terça-feira, 23 de outubro de 2012

Romney vence Obama na Carolina do Norte

 
Carmen Russell-Sluchansky
22.10.2012, 19:10
Imprimir enviar por E-mail Postar em blog
Mitt Romney Barack Obama EUA eleições vantagem
© Colagem: Voz da Rússia

De acordo com uma nova pesquisa exclusiva encomendada pela Voz da Rússia, Mitt Romney lidera na Carolina do Norte, um dos 10 estados ainda indecisos e pelos quais Obama e Romney continuam a lutar: Romney obtém 49% e Obama – 44% dos votos, sendo a margem de erro pouco mais de 3%.

Os candidatos ao mandato presidencial detêm aproximadamente a mesma popularidade junto do eleitorado jovem, mas Obama é mais popular junto das mulheres e das minorias étnicas.
A pedido da Voz da Rússia, a Illumination Multimedia realizou uma pesquisa junto de 1205 eleitores da Carolina do Norte nos dias 18 e 19 de outubro. A pesquisa demonstrou que Romney tem um pouco mais de popularidade junto dos jovens o que difere em boa medida da situação em 2008, quando a juventude desempenhou um papel importante na vitória de Obama. Cerca de 46% dos entrevistados com idades entre os 18 e os 29 anos pensam em votar em Romney. Obama tem menos três pontos (43). Além disso, 11% dos eleitores ainda não se decidiram por Obama ou Romney ou pensam votar num terceiro partido, como por exemplo o Partido Libertário dos EUA ou o Partido Verde. O atual presidente é mais popular entre os habitantes da Carolina do Norte na faixa etária entre os 30 e os 49 anos e menos popular entre os habitantes com mais de 65 anos que apoiam Romney em mais 20% do que Obama.
Na Carolina do Norte também se verifica uma maior discrepancia racial: 61% dos eleitores brancos desse estado planejam votar em Romney e 81% dos afro-americanos preferem Obama. os outros grupos étnicos ficaram divididos de forma quase igual.
Também existe uma diferença entre o eleitorado masculino e feminino: 54% dos homens apoiam Romney (39% escolhem Obama) e 49% das mulheres preferem Obama (45% favorecem Romney).
Do ponto de vista dos partidos, não se verifica um especial entusiasmo por Obama por parte do seu partido: só 79% dos democratas prevêem votar pelo atual presidente, enquanto que 89% dos republicanos irão votar em Romney. Mais de 5% dos democratas ainda nem decidiram em quem vão votar (entre os republicanos há apenas 3% de indecisos). Entre os votantes independentes ou os apoiantes de terceiros partidos, Romney é o mais popular, ele recolhe mais 20% do que Obama (53 e 33% respetivamente).

Sem comentários: