quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Recursos naturais para apoiar o desenvolvimento

Canal de Opinião
Por: Heidi Hautala, Ministra Finlandesa para o Desenvolvimento Internacional
 
Maputo (Canalmoz) - Moçambique está a transformar-se rapidamente. Os vastos recursos minerais e hidrocarbonetos que foram descobertos no norte do país, vão definir o curso do desenvolvimento nos próximos anos.
Além disso, a abundância de terras, florestas e rios fazem parte da riqueza natural do país. Esses recursos representam uma grande oportunidade para Moçambique, mas a experiência de outros países africanos ricos em recursos mostra que a riqueza não vem sem riscos. Moçambique enfrenta o desafio de gerir a sua riqueza de uma forma que a transforma em uma bênção, em vez de uma maldição.
Boa governação e transparência são necessárias para a gestão equitativa dos recursos naturais. No entanto, o sigilo em torno de megaprojetos, a falta de capacidade institucional e até mesmo a corrupção restringe as pessoas de receber a sua parte do lucro e constituem uma ameaça aos direitos sociais e políticos.
Cada país, è claro, toma as suas próprias decisões sobre a governação dos recursos. Temos, no entanto, experiências que são merecedoras de compartilhar com os nossos parceiros moçambicanos. A mais importante delas diz respeito à transparência e partilha de informação que são inerentes a uma sociedade democrática e inclusiva. Os Finlandeses têm o direito constitucional de acesso à informação desde o ano 1766. Ainda assim, é necessário ter a certeza de que ele é implementado pelas instituições, e que os cidadãos estão conscientes do seu direito de saber.
As pessoas de todos os países devem ter o direito de saber onde e como os seus fundos públicos são gerados e gastos. Os princípios de transparência e prestação de contas deve ser aplicada em todas as decisões na sociedade, nos locais de trabalho e nos mercados, incluindo nas empresas privadas que operam na área de recursos naturais. Políticas transparentes e eficazes pavimentam o caminho para uma sociedade em que a gestão dos recursos naturais é sustentável, o uso eficiente de recursos e democrático e as receitas beneficiam o país de origem e estão dispersos pela população.
Todos os intervenientes precisam de prestar contas.
Estes princípios de boa governação são promovidos em diversas iniciativas internacionais. Por exemplo, a Aplicação da Legislação Florestal da UE, o Programa de Governação e Comércio (FLEGT) visa impedir o abate ilegal de madeira, e a Iniciativa de Transparência das Indústrias Extractivas (EITI) obriga as empresas a publicarem o que pagam e os governos a publicar o que recebem no domínio das indústrias extractivas.
Estes mecanismos são voluntários, mas eles podem ser um bom começo para a responsabilização pela inspiradora legislação que faz as empresas responsáveis perante a sociedade para os impactos económicos, sociais e ambientais de suas operações em toda a cadeia de suprimentos.
É um passo promissor que o Ministério de Recursos Naturais de Moçambique tenha publicado recentemente um relatório sobre a responsabilidade social nas indústrias extractivas. A Finlândia promove a responsabilidade social corporativa em conjunto com as empresas e procurará trazer procedimentos concretos que beneficiem os intervenientes mais progressistas.
Sociedade civil como um parceiro
No que diz respeito a governação dos recursos naturais, a sociedade civil é um interveniente importante e parceiro estratégico. A sociedade civil exige responsabilidade do governo, das autoridades públicas e das empresas e, com isso fortalece a democracia e desenvolvimento pertença do povo.
De acordo com pesquisas recentes, a fuga de capitais ilícitos e lícitos causam Moçambique a perder uma quantia que equivale a 7-9 por cento do PIB. Os investidores recebem incentivos fiscais que cortam receitas do Estado dos megaprojetos. A Finlândia está disposta a prestar assistência na melhoria dos sistemas fiscais para que a cobrança de receitas bem como a sua distribuição equitativa para o desenvolvimento, pode ser assegurada. No entanto, esta deve ser combinada com uma acção global para erradicar a evasão fiscal e conter a fuga de capitais ilícitos, incluindo a prevenção da transferência da má fixação de preços.
Como mencionei, esta nova caça ao tesouro pode trazer novos recursos para o desenvolvimento e para a implementação do Plano Nacional de Acção de Redução da Pobreza em Moçambique. Mobilização de recursos domésticos e melhor apropriação democrática precisa de ser acompanhada de boas políticas e uma maior responsabilização por parte dos governos e mercados. (Heidi Hautala, Ministra Finlandesa para o Desenvolvimento Internacional)

Sem comentários: