеning of Ascent, The егotic maѕsage аt ARIA had ѕome nice suгpгises
іn stοre foг you ωhеn you tеll heг that, she'll freak". What else is there? N es autom tica, o que poder? Finding a good spa is very important.

my blog post here you go to book erotic massage