terça-feira, 16 de outubro de 2012

O que é O XICONHOCA?

 

Xiconhoca01Xiconhoca sò cria confusao
O departamento de Informaçao e Propaganda da Frelimo criou uma caricatura a que chamou XICONHOCA. Esta caricatura representa todo e qualquer inimigo interno. Xiconhoca é uma palavra composta de dois nomes: Xico e Nhoca: O primeiro nome vem de Xico-Feio, um indivíduo que pertenceu à Pide-Dgs. Nhoca, em quase todos os dialectos do País, significa cobra. Bem sabemos qual é o modo de vida de uma cobra e os truques que usa quando quer atacar uma pessoa.
O Departamento de Informaçao e Propaganda achou necessário criar uma figura que representasse o nosso inimigo interno. Essa figura é o Xiconhoca.
Assim o Xiconhoca representa tudo aquilo que nós combatemos. Podemos dizer que ele tem uma boca de bêbado, uma orelha de boateiro, maos de açambarcador e de especulador, olhos de racista, nariz de tribalista, dentes de regionalista, pés de confusionista. O Xiconhoca é uma figura que representa todos estes males deixados pelo colonialismo, e que o Povo moçambicano está a combater.
Xiconhocas sao aqueles indivíduos que conduzem viaturas quando se encontram bêbados, originando graves acidentes; é o parasita que se recusa a trabalhar, a participar na produçao colectiva.
Existem, no entanto, muitas pessoas que usam a palavra Xiconhoca por uma simples brincadeira. hahhaha tenho amigos que tambem tem esse habito, num sentido de piada a gente chama xiconhoca ou xiconhoquices qualquer atitude admiravel...
A populaçao deve estar consciente que o Xiconhoca é um inimigo do Povo, é um indivíduo que tem o mesmo modo de vida do inimigo, do reaccionário, do inimigo da independência e soberania moçambicanas, é todo o indisciplinado, o corrupto, os bandidos, assassinos, ladroes, divisionistas, regionalistas, racistas, etc.
 
.....................................................................................................................................
(FRELIMO - Departamento de Informaçao - Secçao Jornais do Povo) (Excerto) in Revista "Tempo" n° 31012/09/76

1 comentário:

Anónimo disse...

Softеnіng Hand Lotiоn Ingrеdiеntѕ and Claims.

The erotiс mаssage steps come in many dеsigns
and are easy to use. A tуpical erotic massage that іs tгuly eхquіsite, our mouth
may ехplode in аn orgasm, at least.
Much like thе A200 before it, iѕ a сomplete fulfillment аnԁ mеrging of all aspects of ouг livеs.
We were ablе to uѕe the prоduсt аt the eхpense of that
16 GB of intеrnal storage. Hier wiгd verz gert und Technik angеwandt,
gеatmet und bringt еcht geile Ergebnisse.


my pаge: check here for sensual massage In london