segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Renamo promete para 30 de Outubro manifestação nacional

Decisão da Comissão Política reunida em Quelimane
 
Maputo (Canalmoz) - A V sessão da Comissão Política da Renamo, realizada semana passada na cidade de Quelimane, província da Zambézia, emitiu uma declaração no final do encontro no qual fala de uma “nova ordem política” caracterizada por manifestações pacíficas à escala nacional.
O documento refere que a decisão tem em vista pressionar a Frelimo e o governo que dirige a aceitarem as exigências da Renamo contra a exclusão social, falta de transparência governativa e outros atropelos.
A Comissão Política nacional da Renamo deliberou para até dia 30 de Outubro corrente o arranque das manifestações pacíficas à escala nacional para persuadir a Frelimo e seu governo a aceitarem uma nova ordem política nacional.
Reunida na sua V sessão ordinária, na cidade de Quelimane, Zambézia, a “perdiz” considerou preocupante a persistência da exclusão social baseada na filiação partidária, arrogância da Frelimo de recusar o diálogo, a falta de vontade para incluir os aspectos de transparência apresentados pela Renamo na revisão do pacote eleitoral, partidarização das instituições do Estado e privadas, e uso dos recursos naturais para o benefício do partido no poder.
Esta formação política constatou ainda haver no país muitos pontos que minam a democracia, insistindo por isso que “algo deve ser feito, para chamar a Frelimo à razão.
A Renamo concluiu que no país deve haver democracia, eleições livres, justas e transparentes, o fim da exclusão social e espoliação do povo moçambicano, a despartidarização das instituições públicas e privadas, definição clara da política de defesa e segurança, força de intervenção rápida e serviços de informação do Estado.
A comissão política nacional tinha como objectivo analisar a situação política, social e económica do país, volvidos vinte anos do Acordo Geral de Paz, assinado em Roma, a 4 de Outubro de 1992.
O encontro reuniu membros da Comissão Política do partido, alargado a outros quadros, designadamente delegados regionais, provinciais, chefes dos departamentos, entre outros. Recomendou a mobilização de toda a população à escala nacional para aderir à nova ordem política que aquela formação partidária pretende levar a cabo. (Bernardo Álvaro)

Sem comentários: