quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pela boca morre o peixe

Pela boca morre o peixe

O comunicado do 'governo' feito ontem em Bissau alega que Carlos Gomes Jr, "atravês do seu blog oficioso - cobardemente não diz qual blog... - incita à violência". Pois bem, sr. porta-disparates, tome lá disto:

Que se saiba, é o seu 'governo' quem, através de um ex-ladrão dos Estaleiros Navais, que depois fugiu para o Senegal e foi até imortalizado numa canção dos 'Kapa Negra' (ah, Vicky, ah ah ah Vicky, Vicky oh Vicky...), escreve quinzenalmente um editorial (diz-se 'jornalista' mas em Lisboa vendia publicidade para uma revista, um comercial, portanto...) num sítio na internet. O porta-disparate saberá o que significa um "editorial"? Então, eu dou uma ajudinha:

Segundo a Wikipédia,

Os editoriais são textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas. Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipografia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo. Editoriais maiores e mais analíticos são chamados de artigos de fundo.
Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos — isto é, nunca são assinados por ninguém em particular. A opinião de um veículo, entretanto, não é expressada exclusivamente nos editoriais, mas também na forma como organiza os assuntos publicados, pela qualidade e quantidade que atribui a cada um (no processo de Edição jornalística). Em casos em que as próprias matérias do jornal são imbuídas de uma carga opinativa forte, mas não chegam a ser separados como editoriais, diz-se que é Jornalismo de Opinião.


E mais não digo. Melhor, digo: amanhã é dia dos defuntos (na Guiné-Bissau, será no dia 2) e os guineenses vão certamente lembrar-se dos seus dez compatriotas assassinados, alguns à catanada, em menos de uma semana... AAS

Sem comentários: