quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Obama acusa Romney de ter mentido no debate da quinta-feira

 

 
Barack Obama
 
EPA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acusou nesta quinta-feira o adversário republicano Mitt Romney de ter mentido no debate ocorrido na véspera. "Se você quer ser presidente, deve a verdade aos americanos."


"Quando eu subi no palco, encontrei este indivíduo em forma, que parecia ser Mitt Romney. Mas esse não podia ser Mitt Romney!", afirmou Obama diante de 12 mil pessoas. "O verdadeiro Mitt Romney viajou pelo país prometendo US$ 5 trilhões em incentivos fiscais que beneficiam os mais ricos", disse Obama.
Conforme análise do jornal The New York Times, Romney realmente ainda não explicou como pretende cortar impostos sem aumentar o deficit fiscal. Sua proposta é de reduzir algumas deduções e brechas. Nesta semana, em entrevista a uma TV do Colorado, ele disse que uma das suas ideias seria limitar a US$ 17 mil as deduções por residência.
O comício aconteceu em Denver, a mesma cidade do debate. Sua energia durante o discurso, que durou 21 minutos, contrastou com a atitude apática do debate.
Logo após o debate, dois terços dos eleitores entrevistados pela CNN apontaram Romney como o vencedor, contra um terço para Barack Obama. Nunca um candidato havia ultrapassado 60% na história da pesquisa.
O presidente, apesar de algumas boas fórmulas marcadas com sorrisos, se envolveu frequentemente em longas respostas sinuosas e, com o rosto às vezes tenso, bateu num Mitt Romney que provou que pode discutir em igualdade de condições com o chefe de Estado sem parecer arrogante.
O republicano voou nesta quinta-feira para a Virginia, um Estado-chave conquistado por Obama em 2008, mas que ainda está em disputa neste ano, conforme as pesquisas de intenção de voto. Lá ele se encontrará com o companheiro de chapa, Paul Ryan, para uma reunião pública.
Obama viaja ainda nesta quinta para Wisconsin (norte), onde uma marcha no campus de Madison deve lembrá-lo de que ele lidera as pesquisas neste Estado.
Segundo a média de pesquisas feita pelo site Real Clear Politics, a menos de cinco semanas para as eleições, Obama continua com três pontos de vantagem sobre Romney.
Dois outros debates presidenciais estão agendados para 16 e 22 de outubro. O vice-presidente Joe Biden encontrará Paul Ryan em 11 de outubro.
-- Folha Online

Sem comentários: