sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Olá, Joaquim

"Mas, em vez de aproveitar essa posição dialogante do MDM, a arrogante Frelimo tem feito tudo para também o esmagar"

MARCO DO CORREIO por Machado da Graça

Olá, Joaquim

Como estás tu, meu amigo? Do meu lado tudo bem, obrigado.
Mas, tal como todos os moçambicanos conscientes, muito preocupado.
O que se está a desenvolver na Gorongosa é um enorme risco para a paz no nosso país. Um enormíssimo risco.
Durante anos e anos a Frelimo e o seu Governo basearam-se nas declarações de paz de Dhlakama para fazerem todo o tipo de tropelias contra a oposição sem receio de que isso fosse um caminho de regresso à guerra. Só que, neste momento, a minha dúvida é sobre se ainda é Afonso Dhlakama que dirige a Renamo ou são já os seus generais. Porque, embora Dhlakama seja um mau político, é um político.
Os generais não são. São homens habituados a resolver os problemas pelas armas.
E é sintomático que outras forças se estejam a juntar à Renamo, como é o caso dos desmobilizados de guerra.
No Canal de Moçambique desta semana o general Ossufo Momade, da Renamo, afirma que as suas forças estão preparadas para repelir qualquer ataque do Governo à Gorongosa. Mas não diz o que vai acontecer se não houver ataque nenhum. Nem nenhum esforço de aproximação política por parte do Governo. Se esta situação de impasse se prolongar durante um período longo.
Quanto tempo irá a Renamo aguentar, em pé de guerra, sem haver guerra nenhuma? Não sentirão os generais radicais daquele partido, num caso desses, a necessidade de serem eles a iniciar os confrontos?
Creio que estão a ser dados passos extremamente perigosos, sem uma consciência clara das possíveis consequências desses passos.
Com a criação do MDM a ala política da Renamo praticamente saiu em bloco. E têm vindo a mostrar uma face mais aberta e dialogante do que a dos radicais que ficaram, nas suas posições de confronto.
Mas, em vez de aproveitar essa posição dialogante do MDM, a arrogante Frelimo tem feito tudo para também o esmagar. E o resultado é empurrar gente sensata para os braços dos generais em revolta na Gorongosa.
Costuma-se dizer que o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente. E creio que é o que estamos a assistir no partido Frelimo.
E é o que nos pode conduzir, muito rapidamente, para uma nova guerra.
Será que ninguém consegue colocar um travão a isto antes que seja tarde demais?
Um abraço para ti do
Machado da Graça
CORREIO DA MANHÃ – 26.10.2012

Sem comentários: